Educação Especial e avaliações em larga escala no município de Sobral (CE)

Ana Paula Lima Barbosa Cardoso, Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6535

Este artigo objetiva discutir e analisar a participação dos alunos com deficiência da rede pública de ensino do município de Sobral-CE nos processos de avaliação em larga escala desenvolvidos naquele contexto. Decorre de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, realizado no âmbito da Secretaria de Educação municipal e em duas escolas, de maior e menor resultados no IDEB (2009). Os instrumentos de coleta de dados: análise de documentos, entrevista e observação; e como procedimento de tratamento, a análise de conteúdo. O referencial teórico discute a avaliação em larga escala no contexto brasileiro em articulação com a literatura sobre a avaliação dos processos de ensino destinados aos alunos com deficiência. São descritos o panorama da educação sobralense em geral e, ainda, dados sobre a educação especial. Os resultados da investigação discutem dois processos de avaliação em larga escala ocorridos naquela municipalidade: avaliação municipal e a Prova Brasil. No tocante ao primeiro, os sujeitos da pesquisa afirmam a participação dos alunos com deficiência mediante um mecanismo que impede que os resultados desses alunos prejudiquemos demais; são as denominadas “crianças da margem”. Na Prova Brasil, os sujeitos informaram novamente a participação desses alunos no teste nacional. Criticaram a adequação daquele instrumento para avaliar esse alunado específico, sugerindo a necessidade de desenvolvimento de instrumentos mais “pertinentes”. Por fim, infere-se que a avaliação em larga escala coloca em xeque o processo de escolarização vivenciado pelo alunado com deficiência de Sobral-CE, mostrando os desafios e as dificuldades das ações de inclusão escolar propostas naquela rede.

Palavras-chave: Educação especial; Avaliação em larga escala; Educação inclusiva.


Palavras-chave


Special education; Evaluation on a large scale; Inclusive educati

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6535

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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