Características de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotação
Resumo
Palavras-chave
Referências
ABUD, Maria José Milharezi. Saberes didáticos que se fazem necessários na formação de professores. In: ALVES, Cecília Pescatore; SAAS, Odair. Formação de professores e campos do conhecimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 131-154.
ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2. ed. São Paulo: EPU, 2001.
ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade e Cognição: rompendo a dicotomia na educação. Videtur, Porto, n. 23, 2003. Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/ SEESP, 2008. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2016.
FELDHUSEN, John Frederic. The teacher of the gifted students. Gifted Education International, v. 3, n. 2, p. 87-93, 1985. Disponível em: . Acesso em: 01 ago. 2016.
JUSTO, José Sterza. Humor, educação e pós-modernidade. In: ARANTES, Valéria Amorim. (Org.). Humor e alegria na educação. São Paulo: Summus, 2006. p. 103-125.
MARTINS, Alexandra da Costa Souza; ALENCAR, Eunice Soriano de. Características desejáveis em professores de alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Educação Especial, Santa Maria, RS, v. 24, n. 39, p. 31-46, jan./abr. 2011. Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2018.
OUROFINO, Vanessa Terezinha Alves Tentes de; GUIMARÃES, Tânia Gonzaga. Características intelectuais, emocionais e sociais do aluno com altas habilidades/superdotação. In: FLEITH, D. S. (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: orientação a professores. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007. v. 1, cap. 3, p. 41-51. Disponível em: . Acesso em: 01 jul. 2016.
RECH, Andréia Jaqueline Devalle; FREITAS, Soraia Napoleão. Uma análise dos mitos que envolvem os alunos com altas habilidades: a realidade de uma escola de Santa Maria/RS. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 11, n. 2, p. 295-314, maio/ago. 2005a. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2015.
RECH, Andréia Jaqueline Devalle; FREITAS, Soraia Napoleão. O papel do professor junto ao aluno com Altas Habilidades. Cadernos de Educação Especial, Santa Maria, RS, n. 25, p. 1-7, 2005b. Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2016.
RENZULLI, Joseph S. Will the Gifted Child Movement be Alive and Well in 1990? Gifted Children Quarterly, v. 24, n. 1, winter, 1980, p. 3-9. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2016.
VALLE-RIBEIRO, Natália do; BARBOSA, Altemir José Gonçalves. Características da produção sobre professores de alunos com dotação e talento. Psicologia da Educação. São Paulo, n. 38, p. 101-112, 2014. Disponível em: . Acesso em: 07 out. 2018.
VIALLE, Wilma; TISCHLER, Kornelia. Teachers of the gifted: a comparison of students’ perpectives in Australia, Austria and the United States. Gifted Education International, v. 19, n. 2, p. 173-181, 2005. Disponível em: . Acesso em: 07 out. 2018.
DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X35296
CONTATO:
E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795
Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial
ISSN eletrônico: 1984-686X
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X
Qualis/Capes: Educação A2
Periodicidade: Publicação contínua
O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.
A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
click counter
Contador de visitas
Acessos a partir de 30/11/2016
__________________________________________________