<b> Da (in)diferença à intervenção: o contributo da educação intercultural na Educação Especial </b>

Autori

  • Ana Ribeiro ESE de Paula Frassinetti
  • Mário Rui Cruz CIDTFF, Universidade de Aveiro/ ESE de Paula Frassinetti
  • Joana Cavalcanti ESE de Paula Frassinetti

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X2309

Parole chiave:

Intercultural education, inclusive education, differentiated teaching, teacher training, action-research.

Abstract

Na sociedade contemporânea, a educação tornou-se um desafio porque a escola e a sociedade vivem numa constante dicotomia à qual os especialistas chamam de "daltonismo cultural" contrapondo ao "apelo" (in)consciente dos alunos que reflectem o "arco-íris" da diversidade da nossa heterogénea sociedade. Reconhecemos que a sociedade delega na escola o papel primordial da educação e que esta reflecte o desenvolvimento da sociedade que apela a uma educação intercultural e inclusiva, para que todos os alunos, independentemente das suas necessidades e especificidades, tenham direito a uma educação efectiva e valorativa. Assim sendo, esta irá procurar compreender os caminhos do "Movimento Escola Inclusiva" e da interculturalidade, passando pela compreensão destes fenómenos que se inter-relacionam e complementam. Para além de uma visão global desta temática, iremos incidir a nossa atenção no âmbito da Educação Pré-escolar. A escolha deste nível educativo teve em consideração a realização de um estudo de caso acerca do trabalho transdisciplinar entre docente (educador de infância) e terapeutas (ocupacional e da fala) para a inclusão de uma criança, de cinco anos de idade, com características do espectro do autismo numa sala do Pré-escolar no Grande Porto, Portugal.

Palavras-chave: educação intercultural; educação inclusiva; diferenciação pedagógica.


Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ana Ribeiro, ESE de Paula Frassinetti

Mestranda de Ciências da Educação – Área de especialização Educação Especial, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

Mário Rui Cruz, CIDTFF, Universidade de Aveiro/ ESE de Paula Frassinetti

Mário Cruz é investigador no CIDTFF da Universidade de Aveiro (Portugal), onde desenvolve a sua tese de Doutoramento em Didáctica e Tecnologia Educativa e é bolseiro de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É também Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Portugal), pertencendo ao Departamento de Formação em Educação Especial. É Professor de cursos de Pós-graduação e Mestrado em Educação Especial.

Joana Cavalcanti, ESE de Paula Frassinetti

Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Portugal), pertencendo ao Departamento de Formação em Educação Especial.

##submission.downloads##

Pubblicato

2011-06-09

Come citare

Ribeiro, A., Cruz, M. R., & Cavalcanti, J. (2011). <b> Da (in)diferença à intervenção: o contributo da educação intercultural na Educação Especial </b>. Revista Educação Especial, 1(1), 13–30. https://doi.org/10.5902/1984686X2309

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua