Surdos e ouvintes: por uma educação intercultural, democrática e plural
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X38705Parole chiave:
Surdez, Cultura, Diversidade.Abstract
O cenário educacional brasileiro configura-se, na contemporaneidade, como espaço heterogêneo, multilíngue e multicultural. Nestes termos, a educação das pessoas surdas apresenta-se como provocação para pesquisadores, surdos e suas famílias, uma vez que, mesmo com avanços nas áreas do ensino e da aprendizagem, o universo do surdo não é contemplado, por diversos motivos, na sua integralidade. Deste modo, o trabalho de pesquisa aqui proposto definiu, como objetivo, analisar e refletir acerca da Educação que vem sendo disponibilizada às pessoas surdas, como forma de propiciar um debate sobre as metodologias e os artefatos culturais que estão sendo utilizados para que as pessoas surdas tenham, no contexto brasileiro, garantido seu direito a uma Educação democrática e plural. A metodologia empregada para esta pesquisa foi de cunho qualitativo, bibliográfica e busca, por meio da análise, compreender se os artefatos culturais cumprem com seu papel, isto é, garantem uma Educação plural e democrática. Por artefatos culturais compreendem-se expressões políticas, linguísticas, artísticas e literárias da comunidade surda. Nesta perspectiva, a hipótese aqui sustentada é de que somente por meio de uma Educação intercultural, conectada com os artefatos da cultura surda, será possível assegurar uma Educação democrática e plural.Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22/12/2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
¬¬¬________. Lei nº 10.436, de 24/04/2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. São Paulo: Vozes, 2014.
_________. O Poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
CANDAU, Vera. Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio. Flávio; CANDAU, Vera. Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2013.
CANDAU, Vera. Maria. Conversas com...sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural. Campinas: Educação e Sociedade. vol. 27, nº 95, p. 471-493. 20068 (online)
DORZIAT, Ana; O outro da educação: pensando a surdez com base nos temas Identidade/Diferença, Currículo e Inclusão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
FIGUEIRA, Alexandre. Dos Santos. Material de apoio para o aprendizado de Libras. São Paulo: Phorte, 2011.
KARNOPP, Lodenir. Becker. – Literatura Surda. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.7, n.2, p.98-109, jun. 2008.
_________. O ensino da Língua Portuguesa para surdos numa perspectiva bilíngue. In. Fórum de Pesquisa Científica e tecnológica. Canoas: 2001
LOPES, Maura. Corcini. Relações de poderes no espaço multicultural da escola de surdos In: SKLIAR, Carlos. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005.
LULKIN, Sérgio. Andrés. O discurso moderno na educação dos surdos: práticas de controle do corpo e a expressão cultural amordaçada. In: SKLIAR, Carlos. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005.
MAINIEIRI, Cláudia Maria Padilha. Desenvolvimento e aprendizagem de alunos surdos: cognitivo, afetivo e social. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2011.
MIRANDA, Wilson. Comunidades Surdas: olhares sobre os contatos culturais. Dissertações em Educação, 2001 (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
MOURA, Margarida Seabra de. Revisando conceitos: o necessário exercício da construção da identidade a partir da diferença. In. MANTOAN, Maria Teresa Eglér (Org.). O desafio das diferenças nas Escolas. Petrópolis- RJ: Vozes, 2011.
OLIVEIRA, Liliane Assumpção. Fundamentos Históricos, Biológicos e Legais da Surdez. Curitiba: IESD Brasil S.A., 2011.
PERLIN, Gladis. Identidades surdas. In: SKLIAR, Carlos. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005.
PERLIN, Gladis. e STOEBEL, Karin. Fundamentos da Educação de Surdos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008
REALE, Giovane. História da Filosofia. São Paulo: Paulus, 2006.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2015.
¬¬¬¬¬
________, História da Educação de Surdos. Florianópolis: UFSC, 2009.
________, Surdos: vestígios culturais não registrados na história. Florianópolis: UFSC, 2008.
WEBER, Max. Ciência e Política. Duas vocações. São Paulo: Cultrix, 1967.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).