Implantação e implementação da Educação Física Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X7635Palavras-chave:
Educação Física Inclusiva, Pessoas com deficiência, Inclusão Social.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7635
A Educação Física, como um dos componentes curriculares da educação básica, não está indiferente ao movimento da Educação Inclusiva. Corpos diferenciados estão conquistando um novo espaço social. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo, identificar os principais apontamentos históricos da Política de Educação Inclusiva brasileira e sugerir uma proposta de implementação da Educação Física escolar inclusiva. Metodologicamente, este é um estudo caracterizado como uma pesquisa descritiva, edificada em dois eixos principais: o primeiro discute os apontamentos históricos, apoiado em documentos nacionais de referências sobre a Educação Física Inclusiva e o segundo, é baseado na experiência de 2000 professores, analisando suas práticas inclusivas. Como resultado dessa análise, surge uma proposta de Educação Física Inclusiva, que erige em uma outra dimensão de trabalho/movimento. Nas considerações finais, sugere-se quebrar/desestabilizar com as práticas corporais já cristalizadas e atuar com aquelas que respeitam as diferenças de cada um. Além disso, aponta que a Educação Física Inclusiva tem preconizado outro significado de corpo, pois prevalece em suas atividades, a busca do individual, em prol de uma Educação Física mais coletiva.
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