Ensino de Ciências da Natureza e recursos didático-pedagógicos no contexto da educação inclusiva: um estudo bibliográfico

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X69720

Parole chiave:

Educação Especial, Ciências Naturais, Escola inclusiva

Abstract

Considerando o aumento de matrículas de estudantes com deficiência na educação básica brasileira, com vista à garantia do acesso, aproveitamento e progressão escolar, faz-se imprescindível pesquisas que se atenham a aspectos que integram os processos de ensino e aprendizagem em diferentes níveis e áreas de conhecimento. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo caracterizar a produção científica na área do ensino de Ciências da Natureza sobre os recursos didático-pedagógicos no contexto da educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que se realizou um levantamento de trabalhos pré-existentes nas plataformas digitais SciELO, Portal de Periódicos da CAPES, Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico, para posterior análise crítica-interpretativa. Nas análises, focaliza-se dentre as áreas das Ciências da Natureza a qual apresenta maior número de produções voltadas para recursos didáticos e quais são as especificidades educacionais frequentemente abrangidas por ela. Ao total, obteve-se 111 trabalhos acadêmicos, sendo 71,7% dos recursos desenvolvidos voltadas aos alunos com deficiência visual; em maior parte modelos-táteis visuais destinados ao ensino médio e das áreas das Ciências Biológicas e Química. Um dado expressivo refere-se a reduzida quantidade de ocorrências de publicações sobre recursos didáticos que envolvam os estudantes com deficiência intelectual e com transtorno do espectro autista. Considera-se que o avanço das políticas públicas contribuiu para o aumento de pesquisas na área, porém ainda são escassos estudos que focalizem as diversas especificidades educacionais de forma a ampliar a relação do estudante com deficiência com o conhecimento escolar.

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Biografie autore

Giulia Vecchia Mello de Castro Leite, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP

Licenciada pela Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP, Brasil.

Debora Dainez, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP

Professora pós-doutora da Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP, Brasil.

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Pubblicato

2022-11-22

Come citare

Leite, G. V. M. de C., & Dainez, D. (2022). Ensino de Ciências da Natureza e recursos didático-pedagógicos no contexto da educação inclusiva: um estudo bibliográfico. Revista Educação Especial, 35, e47/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X69720