Prescrição de tecnologia assistiva para alunos com deficiência física: uma investigação com professores de salas de recursos multifuncionais

Luciana Ramos Baleotti, Maria Carolina Pereira e Castro Perez, Mariana Dutra Zafani

Resumo


O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) que são equipadas com recursos da Tecnologia Assistiva (TA). Para o uso eficaz desses recursos faz-se necessário que o professor do AEE tenha conhecimentos prévios que subsidiem a sua utilização junto aos alunos com deficiência. Os objetivos deste estudo foram identificar o grau de satisfação do professor do AEE em relação a sua participação no processo que envolve o uso do recurso da TA; e a existência de parcerias com profissionais de outras áreas do conhecimento nesse processo. Participaram do estudo nove professoras de SRM todas com contato prévio com aluno com deficiência física (DF). Para a coleta de dados utilizou-se um questionário, constituído por três partes. Os resultados indicam que para o uso da TA junto ao aluno com DF a maioria das professoras mantém parceria com diferentes profissionais tais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. A falta de conhecimento e de capacitação continuada sobre recursos da TA, bem como a ausência de retorno por parte de alguns dos profissionais que mantém parceria são os principais motivos que impactam negativamente na satisfação em relação ao uso da TA. Os resultados deste estudo trazem subsídios para a compreensão de aspectos que podem melhorar a eficácia do uso da TA no contexto educacional. Além disso, suscitam reflexões sobre qual a maneira mais adequada de se efetivar parcerias colaborativas eficazes no âmbito educacional, as quais possam consequentemente, intensificar os seus benefícios para os alunos com deficiência.


Palavras-chave


Tecnologia assistiva; Sala de recursos multifuncionais; Deficiência física.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X23460

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________