Formação docente sobre inclusão escolar de alunos público da Educação Especial no Brasil: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X69480Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Inclusiva, Público da Educação EspecialResumo
A pesquisa analisou a produção científica a respeito da formação docente sobre inclusão escolar de alunos público da Educação Especial, no contexto brasileiro. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, no Portal de Periódicos da Capes, com os cruzamentos: Educação Inclusiva (ou Inclusão Escolar ou Inclusão Educacional ou Educação Especial) e Formação de Professores (ou Formação Docente). Obteve-se 29 artigos que compuseram este trabalho. Identificou-se um aumento de publicações na área de formação docente referente à inclusão escolar, no período de 2016 a 2020, em periódicos QUALIS A2. A maioria dos estudos foi realizada na Educação Básica, com professores de sala comum, principalmente, na Região Sudeste. Verificou-se que atuais e futuros profissionais da educação não tinham formação ou não se sentiam preparados e que as formações recebidas variavam bastante. A colaboração entre professores e demais profissionais da Educação foi apresentada como uma das possíveis soluções diante das dificuldades da inclusão escolar. Concluiu-se que há necessidade de a legislação estabelecer conteúdos e carga horária para formação docente na área de inclusão escolar do público da Educação Especial, bem como há necessidade de ampliação desses estudos na Educação Superior e de investimentos em pesquisas na Região Norte, a fim de melhorar a qualidade das formações dos professores e, consequentemente, do ensino dos alunos público da Educação Especial.
Downloads
Referências
AMORIM, Gabriely Cabestré; LIMA, Elieuza Aparecida de; ARAÚJO, Rita de Cássia Tibério. Formação de professores da Educação Infantil: reflexões sobre a necessária instrumentalização teórica do profissional atuante com criança com ou sem deficiência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.12, n.1, p. 387-403, jan.-mar. 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8867/6272. Acesso em:18 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8867
ANTUNES, Helenise Sangoi; RECH, Andréia Jaqueline Devalle; ÁVILA, Cínthia Cardona de. Educação inclusiva e formação de professores: desafios e perspectivas a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 1, p. 171-198, jan.-abr. 2016. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8162/4762. Acesso em: 29 jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0008
BARBOSA-VIOTO, Josiane; VITALIANO, Celia Regina. Educação inclusiva e formação docente: percepções de formandos em pedagogia. Magis, Bogotá, v. 5, n. 11, p. 353-373, jan.-jun. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281028437005. Acesso em: 29 mai. 2016.
BARRETO, Lucia Cristina Dalago; SHIMAZAKI, Elsa Midori. A formação de professores alfabetizadores para a Educação Inclusiva: um destaque ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 157-168, jan.-mar. 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11067/7885. Acesso em: 12 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.11067
BIRUEL, Elisabeth Peres; PINTO, Rosemeire Rocha. Bibliotecário: um profissional a serviço da pesquisa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, XXIV, 2011, Maceió. Anais... Maceió, AL: Universidade Federal de Alagoas, 2011, p. 330-333.
BORDÃO, Jaqueline Ribeiro Barbosa; BARBOSA, Mayara Lustosa de Oliveira; FERNANDES-SOBRINHO, Marcos. Desenvolvimento e avaliação de um curso de formação continuada com foco na inclusão escolar. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n. 9, p. e545997818, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7818/6738. Acesso em: 26 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7818
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 01 fev. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 14 fev. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados. Acesso em: 14 fev. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 28 jan. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm. Acesso em: 22 nov. 2011.
BRASIL. Presidência da República. Lei no 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 27 fev. 2013.
BRASIL. Presidência da República. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 10 out. 2015.
BRASIL. Presidência da República. Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 15 ago. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 17 abr. 2011.
CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de. et al. Características psicossociais do contato inicial com alunos com deficiência. Psicologia & Sociedade, v. 27, n. 1, p. 211-220, jan.-abr. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/QXf7B5mMxnjXgGpn8pBDgzs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-03102015v27n1p211
CASTRO, Ruth Cabral Monteiro de. Vozes no silêncio: um grupo de formação crítico-reflexiva de professoras de alunos com autismo. Psicol. educ., São Paulo, n. 21, p. 123-163, dez. 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n21/v21a07.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019.
DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em Revista, Curitiba, n. 31, p. 213-230, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/FjYPg5gFXSffFxr4BXvLvyx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000100013
DIAS, Viviane Borges; SILVA, Luciene Maria da. Educação inclusiva e formação de professores: o que revelam os currículos dos cursos de licenciatura?. Práxis Educacional, v. 16, n. 43, p. 406-429, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6822/5236. Acesso em: 04 fev. 23. DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6822
ESCOBAR, Neiva Terezinha Chervenski; CARLESSO, Janaína Pereira Pretto. A importância da formação continuada de docentes que acompanham alunos com deficiência na escola regular. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 8, n. 3, p. e3983801, 2019. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/801/686. Acesso em: 12 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.801
FELICIO, Cinthia Maria; GONÇALVES, Jullyana Pimenta Borges. Concepções da equipe escolar sobre as necessidades formativas e laborais dos alunos da inclusão. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 26, n. Especial, p.1124-1147, dez. 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52068. Acesso em: 12 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v26nEa2019-8
FIORINI, Maria Luiza Salzani; MANZINI, Eduardo José. Formação continuada para professores de Educação Física: a Tecnologia Assistiva favorecendo a inclusão escolar. Práxis Educativa, v. 12, n. 2, p. 334-355, jul. 2017. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8866/5471. Acesso em: 18 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0003
FLORES, Patric Paludett; KRUG, Hugo Norberto. Formação em Educação Física: um olhar para a inclusão escolar. EFDeportes.com, Buenos Aires, ano 15, n. 150, nov. 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd150/formacao-em-educacao-fisica-a-inclusao-escolar.htm. Acesso em: 30 mai. 2017.
INGLES, Maria Amélia. et al. Revisão sistemática acerca das políticas de educação inclusiva para a formação de professores. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, n. 3, p. 461-478, jul. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/rpjjNBJnCGs9XgDndrvKczk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000300011
KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. A formação de professores para a educação inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Cad. Cedes, Campinas, v. 34, n. 93, p. 207–224, mai.-ago. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v34n93/0101-3262-ccedes-34-93-0207.pdf. Acesso em: 30 dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622014000200005
LAGO, Danúsia Cardoso; TARTUCI, Dulcéria. Consultoria colaborativa como estratégia de formação continuada para professores que atuam com estudantes com deficiência intelectual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 983–999, maio 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13512/9015. Acesso em: 23 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13512
LIMA, Niédja Maria Ferreira; DORZIAT, Ana. Formação docente para educar na diversidade: concepções subjacentes nos documentos oficiais e na prática explicitada. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 23, n. 87, p. 437-460, abr.-jun. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/r7ZSnNfhnnycsTzNq9QkRTJ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 15 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100018
LINS, Cynthia de Freitas Melo. Apostila de Iramuteq. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2017.
MARQUEZINE, Maria Cristina; LEONESSA, Viviane Tramontina; BUSTO, Rosângela Marques. Professor de Educação Especial e as Dificuldades no Início da Prática Profissional. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 699-712, set.-dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/6714. Acesso em: 30 mai. 2016. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X6714
MENDES, Eniceia Gonçalves. Breve histórico da educação especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogía, v. 22, n. 57, maio-ago. 2010. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/download/9842/9041/. Acesso em: 20 out. 2012.
MONTI, Luísa Leôncio; SIGOLO, Silvia Regina Ricco Lucato. Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura. Galoá, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/204080. Acesso em: 27 jan. 2023.
NETTO, Daiane; CASSAF, Janete Beatriz Krüger; CANDIDO, João Ernesto Pelisari. Inclusão escolar e os desafios docentes: um estudo do panorama brasileiro na perspectiva interdisciplinar. Interdisciplinariedade, São Paulo, n. 12, p. 66–82, abr. 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade/article/view/36785/25082. Acesso em: 04 jan. 2019.
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro; SOUZA, Sandra Freitas de. Políticas para a inclusão: estudo realizado em uma Escola Estadual de Belo Horizonte. Educar em Revista, Curitiba, n. 42, p. 245-261, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/j5YyjgsP4Y7QNZ5MYjNhrpg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 mai. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000500016
PASIAN, Mara Silvia; MENDES, Eniceia Mendes; CIA, Fabiana. Atendimento educacional especializado: aspectos da formação do professor. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 165, p. 964-981, jul.-set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/VNYB7zVGB4YM33xLLmyG4tv/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 16 ago. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144242
PEREIRA, Lidiane de Lemos Soares; BENITE, Claudio R. Machado; BENITE, Anna M. Canavarro. Análise da comunicação verbal produzida na formação em rede de professores de ciências para a educação inclusiva. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 1, p. 62-84, 2013. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen12/REEC_12_1_4_ex630.pdf. Acesso em: 16 ago. 2019.
PEREIRA, Lidiane de Lemos Soares. et al. Trajetória da formação de professores de ciências para educação inclusiva em Goiás, Brasil, sob a ótica de participantes de uma rede colaborativa. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 2, p. 473–491, abr.-jun. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/LHKHSdc9BS87gQn8dDKgkYG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320150020013
PIRES, Giovana Rodrigues Oliveira. Avaliação da formação contínua - Educação Especial. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. s1, p. 259–263, jul. 2016. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12147. Acesso em: 16 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/1471-3802.12147
PLATAFORMA SUCUPIRA. s/d. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em: 14 fev. 2022.
PROCÓPIO, Marcos Vinicios Rabelo. et al. Formação de professores em ciências: um diálogo acerca das altas habilidades e superdotação em rede colaborativa. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, n. 2, p. 435-456, 2010. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen9/ART8_Vol9_N2.pdf. Acesso em: 30 mai. 2016.
RAIOL, Josivan João Monteiro; NEGRI, Lucas de Moraes; ORLANDO, Rosimeire Maria. Formação de professores e pessoa com deficiência: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Revista Cocar. v.16, n.34, p.1-18, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5142. Acesso em: 27 jan. 2023.
RECH, Andréia Jaqueline Devalle; NEGRINI, Tatiane. Formação de professores e altas habilidades/superdotação: um caminho ainda em construção. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 485–498, abr.-jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11080/8033. Acesso em: 18 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11080
REIS, Michele Xavier dos; EUFRÁSIO, Daniela Aparecida; BAZON, Fernanda Vilhena Mafra. A formação do professor para o ensino superior: prática docente com alunos com deficiência visual. Educação em Revista, v. 26, n. 1, p. 111-130, abr. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/JsFd7XXWkxWWfnMzKXMPqGR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100006
RIBEIRO, José L. Pais. Revisão de investigação e evidência cientifica. Psicologia, Saúde & Doenças, Lisboa, v. 15, n. 3, p. 672- 683, 2014. Disponível: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=110198. Acesso em: 29 ago. 2021.
RODRIGUES, Cínthia Silva Dutra Rodrigues. et al. A formação de professores para inclusão escolar dos alunos com deficiência. Conjecturas, v. 22, n. 3, p. 195-212, 2022. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/700/547. Acesso em: 31 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.53660/CONJ-700-825
RODRIGUES, Graciela Fagundes; PASSERINO, Liliana Maria. A Formação Profissional de Pessoas com Deficiência e suas Repercussões na Formação dos Professores. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, n. 3, p. 407-426, jul.-set. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/4qHTDVzKVPMbLYgdCmfXFwx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000300007
RODRIGUES, Leda Maria Borges da Cunha; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Educação a Distância e formação continuada do professor. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 18, n. 4, p. 615-628, dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/rxGms96zXRs7yjcz6p8LLvh/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 29 mai. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000400006
ROSIN-PINOLA, Andréa Regina. et al. Ensinando habilidades sociais educativas para professores no contexto da inclusão escolar. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 30, n. 59, p. 737–750, dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/28430/pdf. Acesso em: 16 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X28430
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, p. v–vi, jun. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n2/a01v20n2.pdf. Acesso em: 02 set. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001
SALVIATI, Maria Elisabeth. Manual do Aplicativo Iramuteq. Planaltina: 2017. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-elisabeth-salviati. Acesso em: 14 jun. 2021.
SILVA, Naiane Cristina; CARVALHO, Beatriz Girão Enes. Compreendendo o Processo de Inclusão Escolar no Brasil na Perspectiva dos Professores: uma Revisão Integrativa. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 23, n. 2, p. 293-308, jun. 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbee/v23n2/1413-6538-rbee-23-02-0293.pdf. Acesso em: 12 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382317000200010
SILVA, Geane das Chagas; SOUZA, Bruna Cecim de; FERREIRA, Lúcio Fernandes. Revisão integrativa sobre a percepção docente quanto à inclusão. Revista Conjecturas, v. 20, n. 1, jun. 2019. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/59/57. Acesso em: 14 fev. 2022.
SOUZA, Christianne Thatiana Ramos de; MENDES, Eniceia Gonçalves. Revisão Sistemática das Pesquisas Colaborativas em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 23, n. 2, p. 279-292, jun. 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbee/v23n2/1413-6538-rbee-23-02-0279.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382317000200009
SOUZA, Maewa Martina Gomes da Silva e; SILVERO, Angel Saucedo; GALHARDI, Cristiano Machado. Formação Inclusiva: concepção de deficiência e atitudes sociais em relação à inclusão de estudantes de Psicopedagogia. Revista Tecer, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 79-90, nov. 2014. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas-izabela/index.php/tec/article/view/698/619. Acesso em: 30 mai. 2016. DOI: https://doi.org/10.15601/1983-7631/rt.v7n13p79-90
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, jan.-mar. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2021.
SOUZA, Vanilda Aparecida de; SILVA, Lázara Cristina da. O Plano de Ações Articuladas e os desdobramentos na dimensão da formação de professores para a educação especial. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 32, n. 3, p. 887-907, dez. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/64232/39691. Acesso em: 20 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.21573/vol32n32016.64232
SPINAZOLA, Crislaine Aparecida. Et al. Formação do licenciando da UFSCar para atuarem com os alunos público alvo da educação especial. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 26, n. 53, p. 505-527, dez. 2016. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ eclaraç/article/view/9753/8062. Acesso em: 20 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p505-527
TAVARES, Lídia Mara Fernandes Lopes; SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos; FREITAS, Maria Nivalda Carvalho. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 22, n. 4, p. 527-542, out.-dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/NPXMqY7W5L7jRr6DwDCLZBw/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 12 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382216000400005
TEIXEIRA JÚNIOR, José Gonçalves; SOUZA, Nayara Costa. Análise das concepções de formadores de professores de Química acerca da inclusão de alunos com deficiência no ensino superior. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 26, n. 2, p. 437-456, mai.-ago. 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/49341/26289. Acesso: 12 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v26n2a2019-7
TERRA, Ricardo Nogueira; GOMES, Claudia Gomes. Inclusão escolar: carências e desafios da formação e atuação profissional. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 26, n. 45, p. 109-124, jan.-abr. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5629/pdf. Acesso em: 10 mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X5629
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990. Brasília: UNESCO, 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em: 17 abr. 2011.
UNESCO. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139423. Acesso em:09 nov. 2013.
UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas. Qualis – CAPES. 2017. Disponível em: www.sbu.unicamp.br/sbu/qualis-capes/ 2017. Acesso em: 14 fev. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).