Um contexto em transformação político- pedagógico: a articulação entre uma escola regular e um centro de atendimento educacional especializado

Autores/as

  • Bárbara Martins de Lima Delpretto
  • Bianca Campos Carlos dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X4595

Palabras clave:

Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Pessoas com deficiência.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4595

Partindo do pressuposto que as instituições regulares e centros de AEE-atendimento educacional especializado atuam na oferta obrigatória de serviços e recursos voltados para os alunos com deficiência, ambas devem estabelecer uma juntura capaz de favorecer o processo de escolarização desses alunos (MEC, 2008, 2009, 2010). Sendo assim, este artigo tem por objetivo relatar uma investigação sobre a articulação entre uma escola regular de ensino com matrícula de alunos com deficiência na educação básica e uma instituição conveniada para a oferta do serviço do AEE, compreendendo o papel de cada profissional na escolarização do aluno com deficiência na cidade de São Carlos (SP). A metodologia é a de estudo de caso com utilização de questionário semi estruturado (GIL, 1999). A partir das conclusões prévias observadas, compreende-se que as propostas de ambas as instituições são coesas à gestão organizacional adotada por cada uma. No entanto, no que tange a execução de projetos que requeiram comunicação extra institucional, vemos que estes não têm sido executados de forma efetiva às especificidades do aluno, de maneira que potencialize suas capacidades.

 

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Biografía del autor/a

Bárbara Martins de Lima Delpretto

Educadora Especial e Mestre em Educação. Professora no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI-SC). É participante do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social - GPESP/UFSM. E-mail: delpretto@gmail.com.

Bianca Campos Carlos dos Santos

Graduanda do Curso de Licenciatura em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-SP). Atualmente trabalha na melhoria e na comercialização de software de ensino de banho desenvolvido para pessoas com deficiência intelectual. E-mail: bianca.educadora@gmail.com.

Publicado

2013-11-06

Cómo citar

Delpretto, B. M. de L., & Santos, B. C. C. dos. (2013). Um contexto em transformação político- pedagógico: a articulação entre uma escola regular e um centro de atendimento educacional especializado. Revista De Educación Especial, 26(47), 727–742. https://doi.org/10.5902/1984686X4595

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

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