Percepção de professores de Ensino Superior sobre as repercussões de uma formação sobre inclusão em suas práticas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88285

Palavras-chave:

Prática docente;, Formação docente;, Educação Especial.

Resumo

A pesquisa teve o objetivo de identificar as mudanças percebidas pelos professores da Universidade Federal do Pará – Campus de Castanhal em suas práticas docentes após participarem de uma formação sobre inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior. Participaram 29 professores, do referido campus, que frequentaram a formação e responderam individualmente ao questionário de Formação Docente para Inclusão de Alunos da Educação Especial II (FDIAEE-II). Verificou-se que houve mudanças na percepção dos docentes sobre as suas práticas com os graduandos, nas práticas pedagógicas dos professores (interação professor-aluno público-alvo da Educação Especial, metodologia, conteúdos e avaliação) e nas interações institucionais. Identificou-se que houve repercussões que extrapolaram aqueles que participaram da formação, como os professores que não fizeram parte do processo formativo. Concluiu-se que, a formação contribuiu com a construção de uma cultura institucional inclusiva e que há a necessidade de institucionalização da formação pedagógica sobre inclusão como uma estratégia importante para que se garanta um processo contínuo, que colabore para permanência, participação e progressão dos graduandos público-alvo da Educação Especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphaella Lopes, Universidade Federal do Pará

Mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Docente da Universidade Federal do Pará, Castanhal, Pará, Brasil. E-mail: raphaelladclopes@gmail.com

Simone Souza da Costa Silva, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1994), mestrado em Psicologia nesta mesma instituição (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006 e pós doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Dortmund - Alemanha (2012) . Durante o mestrado, investigou a relação mãe-criança na situação de banho, no doutorado ampliou seu foco e investigou a estrutura e dinâmica das relações familiares em uma comunidade ribeirinha da Amazônia. Atualmente está realizando a formação em Atendimentos a familia numa perspectiva sistemico-relacional no Instituto de Terapia Familiar de São Paulo (ITFSP). É professora no Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA) onde atua no Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC). Foi Vice diretora do NTPC por oito anos, no período de julho de 2013 à julho de 2021. Assumiu em julho de 2023 a vice coordenação do PPGTPC. Além das atividades desenvolvidas no PPGTPC atua na faculdade de psicologia e no Programa de Pós Graduação em Segurança Pública (PPGSP). Está como editora associada da Revista Brasileira de Educação Especial. Nos últimos anos desenvolveu pesquisas com famílias ribeirinhas e coordenou grupo de pesquisa que investigou os impactos gerados pelo Programa Bolsa Família (PBF). O interesse por famílias excluídas socialmente como as ribeirinhas e pobres se ampliou com os trabalhos sobre famílias de crianças com alteração de desenvolvimento. Este interesse se expressa na orientação de alunos de pós-graduação. Em termos gerais, seus principais temas de investigação são: desenvolvimento, família, alteração de desenvolvimento, adaptação familiar, crise, estresse, relações parentais e co-parentais e resiliencia familiar.

Referências

ANTUNES, Katiuscia Cristina Vargas; AMORIM, Cassiano Caon. Os desafios da docência no ensino superior frente a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp2, p. 1465–1481, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13800/9333. Acesso em: 08 nov. 2023.

BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

BAZON, Fernanda Vilhena Mafra; SILVA, Gabriela Freitas Souza da. Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise de currículos de licenciaturas em ciências biológicas, química e física. Revista Pedagógica, v. 22, p. 1-24, 2020. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5064. Acesso em: 07 dez. 2021.

BERNARDO, Fábio Garcia; VIANNA, Claudia Coelho de Segadas. Em busca do desenvolvimento e da consolidação de Culturas Inclusivas nos espaços escolares: contribuições de professores e de estudantes com deficiência visual. Revista Educação Especial, v. 35, p. e5/1–21, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/66454/46783. Acesso em: 12 jan. 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 20 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 17 abr. 2011.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 28 jan. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 7 ago. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 15 ago. 2017.

CALHEIROS, David dos Santos; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. Experiências e saberes de professores universitários em relação à inclusão de alunos com deficiência na educação superior. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 46, p. 239-255, maio 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v25n46/0104-7043-faeeba-25-46-00239.pdf. Acesso em: 06 nov. 2017.

CUNHA, Maria Isabel da. Pressupostos do desenvolvimento profissional docente e o assessoramento pedagógico na universidade em exame. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente e as assessorias pedagógicas universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2014. p. 27-57.

FURLAN, Elaine Gomes Matheus. et al. Inclusão na educação superior: formação e experiência docente. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 25, n. 02, p. 416-438, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/pFKNPXxWSrpJzKx8h4mnddg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 fev. 2022.

GESSER, Marivete. Por uma educação anticapacitista: contribuições dos estudos da deficiência para a promoção de processos educativos inclusivos na escola. In: OLTRAMARI, Leandro Castro; FEITOSA, Ligia Rocha Cavalcante; GESSER, Marivete (Orgs.). Psicologia escolar e educacional: processos educacionais e debates contemporâneos. Florianópolis: Edições do Bosque UFSC/CFH, 2020. p. 93-113.

GUIMARÃES, Thiago Santos; MASSENA, Elisa Prestes; SIQUEIRA, Maxwell Roger da Purificação. Percepções de formadores de professores sobre as suas práticas pedagógicas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas-SP, v. 7, p. e021021, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657945. Acesso em: 29 nov. 2023.

