Percepção de professores das salas de recursos em uma rede de ensino municipal do Paraná

Autores

  • Adriana Zilly Universidade Estadual do Oeste do Parana (UNIOESTE).
  • Leonardo Pereira Triaca Egresso do curso de Enfermagem. Unioeste/Foz
  • Jossiana Wilke Faller Centro de Educação, Letras e Saúde Docente do Curso de Enfermagem Universidade Estadual do Oeste do Parana Campus Foz
  • Reinaldo Antonio da Silva Sobrinho Centro de Educação, Letras e Saúde Docente do Curso de Enfermagem Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marieta Fernandes Santos Centro de Educação, Letras e Saúde Docente do Curso de Enfermagem Universidade Estadual do Oeste do Parana
  • Maria de Lourdes de Almeida Centro de Educação, Letras e Saúde Docente do Curso de Enfermagem Universidade Estadual do Oeste do Parana

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X13459

Palavras-chave:

educação especial, sala de recurso, inclusão educacional

Resumo

Esta pesquisa analisou a percepção dos professores, que atuam nas salas de recursos (SR) das escolas municipais de Foz do Iguaçu/PR, sobre a inclusão escolar de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs). Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa, com utilização da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2012, por meio de questionários aplicados aos professores da rede municipal. Para a análise descritiva das falas, os resultados foram organizados em planilhas. Identificaram-se serviços bem estruturados, demonstrando uma grande preocupação em nível de políticas públicas sobre a perspectiva de inclusão na assistência prestada dentro das SR aos alunos provenientes das séries iniciais (1ª a 4ª) do ensino fundamental, evidenciados por meio do acompanhamento realizado pela escola, da comunicação existente entre os profissionais de SR e ensino comum e dos materiais pedagógicos utilizados, com destaque para as atividades lúdicas. No entanto, apesar da grande variedade de NEEs atendidas, ficou explícita a dificuldade no processo de ensino-aprendizagem que esses profissionais enfrentam. Embora o município apresente um serviço educacional especializado bem estruturado nas escolas municipais para atendimento das NEEs, ainda são necessárias algumas modificações estratégicas para melhor atender esses alunos.

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Biografia do Autor

Adriana Zilly, Universidade Estadual do Oeste do Parana (UNIOESTE).

Bióloga. Doutora em Ciências Biológicas pela UEM Departamento de Enfermagem.Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino (nível Mestrado). Centro de Educação, Letras e Saúde.Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

Leonardo Pereira Triaca, Egresso do curso de Enfermagem. Unioeste/Foz

Centro de Educação, Letras e Saúde

Curso de Enfermagem

Universidade Estadual do Oeste do Parana

Campus Foz

Jossiana Wilke Faller, Centro de Educação, Letras e Saúde Docente do Curso de Enfermagem Universidade Estadual do Oeste do Parana Campus Foz

Enfermeira.

Mestre em Enfermagem pela UEM

Unioeste/Foz

Reinaldo Antonio da Silva Sobrinho, Centro de Educação, Letras e Saúde Docente do Curso de Enfermagem Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeiro

Doutor em Ciências pela USP

Docente do curso de Enfermagem e do programa de pós graduação stricto sensu em Ensino

Unioeste/Campus Foz

 

 

Marieta Fernandes Santos, Centro de Educação, Letras e Saúde Docente do Curso de Enfermagem Universidade Estadual do Oeste do Parana

Enfermeira

Doutora em Enfermagem pela USP

dOCENTE DO Curso de Enfermagem

Unioeste/FOZ.

Maria de Lourdes de Almeida, Centro de Educação, Letras e Saúde Docente do Curso de Enfermagem Universidade Estadual do Oeste do Parana

Enfermeira

Mestre em Enfermagem e Doutoranda em Enfermagem pela UFPR

Docente do curso de Enfermagem

Unioeste/Foz

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Zilly, A., Triaca, L. P., Faller, J. W., Silva Sobrinho, R. A. da, Santos, M. F., & Almeida, M. de L. de. (2014). Percepção de professores das salas de recursos em uma rede de ensino municipal do Paraná. Revista Educação Especial, 1(1), 131–148. https://doi.org/10.5902/1984686X13459

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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