<b>Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem de alunos da modalidade Educação Especial na Educação Básica</b>

Autores

  • Maria Sylvia Cardoso Carneiro Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X7190

Palavras-chave:

Special Education, Learning assessment, Basic Education

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7190

O presente texto faz algumas reflexões sobre a escolarização de alunos da modalidade educação especial na educação básica, focalizando questões sobre a avaliação da aprendizagem. As políticas educacionais em uma perspectiva inclusiva têm orientado os sistemas de ensino a desenvolver estratégias para o acolhimento de tais alunos no cotidiano escolar. Isso significa reconhecê-los como sujeitos de aprendizagem, levando em contasuas limitações, mas também suas possibilidades e principalmente suas especificidades e consequentes diferentes modos de aprender e de ensinar. Para que a educação especial se efetive como uma perspectiva inclusiva, as práticas pedagógicas escolares no âmbito da educação básica devem ser organizadas coletivamente na escola, preservando sempre o protagonismodo professor regente na condução dos processos de escolarização de todosos alunos. Porém, não é essa a dinâmica encontrada na maioria das escolas. A presença de estudantes com deficiência na escola do ensino regular tensiona ainda mais as discussões sobre a avaliação da aprendizagem, que será sempre tarefa do professor regente, daquele que planejou o processo de ensino/aprendizagem. Sem desconsiderar a importância derecursos específicos de acessibilidade ao espaço físico e à comunicação, além da adaptação de materiais pedagógicos às necessidades de cada aluno, é importante considerar que o processo de escolarização de tais sujeitos não pode se limitar à eliminação de barreiras, sejam elas físicas ,comunicacionais, informacionais ou mesmo atitudinais. É fundamental que esteja nas prioridades das práticas pedagógicas escolares a apropriação, por todos os alunos, dos conhecimentos historicamente produzidos. Para que tal apropriação ocorra, é necessário um trabalho pedagógico articulado entre os diferentes profissionais da escola.

Palavras-chave: Modalidade Educação Especial; Avaliação da aprendizagem; Educação Básica.

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Publicado

2012-11-09

Como Citar

Carneiro, M. S. C. (2012). <b>Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem de alunos da modalidade Educação Especial na Educação Básica</b>. Revista Educação Especial, 25(44), 513–530. https://doi.org/10.5902/1984686X7190

Edição

Seção

Dossiê: Avaliação em Educação Especial