IFRS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Nota do NAPNE – Por uma educação Anticapacitista. Quer fazer a diferença?. Porto Alegre, RS, 2023. Disponível em: https://ifrs.edu.br/alvorada/nota-do-napne-por-uma-educacao-anticapacitista-quer-fazer-a-diferenca/. Acesso em: 19 maio 2024.

INOCENCIO, Larissa Cristina; SILVA, João Victor da; MORAES, Dirce Aparecida Foletto de. Formação continuada sobre avaliação no ensino remoto: repercussões nas práticas docentes universitárias. Revista Intersaberes, v. 18, p. e023do1008, 2023. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/e023do1008. Acesso em: 29 nov. 2023.

JUNGES, Kelen dos Santos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, v. 33, n. 1, p. 285–317, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p285. Acesso em: 29 nov. 2023.

LINS, Cynthia de Freitas Melo. Apostila de Iramuteq. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2017.

LOPES, Luarilene Cardoso da Silva. Formação continuada de professores: uma perspectiva de (res) significação da prática docente. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/123456789/3326. Acesso em: 25 set. 2024.

LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante. et al. Formação docente sobre inclusão escolar de alunos público da Educação Especial no Brasil: uma revisão integrativa. Revista Educação Especial, v. 36, n. 1, p. e23/1–37, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/69480. Acesso em: 27 dez. 2023.

LUSTOSA, Francisca Geny; RIBEIRO, Disneylândia Maria. Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp2, p. 1523–1537, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13825. Acesso em: 08 nov. 2023.

MATOS, Aline Pereira da Silva; PIMENTEL, Susana Couto. A prática docente para a inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 35, p. 77-95, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5663. Acesso em: 08 nov. 2023.

OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Rupturas com a colonialidade do ser deficiente: por uma pedagogia decolonial anticapacitista nos preceitos de Paulo Freire. Revista de Educação Interritórios, v. 9, n. 18, p. 1-29, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios/article/view/258979/44636. Acesso em: 28 fev. 2024.

POKER, Rosimar Bortolini; VALENTIM, Fernanda Oscar Dourado; GARLA, Isadora Almeida. Inclusão no ensino superior: a percepção de docentes de uma instituição pública do interior do estado de São Paulo. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, n. spe, p. 127–134, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/677qhyPHcwGg7yYPQ69xVVd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2023.

PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Hallison Fernando. Formação didático-pedagógica na educação superior: das exigências legais aos desafios reais da inclusão educacional. Cenas Educacionais, v. 4, p. e10231, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10231. Acesso em: 04 maio 2022.

SALVIATI, Maria Elisabeth. Manual do Aplicativo Iramuteq. Planaltina: 2017. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-elisabeth-salviati. Acesso em: 14 jun. 2021.

SANTOS, Darlene Silva dos; MELO, Geovana Ferreira. Formação docente: desafios para a Pedagogia Universitária. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 7, n. 3, p. 514–526, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47531. Acesso em: 02 fev. 2023.

SANTOS, Renara N. Luz. dos. et al. Formação em Educação Especial dos docentes da UFPA-Castanhal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 7, 2016, São Carlos. Anais eletrônicos... São Carlos: UFSCar, 2016. Disponível em: https://proceedings.science/cbee/cbee7/papers/formacao-em-educacao-especial-dos-docentes-da-ufpa-castanhal. Acesso em: 06 abr. 2022.

SANTOS, Soraya D. G. et al. Retrato da formação e da experiência pedagógica dos professores do curso de graduação em Educação Física no Estado de Alagoas/ Brasil: Inclusão em foco. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, S1A, p. 510–522, 2014. Disponível em: https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/2014-3_1/RPCD_2014-3_1-0510.pdf. Acesso em: 06 nov. 2017.

SILVA, Geane das Chagas. Revisão integrativa sobre a percepção docente quanto à inclusão. Conjecturas, v. 20, n. 1, 2019. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/59. Acesso em: 19 maio. 2024.

SOUZA, Calixto Júnior de. A (in)visibilidade da Educação Especial no currículo: os Projetos Pedagógicos de Cursos de licenciatura do Instituto Federal de Goiás. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.1, p. 804–819, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14916. Acesso em: 27 out. 2021.

UFPA. Universidade Federal do Pará. Resolução n. 795, de 23 de janeiro de 2019. Aprova o Regimento do Instituto de Medicina Veterinária (IMV) da Universidade Federal do Pará. Castanhal, PA, 2019. Disponível em: https://www.imv.ufpa.br/images/Documentos/Regimento_do_IMV.pdf. Acesso em: 19 maio 2024.

UFPA. Universidade Federal do Pará. Divisão de Assistência Estudantil (DAEST). Atribuições. Castanhal, PA, 2023. Disponível em: https://www.imv.ufpa.br/divisao-de-assistencia-estudantil. Acesso em: 19 maio 2024.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990. Brasília: UNESCO, 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em: 17 abr. 2011.

UNESCO. Conferência Mundial sobre Ensino Superior. Paris, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4512-conferencia-paris&Itemid=30192. Acesso em: 20 out. 2017.

VITALIANO, Célia Regina. Análise da necessidade de preparação pedagógica de professores de cursos de licenciatura para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 13, n. 3, p. 399–414, set. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/tkJwbdCMFjQJqRTZ8S5qHnC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 mar. 2013.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Como Citar

Lopes, R., & Silva, S. S. da C. (2025). Percepção de professores de Ensino Superior sobre as repercussões de uma formação sobre inclusão em suas práticas docentes . Revista Educação Especial, 38(1), e6/1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X88285

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.