Um contexto em transformação político- pedagógico: a articulação entre uma escola regular e um centro de atendimento educacional especializado
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X4595Parole chiave:
Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Pessoas com deficiência.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4595
Partindo do pressuposto que as instituições regulares e centros de AEE-atendimento educacional especializado atuam na oferta obrigatória de serviços e recursos voltados para os alunos com deficiência, ambas devem estabelecer uma juntura capaz de favorecer o processo de escolarização desses alunos (MEC, 2008, 2009, 2010). Sendo assim, este artigo tem por objetivo relatar uma investigação sobre a articulação entre uma escola regular de ensino com matrícula de alunos com deficiência na educação básica e uma instituição conveniada para a oferta do serviço do AEE, compreendendo o papel de cada profissional na escolarização do aluno com deficiência na cidade de São Carlos (SP). A metodologia é a de estudo de caso com utilização de questionário semi estruturado (GIL, 1999). A partir das conclusões prévias observadas, compreende-se que as propostas de ambas as instituições são coesas à gestão organizacional adotada por cada uma. No entanto, no que tange a execução de projetos que requeiram comunicação extra institucional, vemos que estes não têm sido executados de forma efetiva às especificidades do aluno, de maneira que potencialize suas capacidades.
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