<b> Da (in)diferença à intervenção: o contributo da educação intercultural na Educação Especial </b>

Autores

  • Ana Ribeiro ESE de Paula Frassinetti
  • Mário Rui Cruz CIDTFF, Universidade de Aveiro/ ESE de Paula Frassinetti
  • Joana Cavalcanti ESE de Paula Frassinetti

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X2309

Palavras-chave:

Intercultural education, inclusive education, differentiated teaching, teacher training, action-research.

Resumo

Na sociedade contemporânea, a educação tornou-se um desafio porque a escola e a sociedade vivem numa constante dicotomia à qual os especialistas chamam de "daltonismo cultural" contrapondo ao "apelo" (in)consciente dos alunos que reflectem o "arco-íris" da diversidade da nossa heterogénea sociedade. Reconhecemos que a sociedade delega na escola o papel primordial da educação e que esta reflecte o desenvolvimento da sociedade que apela a uma educação intercultural e inclusiva, para que todos os alunos, independentemente das suas necessidades e especificidades, tenham direito a uma educação efectiva e valorativa. Assim sendo, esta irá procurar compreender os caminhos do "Movimento Escola Inclusiva" e da interculturalidade, passando pela compreensão destes fenómenos que se inter-relacionam e complementam. Para além de uma visão global desta temática, iremos incidir a nossa atenção no âmbito da Educação Pré-escolar. A escolha deste nível educativo teve em consideração a realização de um estudo de caso acerca do trabalho transdisciplinar entre docente (educador de infância) e terapeutas (ocupacional e da fala) para a inclusão de uma criança, de cinco anos de idade, com características do espectro do autismo numa sala do Pré-escolar no Grande Porto, Portugal.

Palavras-chave: educação intercultural; educação inclusiva; diferenciação pedagógica.


Biografia do Autor

Ana Ribeiro, ESE de Paula Frassinetti

Mestranda de Ciências da Educação – Área de especialização Educação Especial, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

Mário Rui Cruz, CIDTFF, Universidade de Aveiro/ ESE de Paula Frassinetti

Mário Cruz é investigador no CIDTFF da Universidade de Aveiro (Portugal), onde desenvolve a sua tese de Doutoramento em Didáctica e Tecnologia Educativa e é bolseiro de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É também Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Portugal), pertencendo ao Departamento de Formação em Educação Especial. É Professor de cursos de Pós-graduação e Mestrado em Educação Especial.

Joana Cavalcanti, ESE de Paula Frassinetti

Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Portugal), pertencendo ao Departamento de Formação em Educação Especial.

Downloads

Publicado

2011-06-09

Como Citar

Ribeiro, A., Cruz, M. R., & Cavalcanti, J. (2011). <b> Da (in)diferença à intervenção: o contributo da educação intercultural na Educação Especial </b>. Revista Educação Especial, 1(1), 13–30. https://doi.org/10.5902/1984686X2309

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua