O ensino de física para jovens com deficiência intelectual: uma proposta para facilitar a inclusão na escola regular

Autores

  • Angela Maria dos Santos Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba, Brasil / IFIMUP-IN, Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal
  • Paulo Simeão Carvalho Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto (IFIMUP-IN). Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal.
  • Janeide Lima Alecrim Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, Brasil / IFIMUP-IN, Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X27590

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Ensino de Física, Deficiência Intelectual

Resumo

Este trabalho é uma pesquisa que possui o intuito de encontrar e divulgar métodos que facilitem o processo de aprendizagem no ensino de Física, para jovens e adolescente, com deficiência intelectual e/ou défice cognitivo. O projeto foi desenvolvido com estudantes do terceiro ciclo do ensino público de Portugal, com idades entre quinze e dezessete anos, atendidos pela educação especial da escola, mas que frequentam sala de aula regular. O objetivo geral foi perceber quais os métodos e ferramentas pedagógicas que promovem ou facilitam a aprendizagem científica, considerando, neste caso, o ensino de Física. Foram escolhidos três estudantes de séries diferentes, com deficiências cognitivas de níveis diferentes e foram feitos encontros semanais individuais e avaliou-se, através de elementos que foram definidos como evidências do aprendizado, o que os diferentes métodos poderiam auxiliar na compreensão dos conceitos que haviam sido trabalhados em sala. Utilizou-se métodos distintos de ensino com diferentes ferramentas pedagógicas, apoiadas no trabalho de Vygotsky e, através da Taxonomia de Bloom, definiu-se o nível de aprendizagem para cada tópico trabalhado. Foi possível confirmar que para que exista realmente uma escola inclusiva é necessário que os métodos tradicionais de ensino sejam mudados, que os trabalhos em grupo e as tecnologias educacionais sejam utilizadas em sala de aula e que também sejam considerados currículos adaptados para cada caso.

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Santos, A. M. dos, Carvalho, P. S., & Alecrim, J. L. (2018). O ensino de física para jovens com deficiência intelectual: uma proposta para facilitar a inclusão na escola regular. Revista Educação Especial, 32, e19/ 1–18. https://doi.org/10.5902/1984686X27590

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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