Espaços específicos e pedagógicos para a educação de alunos surdos: recorrências nos discursos da ANPEd no período de 1990 a 2010
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X18819Parole chiave:
educação – alunos surdos – escolaAbstract
Os diferentes espaços da escola em que os surdos são localizados sofrem (re)configurações de nomeações, de vieses de práticas pedagógicas que, apesar de delinearem deslocamentos de ênfases, continuam a localizar um espaço especial (ou específico) para trabalhar e discutir a surdez e os sujeitos surdos. O presente trabalho analisa como os discursos que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010 caracterizam os espaços escolares específicos e pedagógicos em que os alunos surdos estão inscritos. Invisto, então, em tensionar flashes da história da escola, bem como os saberes ali articulados, para problematizar a constituição dos surdos nesse e a partir desse cenário. O caminho teórico-metodológico recorre aos discursos produzidos na ANPEd no período de 1990 a 2010 que tematizam a escola e a inscrição da surdez e dos alunos surdos, sob a inspiração genealógica foucaultiana. Na análise, foi possível perceber que a escola, tanto especial quanto regular, é o grande espaço mencionado nos trabalhos para que a educação de surdos seja problematizada e é vista também como espaço de defesa da convivência surda e da língua de sinais. Contudo, as práticas, e nelas os saberes sobre os surdos, são inscritas com nuances modernas, embora a discussão sobre a diferença cultural alimentada nos trabalhos seja mobilizada por uma causa contemporânea.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).