Prescrição de tecnologia assistiva para alunos com deficiência física: uma investigação com professores de salas de recursos multifuncionais

Autores

  • Luciana Ramos Baleotti Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília, SP.
  • Maria Carolina Pereira e Castro Perez
  • Mariana Dutra Zafani Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília, SP.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X23460

Palavras-chave:

Tecnologia assistiva, Sala de recursos multifuncionais, Deficiência física.

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) que são equipadas com recursos da Tecnologia Assistiva (TA). Para o uso eficaz desses recursos faz-se necessário que o professor do AEE tenha conhecimentos prévios que subsidiem a sua utilização junto aos alunos com deficiência. Os objetivos deste estudo foram identificar o grau de satisfação do professor do AEE em relação a sua participação no processo que envolve o uso do recurso da TA; e a existência de parcerias com profissionais de outras áreas do conhecimento nesse processo. Participaram do estudo nove professoras de SRM todas com contato prévio com aluno com deficiência física (DF). Para a coleta de dados utilizou-se um questionário, constituído por três partes. Os resultados indicam que para o uso da TA junto ao aluno com DF a maioria das professoras mantém parceria com diferentes profissionais tais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. A falta de conhecimento e de capacitação continuada sobre recursos da TA, bem como a ausência de retorno por parte de alguns dos profissionais que mantém parceria são os principais motivos que impactam negativamente na satisfação em relação ao uso da TA. Os resultados deste estudo trazem subsídios para a compreensão de aspectos que podem melhorar a eficácia do uso da TA no contexto educacional. Além disso, suscitam reflexões sobre qual a maneira mais adequada de se efetivar parcerias colaborativas eficazes no âmbito educacional, as quais possam consequentemente, intensificar os seus benefícios para os alunos com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Ramos Baleotti, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília, SP.

Terapeuta Ocupacional, Doutora em Educação, Docente do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília, SP.

Maria Carolina Pereira e Castro Perez

Terapeuta Ocupacional do Centro Especializado de Terapia e Estimulação (CETE), Campinas, São Paulo.

Mariana Dutra Zafani, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília, SP.

Terapeuta Ocupacional. Doutoranda em Educação.

Downloads

Publicado

2018-06-06

Como Citar

Baleotti, L. R., Perez, M. C. P. e C., & Zafani, M. D. (2018). Prescrição de tecnologia assistiva para alunos com deficiência física: uma investigação com professores de salas de recursos multifuncionais. Revista Educação Especial, 31(61), 371–386. https://doi.org/10.5902/1984686X23460

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua