<b>Interação entre uma criança com deficiência e seus pares em uma creche regular</b>

Autores

  • Maria Clara de Freitas
  • Enicéia Gonçalves Mendes

Palavras-chave:

School inclusion, Early education, Social interaction among children.

Resumo

O presente estudo é parte de uma agenda de estudos de um grupo de pesquisa sobre inclusão escolar, e teve como objetivo descrever e analisar a interação entre criança pequena com deficiências e seus pares em creches. O procedimento empregado analisou filmagens da situação natural de brinquedo livre das crianças no parque da creche, de forma a formar categorias comportamentais que descreviam os comportamentos interativos das crianças em relação uma a outra (aos pares) em: freqüência, direção, duração, topografia, além do status da criança, que poderia ser considerado isolado, agrupado, agrupado em interação e sozinho. Estes dados foram analisados em díades interativas, de forma a comparar a qualidade da interação quando a criança com deficiência estava ou não presente. Os resultados obtidos permitiram concluir que a situação da criança analisada teve vários aspectos fortemente positivos, como por exemplo, a alta freqüência de interação, ainda que com os adultos. Por outro lado, ela também permaneceu um grande tempo isolada, e suas interações com os pares foram menores e de qualidade diferente (basicamente menos verbais) quando comparada à interação entre as demais crianças. Assim, baseando-se na crença de que a inclusão social só poderia ser alcançada quando crianças tipicamente desenvolvidas mantiverem a mesma qualidade de relacionamentos com crianças com atrasos no desenvolvimento, a conclusão geral indicou pouco sucesso na situação analisada. Discute-se possibilidades de intervenção que promoveriam melhor a interação entre as crianças pequenas.

Palavras-chave: Inclusão escolar. Creches. Interação criança-criança.

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Como Citar

Freitas, M. C. de, & Mendes, E. G. (2009). <b>Interação entre uma criança com deficiência e seus pares em uma creche regular</b>. Revista Educação Especial, 22(35). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/814

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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