Revisão sistemática sobre avaliação para identificação inicial de alunos com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X31890Parole chiave:
Educação Especial, Deficiência intelectual, IdentificaçãoAbstract
Tendo em vista que um dos serviços para atendimento dos alunos público alvo da educação especial, entre eles os alunos com deficiência intelectual (DI), são os Atendimentos Educacionais Especializados, realizados nas Salas de Recursos no contra turno das aulas regulares e que grande parte desses alunos é identificada num primeiro momento pelos professores (da sala comum ou da sala de recursos) surgiram algumas questões, as quais, para serem respondidas, a presente pesquisa teve por objetivo investigar as formas de identificação de alunos com DI, por meio de revisão sistemática de publicações científicas encontradas em bases de dados online no período de 2010 a 2017. A referida revisão foi realizada das publicações pertinentes, selecionadas de acordo com resultados provenientes de 10 combinações entre sete termos de pesquisa. A busca se deu nas bases de dados Lilacs e Portal de Periódicos da Capes. Após sistematização e análise do conteúdo das publicações e extração de informações referentes à forma de identificação deste público, realizou-se a categorização dos textos de acordo com as temáticas dos estudos encontrados. Constatou-se que as pesquisas não apresentam formas de avaliação objetivas, relatando-as superficialmente, mencionando em sua maioria critérios como os estabelecidos pela Associação Americana sobre Deficiência Intelectual e Desenvolvimento, questão que não ocorre apenas no Brasil, mas também em outros países da América Latina, segundo apontam os estudos realizados. Tendo em vista a escassez de resultados, ressalta-se a importância da realização de pesquisas que enfoquem a sistematização, padronização e divulgação das formas de avaliação das pessoas com DI.Downloads
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