<b>Educação Especial e avaliações em larga escala no município de Sobral (CE)</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X6535Palavras-chave:
Special education, Evaluation on a large scale, Inclusive educatiResumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6535
Este artigo objetiva discutir e analisar a participação dos alunos com deficiência da rede pública de ensino do município de Sobral-CE nos processos de avaliação em larga escala desenvolvidos naquele contexto. Decorre de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, realizado no âmbito da Secretaria de Educação municipal e em duas escolas, de maior e menor resultados no IDEB (2009). Os instrumentos de coleta de dados: análise de documentos, entrevista e observação; e como procedimento de tratamento, a análise de conteúdo. O referencial teórico discute a avaliação em larga escala no contexto brasileiro em articulação com a literatura sobre a avaliação dos processos de ensino destinados aos alunos com deficiência. São descritos o panorama da educação sobralense em geral e, ainda, dados sobre a educação especial. Os resultados da investigação discutem dois processos de avaliação em larga escala ocorridos naquela municipalidade: avaliação municipal e a Prova Brasil. No tocante ao primeiro, os sujeitos da pesquisa afirmam a participação dos alunos com deficiência mediante um mecanismo que impede que os resultados desses alunos prejudiquemos demais; são as denominadas “crianças da margem”. Na Prova Brasil, os sujeitos informaram novamente a participação desses alunos no teste nacional. Criticaram a adequação daquele instrumento para avaliar esse alunado específico, sugerindo a necessidade de desenvolvimento de instrumentos mais “pertinentes”. Por fim, infere-se que a avaliação em larga escala coloca em xeque o processo de escolarização vivenciado pelo alunado com deficiência de Sobral-CE, mostrando os desafios e as dificuldades das ações de inclusão escolar propostas naquela rede.
Palavras-chave: Educação especial; Avaliação em larga escala; Educação inclusiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).