Avaliação da aprendizagem em contextos de inclusão escolar

Autores

  • Márcia Marin Colégio Pedro II OBEE/UFRRJ
  • Patrícia Braun CAp/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33103

Palavras-chave:

avaliação da aprendizagem, prática pedagógica, deficiência intelectual e autismo

Resumo

A avaliação escolar é uma atividade docente que demanda observação sistemática e processual sobre a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes de modo geral. Contudo, o modo como foi constituída gerou modelos de classificação que privilegiam a homogeneidade sobre o processo escolar. E, quando há um estudante que apresenta uma especificidade em seu desenvolvimento, o contexto da avaliação gera problematizações. Assim, este texto tem por finalidade abordar a questão da avaliação da aprendizagem num contexto de inclusão escolar, refletir sobre as crenças teóricas e práticas para estudantes com deficiência intelectual ou autismo que exigem respostas educativas ajustadas às suas necessidades e apresentar algumas práticas desenvolvidas. Para esta pauta a base metodológica se fez a partir da revisão da literatura científica sobre o recorte de tema dado e o relato de experiência sobre as práticas de avaliação desenvolvidas em duas escolas públicas de educação básica, do município do Rio de Janeiro. A revisão da literatura indica que os estudos sobre o tema, embora denso e urgente, ainda são poucos, principalmente sobre o foco de análises relativas a práticas cotidianas e sistemáticas que compõem um ano letivo. As experiências sobre o cenário das duas escolas alvo deste trabalho revelam que, além da mediação ser confirmada como fator máximo sobre este processo, as práticas de avaliação para esses estudantes apresentam sentido e favorecem processos de desenvolvimento quando há a organização de instrumentos e estruturas escolares (tempo, espaço, recursos humanos e materiais) minimamente pensados e disponibilizados conforme se observam as demandas e especificidades sobre esse aprender.

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Biografia do Autor

Márcia Marin, Colégio Pedro II OBEE/UFRRJ

Professora Titular de educação Básica, pesquisadora em Educação Especial e inclusão escolar

Patrícia Braun, CAp/UERJ

Professora Adjunta do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp-UERJ onde atua na Educação Básica e no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básica (PPGEb)

Pesquisadora do ObEE/UFRRJ

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Publicado

2018-10-09

Como Citar

Marin, M., & Braun, P. (2018). Avaliação da aprendizagem em contextos de inclusão escolar. Revista Educação Especial, 31(63), 1009–1024. https://doi.org/10.5902/1984686X33103

Edição

Seção

Dossiê – Avaliar, diagnosticar, medir: das práticas avaliativas a avaliações em larga escala na Educação Especial