A Inclusão de Estudantes com Autismo na Rede Municipal de Ensino de Maceió

Autores

  • Daniela Mendonça Ribeiro Universidade Federal de Alagoas Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE)
  • Nínive Rodrigues Cavalcanti de Melo Escola Oficina da Vida
  • Ana Carolina Sella Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X25264

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Autismo

Resumo

O movimento pela inclusão escolar vem resultando no aumento do número de matrículas de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) nas escolas regulares. Dentre esses estudantes, encontram-se aqueles com autismo, que apresentam déficits na comunicação e interação social e padrões de comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos. Há evidências, na literatura, que intervenções educacionais são as mais eficazes para minimizar os déficits apresentados por crianças com autismo. Portanto, faz-se necessário avaliar os aspectos qualitativos de acesso desta população ao ensino regular. O objetivo deste estudo foi investigar a inclusão de estudantes com autismo na rede municipal de ensino de Maceió, sob a perspectiva de seus professores. Participaram 26 professores e dois auxiliares de ensino de 22 escolas que caracterizaram 30 estudantes com autismo. Foram utilizados um questionário semiestruturado e a escala Childhood Autism Rating Scale (CARS). Os resultados evidenciam o déficit na formação específica dos professores para o ensino de estudantes com autismo e os reflexos deste déficit em uma quase ausência de planejamento, materiais e avaliações diferenciados. Verifica-se, portanto, que a inclusão de estudantes com autismo na rede municipal de ensino de Maceió não tem conseguido cumprir um de seus pressupostos principais, a promoção da aprendizagem desses estudantes por meio da atenção individualizada necessária para tal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Mendonça Ribeiro, Universidade Federal de Alagoas Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE)

Professora Adjunta do Centro de Educação

Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE)

Nínive Rodrigues Cavalcanti de Melo, Escola Oficina da Vida

Professora

Ana Carolina Sella, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta do Centro de Educação

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Mendonça Ribeiro, D., Rodrigues Cavalcanti de Melo, N., & Sella, A. C. (2017). A Inclusão de Estudantes com Autismo na Rede Municipal de Ensino de Maceió. Revista Educação Especial, 30(58), 425–440. https://doi.org/10.5902/1984686X25264

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.