Surdos e ouvintes: por uma educação intercultural, democrática e plural

Autores

  • Valkiria de Novais Santiago Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Ivete Basniak UNESPAR
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Antonio Charles Santiago de Almeida Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X38705

Palavras-chave:

Surdez, Cultura, Diversidade.

Resumo

O cenário educacional brasileiro configura-se, na contemporaneidade, como espaço heterogêneo, multilíngue e multicultural. Nestes termos, a educação das pessoas surdas apresenta-se como provocação para pesquisadores, surdos e suas famílias, uma vez que, mesmo com avanços nas áreas do ensino e da aprendizagem, o universo do surdo não é contemplado, por diversos motivos, na sua integralidade. Deste modo, o trabalho de pesquisa aqui proposto definiu, como objetivo, analisar e refletir acerca da Educação que vem sendo disponibilizada às pessoas surdas, como forma de propiciar um debate sobre as metodologias e os artefatos culturais que estão sendo utilizados para que as pessoas surdas tenham, no contexto brasileiro, garantido seu direito a uma Educação democrática e plural. A metodologia empregada para esta pesquisa foi de cunho qualitativo, bibliográfica e busca, por meio da análise, compreender se os artefatos culturais cumprem com seu papel, isto é, garantem uma Educação plural e democrática. Por artefatos culturais compreendem-se expressões políticas, linguísticas, artísticas e literárias da comunidade surda. Nesta perspectiva, a hipótese aqui sustentada é de que somente por meio de uma Educação intercultural, conectada com os artefatos da cultura surda, será possível assegurar uma Educação democrática e plural.

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Publicado

2019-11-12

Como Citar

Santiago, V. de N., Basniak, M. I., Silva, S. de C. R. da, & Almeida, A. C. S. de. (2019). Surdos e ouvintes: por uma educação intercultural, democrática e plural. Revista Educação Especial, 32, e109/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X38705

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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