Avaliação em larga escala de alunos com necessidades educacionais especiais no município de Londrina (PR)

Mariana Cesar Verçosa Silva, Silvia Márcia Ferreira Maletti

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6531

A presente pesquisa tem como objetivo analisar os índices de rendimento escolar e frequência nas avaliações em larga escala dos alunos necessidades educacionais especiais incluídos no sistema regular de ensino no município de Londrina-PR, no ano de 2007. Para tanto, foram utilizados os microdados da Prova Brasil (2007) e Enem (2007) disponibilizados pelo Instituto Nacionalde Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP. Tal proposta tevecomo foco a análise dos dados, a partir das variáveis: tipo de necessidade educacional especial, sexo, raça, idade, frequência na prova e desempenho. Os resultados apontam que apesar da implementação das políticas inclusivas, a participação dos alunos com necessidades educacionais especiais nas avaliações em larga escala é mínima, o que denota a ideia de ambiguidade entre discurso e prática inclusiva.

Palavras-chave: Avaliação em larga escala; Inclusão escolar; Necessidades educacionais especiais.


Palavras-chave


Large-Scale Assessment; School inclusion; Special educational needs.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6531

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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