<b>Avaliação em larga escala de alunos com necessidades educacionais especiais no município de Londrina (PR)</b>

Autores

  • Mariana Cesar Verçosa Silva Universidade Estadual de Londrina - Londrina, Paraná
  • Silvia Márcia Ferreira Maletti Universidade Estadual de Londrina - Londrina, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X6531

Palavras-chave:

Large-Scale Assessment, School inclusion, Special educational needs.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6531

A presente pesquisa tem como objetivo analisar os índices de rendimento escolar e frequência nas avaliações em larga escala dos alunos necessidades educacionais especiais incluídos no sistema regular de ensino no município de Londrina-PR, no ano de 2007. Para tanto, foram utilizados os microdados da Prova Brasil (2007) e Enem (2007) disponibilizados pelo Instituto Nacionalde Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP. Tal proposta tevecomo foco a análise dos dados, a partir das variáveis: tipo de necessidade educacional especial, sexo, raça, idade, frequência na prova e desempenho. Os resultados apontam que apesar da implementação das políticas inclusivas, a participação dos alunos com necessidades educacionais especiais nas avaliações em larga escala é mínima, o que denota a ideia de ambiguidade entre discurso e prática inclusiva.

Palavras-chave: Avaliação em larga escala; Inclusão escolar; Necessidades educacionais especiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Silva, M. C. V., & Maletti, S. M. F. (2012). <b>Avaliação em larga escala de alunos com necessidades educacionais especiais no município de Londrina (PR)</b>. Revista Educação Especial, 25(44), 417–434. https://doi.org/10.5902/1984686X6531

Edição

Seção

Dossiê: Avaliação em Educação Especial