Avaliação da linguagem em crianças com deficiência intelectual no contexto de escolarização formal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X39733

Palavras-chave:

Inclusão escolar, aquisição da linguagem, deficiência Intelectual.

Resumo

As crianças com deficiência intelectual, que por muito tempo foram estigmatizadas em relação à aprendizagem, apresentam prejuízo no desenvolvimento da capacidade expressiva, principalmente na expressão oral. Por isso, fazem uso por mais tempo da linguagem gestual. Esta pesquisa buscou analisar as habilidades comunicativas das crianças com deficiência intelectual na etapa da Educação Infantil. Para tanto, tomou-se como base teórica o sociointeracionismo, concebendo a linguagem como um construto social resultado de trocas interativas. Como sujeitos, a pesquisa contou com a participação de duas crianças com deficiência intelectual com impedimentos comunicativos, estudantes de escolas públicas da cidade de Igarassu-PE. Como instrumentos de coleta de dados realizou-se entrevistas com profissionais da escola e pais; também observações da sala de aula; e uma sessão de intervenção com o uso de recursos de Comunicação Alternativa. Foi possível perceber que a comunicação com as crianças muitas vezes é realizada através de gestos, bem como da importância de se conhecer a dinâmica de vida de cada criança, para que se trace um plano de comunicação. Com os resultados do presente estudo pode-se pensar em diretrizes para uma comunicação mais efetiva dos estudantes com deficiência intelectual no contexto da educação infantil.

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Biografia do Autor

Adelyn Barbosa de Aquino, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco.

Mestra pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Tícia Cassiany Ferro Cavalcante, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco.

Professora doutora na Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2020-04-10

Como Citar

Aquino, A. B. de, & Cavalcante, T. C. F. (2020). Avaliação da linguagem em crianças com deficiência intelectual no contexto de escolarização formal. Revista Educação Especial, 33, e11/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X39733

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua