Análise macroscópica ambiental de poços rasos com água de consumo humano em propriedades rurais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X70125

Palavras-chave:

Grau de preservação, Qualidade da água, Uso e ocupação do solo

Resumo

A água é um recurso natural essencial para a manutenção de vida e sua qualidade é influenciada pelo uso e ocupação do solo dentro de uma bacia hidrográfica, sendo que sua qualidade interfere diretamente na saúde e bem estar de uma população. O presente estudo teve por objetivo realizar a análise macroscópica ambiental em poços rasos de propriedades rurais distribuídas entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, contemplando a Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai. O período de avaliação dos parâmetros macroscópicos ocorreu no mês de abril/2021. Foram avaliados de forma visual as características físicas da água e o estado de preservação dos poços rasos e o seu entorno em propriedades rurais possuindo uso e ocupação do solo predominante através da produção leiteira, atividade de suinocultura e culturas de época (culturas agrícolas). Como resultados obtidos para a análise macroscópica ambiental, através da ponderação das características observadas em cada parâmetro acerca do estado de preservação dos poços rasos, verificou-se que os mesmos apresentaram diferentes classificações, variando da classe ótima a ruim, sendo possível identificar as principais fontes causadoras de impactos negativos nos locais avaliados (estado da vegetação, uso por animais, proteção da área e proximidade de residências). Portanto, é necessário que os produtores rurais realizem medidas de proteção e cuidados no entorno daqueles poços rasos que apresentaram classificações inferiores, Razoável (38,10%) e Ruim (19,09%), visando melhorar as suas condições e aspectos que influenciam diretamente na qualidade da água de consumo humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Isabel Schneider, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheira Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria- Campus Frederico Westphalen. Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental - Campus Frederico Westphalen (PPGCTA, UFSM-FW). Desenvolveu a pesquisa de mestrado na área de monitoramento ambiental em que trabalhou com a qualidade da água utilizada para o consumo humano avaliando a qualidade física, química e microbiológica da água, bem como a presença de contaminantes ambientais emergentes (fármacos e agrotóxicos). Possui experiência no mercado de trabalho da consultoria ambiental. Atualmente encontra-se realizando doutorado acadêmico em Engenharia Ambiental (linha de pesquisa Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Vanessa Faco Tarone, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em andamento em Engenharia Ambiental e Sanitária.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Kéli Hofstätter, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheira Ambiental e Sanitarista pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Frederico Westphalen e Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, desde o ano de 2021. Mestranda da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UFSM - Campus Frederico Westphalen. Integra o grupo de Monitoramento Ambiental do CNPq que tem como líder a docente Dra Jaqueline Ineu Golombieski da UFSM - Campus Frederico Westphalen.

Ingrid Daniela Pacheco Batista, Universidade Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Engenheira Ambiental e Sanitarista pela Universidade Federal de Santa Maria (2022). Técnica em Alimentos pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto (2017). Possui experiência laboratorial nas áreas de qualidade da água para consumo humano, tratamento de água e tratamento de efluentes industriais. Trabalha com monitoramento da qualidade de água subterrânea e superficial através de análises físico-químicas e microbiológicas. Atualmente desenvolve pesquisas voltadas a integração da água subterrânea e superficial.

Milena Braitenbach Moura, Universidade Federal de Santa Maria

Técnica em Química com ensino médio integrado pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi; acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFSM-FW.

Marcos Toebe, Universidade Federal de Santa Maria

Realizei graduação em Administração e graduação, mestrado e doutorado em Agronomia com ênfase em produção vegetal, na Universidade Federal de Santa Maria. Fui Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa, campus de Itaqui-RS, na área de Estatística e Experimentação Agrícola entre 2013 e 2017, tendo ministrado aulas nos cursos de Graduação em Agronomia, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Engenharia de Agrimensura. Fui coordenador do curso de Agronomia, membro da Comissão Local de Pesquisa da Unipampa - campus Itaqui, tutor do Programa de Educação Tutorial PET AGRO e líder do Grupo de Pesquisa em Estatística e Experimentação Agronômica - GPEEA (UNIPAMPA/UFSM). Realizei novo concurso público tendo sido aprovado com média final 9,78 e atualmente sou Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria nas áreas de Estatística, Experimentação Agrícola e Melhoramento Vegetal junto ao Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais. Sou professor permanente nos dois programas de pós-graduação da UFSM-FW (PG Agronomia - Agricultura e Ambiente - Mestrado e PG em Ciência e Tecnologia Ambiental - Mestrado), Coordenador Substituto do Curso de Pós-Graduação em Agronomia - Agricultura e Ambiente, membro do corpo editorial de três revistas científicas, revisor de periódicos e de projetos de fomento nas ciências agrárias, com 94 artigos publicados, 190 trabalhos em congressos científicos e 30 projetos conduzidos e/ou em andamento. As principais atividades de pesquisas em andamento são relacionadas à planejamentos experimentais, modelos biométricos aplicados ao melhoramento de plantas e modelagem de crescimento e desenvolvimento de culturas agrícolas e plantas de cobertura em áreas de várzea e de coxilha.

