O adolescente com e sem indicativos de TDAH: perfil comportamental, estresse, autopercepção e expectativas de futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X84903

Palavras-chave:

Adolescência, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Estresse, Autopercepção

Resumo

A adolescência é marcada por inúmeras transformações que podem ser intensas para jovens que apresentam o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. As novas demandas do cotidiano, associadas aos sintomas inerentes ao transtorno podem ser agentes estressores e afetar negativamente a qualidade de vida do indivíduo. Este estudo descreveu a associação entre o perfil comportamental (indicativos de TDAH) e os níveis de estresse, autopercepção e expectativas de futuro, de uma amostra de 322 adolescentes, matriculados em uma escola pública de ensino médio. Os dados foram coletados no ambiente escolar e utilizou-se os instrumentos: ISD, ETDAH-AD, ESA, SPPA e o questionário sobre expectativas de futuro. Realizou-se as análises descritivas, qui-quadrado de Pearson e regressão logística binária. Os resultados indicaram que a autopercepção negativa dos adolescentes com indicativos de TDAH está associada a altos níveis de estresse e que as demandas sociais e acadêmicas podem gerar sofrimento mental e revelaram que a autopercepção negativa apresentada pelos sujeitos com indicativos de TDAH é congruente com os altos níveis de estresse revelados na amostra investigada. Ademais, as demandas sociais e acadêmicas estabelecidas ao adolescente que não dispõe de recursos para atendê-las gera sofrimento mental que se expressa no sentimento de incapacidade, nos altos níveis de estresse, em angústia e insegurança quanto ao futuro. Evidenciou-se a necessidade de políticas públicas, principalmente, educacionais que possam contribuir para aumentar a efetividade da escola em uma oferta pedagógica que busque minimizar as dificuldades do público com necessidades educacionais diferenciadas, sobretudo, dos estudantes com TDAH.

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Biografia do Autor

Edimeire Pastori de Magalhães Tavernard, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria da Pesquisa do comportamento pela UFPA.

Cybelle Bezerra Sousa Florêncio, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria da Pesquisa do comportamento pela UFPA.

Bárbara Lídia da Silva Pereira, Federal University of Para

Cirurgiã-Dentista. Atuou como bolsista CNPQ no grupo de pesquisa Rede de Sintomas e Relações sociais em TDAH.

Simone Souza da Costa Silva, Universidade Federal do Pará

Pós doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Dortmund - Alemanha.

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Publicado

2023-01-09

Como Citar

Tavernard, E. P. de M., Florêncio, C. B. S., Pereira, B. L. da S., & Silva, S. S. da C. (2023). O adolescente com e sem indicativos de TDAH: perfil comportamental, estresse, autopercepção e expectativas de futuro. Revista Educação Especial, 37(1), e2/1–29. https://doi.org/10.5902/1984686X84903