Características de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotação

Autores

  • Fernanda Cardoso Fraga Fonseca Universidade de Taubaté, Taubaté, São Paulo
  • Maria José Milharezi Abud Universidade de Taubaté, Taubaté, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X35296

Palavras-chave:

Formação de professores, Altas habilidades/superdotação, Educação inclusiva.

Resumo

Este trabalho expõe uma pesquisa que tem como tema a percepção de alunos com altas habilidades/superdotação, a respeito das características docentes que contribuem para o êxito do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Assim, este estudo tem como objetivo geral oferecer contribuições para a prática de professores que trabalham com alunos com altas habilidades/superdotação, e como objetivo específico investigar, segundo a percepção de alunos com altas habilidades, quais são as características docentes que contribuem para o êxito de sua aprendizagem. Participaram desta pesquisa 40 alunos com altas habilidades/superdotação do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental que fazem parte de um projeto de um Instituto social de uma cidade do interior paulista. Foi utilizado como instrumento metodológico para coleta de dados um questionário composto por uma questão aberta que foi respondida por todos os alunos. Para a análise das respostas desses participantes, foram empregados os constructos da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados dessa pesquisa apontam que, na percepção da maioria dos alunos participantes, as principais características docentes que contribuem para o êxito de sua aprendizagem estão relacionadas à boa didática/ao bom trabalho didático do professor. Embora com menor frequência, também foram mencionadas como características de qualidade o bom relacionamento, o bom senso de humor e a disposição do professor para aprender. Concluiu-se que as características obtidas na presente pesquisa são atributos necessários a todos os professores e benéficos a todos os alunos e não apenas aos alunos com altas habilidades/superdotação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cardoso Fraga Fonseca, Universidade de Taubaté, Taubaté, São Paulo

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (Unitau).

Maria José Milharezi Abud, Universidade de Taubaté, Taubaté, São Paulo

Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (Unitau)

Referências

ABUD, Maria José Milharezi. Saberes didáticos que se fazem necessários na formação de professores. In: ALVES, Cecília Pescatore; SAAS, Odair. Formação de professores e campos do conhecimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 131-154.

ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2. ed. São Paulo: EPU, 2001.

ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade e Cognição: rompendo a dicotomia na educação. Videtur, Porto, n. 23, 2003. Disponível em: <http://www.hottopos.com/videtur23/valeria.htm>. Acesso em: 7 out. 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/ SEESP, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2016.

FELDHUSEN, John Frederic. The teacher of the gifted students. Gifted Education International, v. 3, n. 2, p. 87-93, 1985. Disponível em: <http://gei.sagepub.com/content/3/2/87.abstract>. Acesso em: 01 ago. 2016.

JUSTO, José Sterza. Humor, educação e pós-modernidade. In: ARANTES, Valéria Amorim. (Org.). Humor e alegria na educação. São Paulo: Summus, 2006. p. 103-125.

MARTINS, Alexandra da Costa Souza; ALENCAR, Eunice Soriano de. Características desejáveis em professores de alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Educação Especial, Santa Maria, RS, v. 24, n. 39, p. 31-46, jan./abr. 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/1881/1714>. Acesso em: 7 out. 2018.

OUROFINO, Vanessa Terezinha Alves Tentes de; GUIMARÃES, Tânia Gonzaga. Características intelectuais, emocionais e sociais do aluno com altas habilidades/superdotação. In: FLEITH, D. S. (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: orientação a professores. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007. v. 1, cap. 3, p. 41-51. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab2.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2016.

RECH, Andréia Jaqueline Devalle; FREITAS, Soraia Napoleão. Uma análise dos mitos que envolvem os alunos com altas habilidades: a realidade de uma escola de Santa Maria/RS. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 11, n. 2, p. 295-314, maio/ago. 2005a. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbee/v11n2/v11n2a9.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2015.

RECH, Andréia Jaqueline Devalle; FREITAS, Soraia Napoleão. O papel do professor junto ao aluno com Altas Habilidades. Cadernos de Educação Especial, Santa Maria, RS, n. 25, p. 1-7, 2005b. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/ceesp/2005/01/a5.htm>. Acesso em: 23 jan. 2016.

RENZULLI, Joseph S. Will the Gifted Child Movement be Alive and Well in 1990? Gifted Children Quarterly, v. 24, n. 1, winter, 1980, p. 3-9. Disponível em: <http://gcq.sagepub.com/content/24/1/3.extract>. Acesso em: 30 abr. 2016.

VALLE-RIBEIRO, Natália do; BARBOSA, Altemir José Gonçalves. Características da produção sobre professores de alunos com dotação e talento. Psicologia da Educação. São Paulo, n. 38, p. 101-112, 2014. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/22805/19406>. Acesso em: 07 out. 2018.

VIALLE, Wilma; TISCHLER, Kornelia. Teachers of the gifted: a comparison of students’ perpectives in Australia, Austria and the United States. Gifted Education International, v. 19, n. 2, p. 173-181, 2005. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/026142940501900210>. Acesso em: 07 out. 2018.

Downloads

Publicado

2019-07-03

Como Citar

Fonseca, F. C. F., & Abud, M. J. M. (2019). Características de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Educação Especial, 32, e72/ 1–18. https://doi.org/10.5902/1984686X35296

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.