Willian Fernando de Borba, Universidade Federal de Santa Maria

Técnico em Agropecuária (2005/2007), Engenheiro Ambiental e Sanitarista (2009/2014), Mestre em Engenharia Ambiental (2014/2016) e Doutor em Engenharia Civil - Na área de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2017/2019), ambos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Desenvolve pesquisas nas áreas de hidrogeologia, resíduos sólidos, com ênfase em aterros sanitários, cemitérios, contaminação de solo e da água. Atualmente é professor Adjunto do campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen - RS, coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental - PPGCTA/UFSM. É Presidente do colegiado e NDE do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Membro Titular do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, Conselho de Campus, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE/UFSM) e Membro do Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (COMEPE/UFSM). Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) desde Fevereiro de 2023. Está lotado no Departamento de Engenharia e Tecnologia Ambiental - DETA, ministrando disciplinas nos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Agronomia e EAD Licenciatura em Educação Indígena. 

Jaqueline Ineu Golombieski, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), Mestrado em Zootecnia na área de Fisiologia de Peixes pela UFSM (2001) e Doutorado em Agronomia na área de Impactos Ambientais dos Agrotóxicos utilizados na lavoura arrozeira sobre a comunidade aquática, com ênfase em vertebrados (peixes) e Invertebrados (Zooplâncton) pela UFSM (2006). Tem Pós-Doutorado na área de Levantamento de Ácidos Graxos de arroz visando Melhoramento Genético de Cultivares. Em 2013 concluiu seu segundo Doutorado na área de Ciências Biológicas - Biodiversidade Animal também pela UFSM trabalhando com parâmetros de qualidade de água e comportamento de jundiás. Possui experiência na área de Zoologia, onde ministrou aula para os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, com ênfase Zoologia Geral, Fisiologia Animal, Piscicultura e Rizipiscicultura. A docente ministra disciplinas para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e no Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) sendo atualmente Professor Adjunto da UFSM - Campus de Frederico Westphalen. Atua na área de Monitoramento Ambiental em Recursos Hídricos, desenvolvendo trabalhos principalmente nos seguintes temas: peixes, microcrustáceos, ecotoxicologia, pesticidas, parâmetros de qualidade da água para abastecimento humano e animal. 

Referências

ATHAYDES, T. V. S.; PAROLIN, M.; CRISPIM, J. de Q. Análise macroscópica de nascentes protegidas por meio de técnica Solo-Cimento nos municípios de Campo Mourão e Luiziana, PR. Terrae Didática, Campinas-SP, v. 18, p. 1-8, 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8670816. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8670816. Acesso em: 29 mar. 2023.

BACKER, L. C.; TOSTA, N. Direct from CDC: Unregulated drinking water initiative for environmental surveillance and public health. Journal of Environmental Health, [S.l], v. 73, n. 7, p. 31-32, 2011. Disponível em: https://www.scopus.com/record/display.uri?eid=2-s2.0-79953305369&origin=inward&txGid=91e220af8425de664dd754b8b04eecc9. Acesso em: 31 mar. 2023.

BADEENEZHAD, A.; TABATABAEE, H. R.; NIKBAKHT, H.; RADFARD, M.; ABBASNIA, A.; BAGHAPOUR, M. A.; ALHAMD, M. Estimation of the groundwater quality index and investigation of the affecting factors their changes in Shiraz drinking groundwater, Iran. Groundwater for Sustainable Development, [S.l], v. 11, 100435, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.gsd.2020.100435. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352801X19302796?via%3Dihub. Acesso em: 29 mar. 2023.

BECKAUSER, M. C.; NAKASCHIMA, P.; SILVA, L. M. A utilização de análise macroscópica de nascente como ferramenta de educação ambiental. Revista brasileira de Educação Ambiental, [S.l], v. 14, n. 2, p. 252-267, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2635. Acesso em: 30 mar. 2023.

BOTELHO, C. G.; CAMPOS, C. M.; VALLE, R. H. P.; SILVEIRA, I. A. Recursos naturais renováveis e impacto ambiental: água. Lavras: UFLA/FAEPE, 2001. 187 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano.Secretaria de Vigilância em Saúde. Brasília: 2006, 212 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/vigilancia_controle_qualidade_agua.pdf. Acesso em: 04 jan. 2022.

BREMER, J. E.; HARTER, T. Domestic wells have high probability of pumping septic tank leachate. Hydrology and Earth System Sciences, [S.l], v. 16, p. 2453-2467, 2012. DOI: https://doi.org/10.5194/hess-16-2453-2012. Disponível em: https://hess.copernicus.org/articles/16/2453/2012/hess-16-2453-2012.pdf. Acesso em: 31 mar. 2023.

BHUIYAN, C.; RAY, P. K. C. Groundwater Quality Zoning in the Perspective of Health Hazards. Water Resour Manage, [S.l], v. 31, p. 251-267, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s11269-016-1522-4. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11269-016-1522-4#citeas. Acesso em: 31 mar. 2023.

CABANELAS, I. T. D.; MOREIRA, L. M. A. Estudo sobre o estado de preservação das nascentes do rio Sapato, Lauro de Freitas-BA. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, Salvador, v.6, n.2, p.160-162, 2007. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v6i2.4192.CEMBRANEL, A. S. et al. Qualidade ambiental de nascente em área urbana. Tecnologia e Ambiente, [S.l], v. 25, p.145, 2019. DOI: https://doi.org/10.18616/ta.v25i0.4589. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/4192. Acesso em 31 mar. 2023.

CARVALHO, C. G. dos S.; PORTO, R. A.; OLIVEIRA, U. R. Avaliação macroscópica de impactos ambientais em nascentes do Rio de Ondas no Oeste da Bahia. Revista Geociências, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 831-845, 2020. DOI: 10.5016/geociencias.v39i03.15074. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/geociencias/article/view/15074. Acesso em: 05 jan. 2021.

FRANCO, M. L.; CASTRO, M. A. B.; GUIMARÃES, M. A. A.; OLIVEIRA, G. H. B.; SILVA, R. S. S. S .Proposta de dispositivo de baixo custo para monitoramento de qualidade da água. Communications and Innovations Gazette, Santa Maria, v.5, n.1, p.44-55, 2021. DOI:10.5902/2448190462024. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/62024. Acesso em: 05 jan. 2021.

ÇAVUŞ, A.; ŞEN, F. Chemical and microbiological properties of Lake Aygır in Turkey and usage of drinking, fisheries, and irrigation. Brazilian Journal of Biology, São Paulo, v. 83, p. 1-9, 2023. DOI: 10.1590/1519-6984.244494. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bjb/a/FLhvczgfChNLFFKjBxH6qxy/?lang=en#. Acesso em: 05 jan. 2021.

CHATANGA, P.; NTULI, V.; MUGOMERI, E.; KEKETSI, T.; CHIKOWORE, N. V. T. Situational analysis of physico-chemical, biochemical and microbiological quality of water along Mohokare River, Lesotho. Egyptian Journal of Aquatic Research, [S.l], v. 45, p. 45-51, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejar.2018.12.002. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1687428518300876?via%3Dihub. Acesso em: 29 mar. 2023.

COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Significado ambiental e sanitário das variáveis de qualidade das águas e dos sedimentos e metodologias analíticas e de amostragem. Qualidade das águas interiores no Estado de São Paulo. São Paulo: CETESB, v. 1, n. Série Relatórios, 53 p. 2016.

COELHO, S. C.; DUARTE, A. N.; AMARAL, L. S.; SANTOS, P. M. dos; SALLES, M. J.; SANTOS, J. A. A. dos; SOTERO-MARTINS, A. Monitoramento da água de poços como estratégia de avaliação sanitária em Comunidade Rural na Cidade de São Luís, MA, Brasil. Revista Ambiente e Água, Taubaté, n. 12, v. 1, p. 157-167, 2017. DOI: 10.4136/ambi-agua.1962. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ambiagua/a/q6YqwDvZ5ctjNMYs3fzD8bg/?lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2021.

COMITÊ IBICUÍ. Região hidrográfica do Rio Uruguai. Bacia Hidrográfica. Alegrete – RS, 2018. Disponível em: http://www.comiteibicui.com.br/bh_002.html. Acesso em: 28 jan. 2022.

FELIPPE, M. F.; MAGALHÃES JÚNIOR, A. P. Impactos ambientais macroscópicos e qualidade das águas em nascentes de parques municipais em Belo Horizonte/MG. Geografias, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 08-23, 2012. DOI: 10.35699/2237-549X%20.13336. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/13336. Acesso em: 27 nov. 2021.

FERRAZ, F.; LAGO, G. M. T.; BARGOS, D. C. Mapeamento e classificação do nível de degradação das nascentes da microbacia do ribeirão dos passos (mbrp) como subsídio ao planejamento ambiental. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 18, n. 64, p. 78-90, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40913. Acesso em: 29 mar. 2023.

FONSECA, A. R.; GONTIJO, R. A. N. Impactos ambientais macroscópicos e qualidade microbiológica das águas em nascentes da área urbana de Santo Antônio do Monte – MG. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, Curitiba, v. 10, n. 20, p. 87-101, 2021. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:AicEf5Hdj5AJ:https://www.revistasuninter.com/revistameioambiente/index.php/meioAmbiente/article/view/966/456&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 29 mar. 2023.

FREITAS, A. R. de. Degradação ambiental na bacia hidrográfica do Rio das Antas, Sudeste do Paraná: análise quantitativa e qualitativa mediante a utilização da metodologia do IDA. Revista GEOgrafias, [S.l], v. 28, n. 1, p. 22-42. 2020. DOI: 10.35699/2237-549X%20.2020.21485. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/21485#:~:text=A%20metodologia%20adotada%20na%20an%C3%A1lise,declividade%20e%20a%20press%C3%A3o%20demogr%C3%A1fica. Acesso em: 10 ago. 2023.

Fundação Nacional de Saneamento. Manual de saneamento. FUNASA: 2004. Disponível em: http://www.funasa.gov.br/sitefunasa/pub/pub00.htm. Acesso em: 10 ago. 2023.

GALVAN, K. A.; MEDEIROS, R. C.; NETO, R. P. M.; LIBERALESSO, T. GOLOMBIESKI, J. I.; ZANELLA, R. Análise ambiental macroscópica e a qualidade da água de nascentes na bacia do Rio São Domingos/SC, Brasil. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, Aracaju, v. 11, n. 1, p. 165-176, 2020. DOI:10.6008/CBPC2179-6858.2020.001.0016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338837870_Analise_ambiental_macroscopica_e_a_qualidade_da_agua_de_nascentes_na_bacia_do_Rio_Sao_DomingosSC_Brasil. Acesso em: 18 out. 2021.

GOMES, P. M.; MELO, C. de; VALE, V. S. do. Avaliação dos impactos ambientais em nascentes na cidade de Uberlândia – MG: Análise Macroscópica. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 17, n. 32, p. 103-120, 2005. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9169/5638. Acesso em: 12 dez. 2021.

HAMED, E. A. E.; KHALED, A.; AHDY, H.; AHMED, H. O.; RAZEK, F. A. A. Health risk assessment of heavy metals in three invertebrate species collected along Alexandria Coast, Egypt. Egyptian Journal of Aquatic Research, [S.l], v. 46, p. 389-395, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejar.2020.11.001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1687428520300959?via%3Dihub. Acesso em: 31 mar. 2023.

HORA, A. B.; LIMA, A. S.; MELO, C. M. de; CAVALCANTI, E. B.; MARQUES, M. N. Socio-environmental aspects and diseases related to contaminated water in vulnerable communities in the Northeast of Brazil. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista – SP, v. 10, n. 10, e458101019044, 2021. DOI:10.33448/rsd-v10i10.19044. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19044. Acesso em: 20 jan. 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Malha Municipal. Downloads. Município_2017. Geociências. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/malhas-territoriais/15774-malhas.html?=&t=downloads. Acesso em: 10 jan. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Malha Municipal. Downloads. Município_2020. Geociências. Rio de Janeiro: IBGE: 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/malhas-territoriais/15774-malhas.html?=&t=downloads. Acesso em: 10 jan. 2020.

ISMAIL, A. H.; SHAREEF, M. A.; ALATAR, F. M. Hydrochemistry of Groundwater and its Suitability for Drinking and Irrigation in Baghdad, Iraq. Environmental Processes, [S.l], v. 6, p. 543-560, 2019. https://doi.org/10.1007/s40710-019-00374-x. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40710-019-00374-x. Acesso em: 31 mar. 2023.

LAZAROTTO, D.; VOLPATTO, F.; GOLOMBIESKI, J. I.; HOFSTÄTTER, K.; BAUCHSPIESS, K.; SCHNEIDER, S. I.; TARONE, V. F. Análise da potabilidade da água em poços rasos no município de Caiçara no Rio Grande do Sul. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 42, e86, p. 1-8, 2020. DOI: 10.5902/2179460X40496. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/40496/html. Acesso em: 18 out. 2021.

LEAL, J. T. C. P. Água para consumo humano na propriedade rural. Belo Horizonte: EMATER-MG, 2012. 18 p. Disponível em: https://www.emater.mg.gov.br/doc/intranet/upload/DETEC_Ambientalcartilha%20%C3%A1gua%20para%20consumo%20na%20propriedade%20rural.pdf. Acesso em: 31 jan. 2022.

LEAL, M. S. et al. Caracterização hidroambiental e nascentes. Revista Ambiente & Água, Taubaté, v.12, n.1, p.146-155, 2017. DOI: 10.4136/ambi-agua.1909. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ambiagua/a/SdCmZSRf6NjVktjxN8cVLft/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 jan. 2022.

LEMOS, L. C. A. L; FERREIRA, L. L. N.; LYRA, D. L. de. Variabilidade espacial de atributos do solo indicadores de degradação ambiental em microbacia hidrográfica. Revista Agro@ambiente On-line, Boa Vista – RR, v. 11, n. 1, p. 11-20, janeiro – março, 2017. DOI: 10.18227/1982-8470ragro.v11i1.3413. Disponível em: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/3413. Acesso em: 12 jan. 2022.

LIRA, M. V.; SOUTO, M. V. Silva; DUARTE, C. R. Análise Multitemporal da Dinâmica da Paisagem para os Municípios de Barroquinha e Chaval, Noroeste do Estado do Ceará - Brasil, pelo Uso e Cobertura da Terra. Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ, v. 42, n. 1, p. 471-482, 2019. Disponível em: https://ppegeo.igc.usp.br/index.php/anigeo/article/view/13151. Acesso em: 14 nov. 2021.

MALAQUIAS, G. B.; CÂNDIDO, B. B. Avaliação dos impactos ambientais em nascentes do Munícipio de Betim, MG: análise macroscópica. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, [S.l], v.3, n.2, p. 51-65, 2013. DOI: https://doi.org/10.22292/mas.v3i2.174. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistameioambiente/index.php/meioAmbiente/article/view/174. Acesso em: 29 mar. 2023.

MARCHINI, D. M.; CARNEIRO, V. A.; SOUZA, J. C. Análise ambiental macroscópica do Córrego dos Macacos em Terezópolis de Goiás (GO) – Um relato de experiência. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas, [S.l], v. 1, n. 33, 2021. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:KGySNE4IQWYJ:https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/12776/9248&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 30 mar. 2023.

MARTELLI, A. Educação ambiental aliada ao método de recuperação por plantio em uma nascente localizada na área urbana do município de Itapira – SP. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental – REGET, Santa Maria – RS, v. 17, n. 17, p. 3357- 3365, 2013. DOI: https://doi.org/10.5902/2236117010889. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/10889?source=/reget/article/view/10889. Acesso em: 30 mar. 2023.

MATTOS, M. L. T.; SILVA, M. D. da. Controle da Qualidade Microbiológica das Águas de Consumo na Microbacia Hidrográfica Arroio Passo do Pilão. Comunicado Técnico Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Embrapa: Pelotas, p. 3, 2002. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/31545/1/comunicado61.pdf. Acesso em: 14 dez. 2021.

MEDEIROS, T. F.; SILVA, F. R. da; MORANDI, E. R.; NASCIMENTO, P. C.; DUTRA, A. R.; STACHIW, R. Avaliação da qualidade de água de nascentes sob diferentes ocupações do solo. Revista Brasileira de Ciências da Amazônia, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 14 – 28, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cerne/a/fwFZsKZV4mVXqLX98sYtcHb/?lang=pt. Acesso em: 25 nov. 2021.

MUHAMMAD, D.; USMAN, Q. A. Heavy metal contamination in water of Indus River and its tributaries, Northern Pakistan: evaluation for potential risk and source apportionment. Toxin Rewiews, [S.l.], v. 41, p. 380-388, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/15569543.2021.1882499. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15569543.2021.1882499?journalCode=itxr20. Acesso em: 29 mar. 2022.

OLIVEIRA NETA, M. R. de. Recursos hídricos: água um bem precioso para a humanidade. Conteúdo Jurídico, Brasília - DF, 2013. Disponível em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/34680/recursos-hidricos-agua-um-bem-precioso-para-a-humanidade. Acesso em: 17 jan. 2022.

PINTO, L. V. A.; BOTELHO, S. A.; DAVIDE, A. C.; FERREIRA, E. Estudo das nascentes da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Santa Cruz, Lavras, MG. Scientia Forestalis, Piracicaba, n. 65, p. 197-206, 2004. Disponível em: https://www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr65/cap19.pdf. Acesso em: 05 jan. 2022.

PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E. Biologia da conservação. Londrina - PR: Editora Vida, 2007. 327p.

RANGEL, A. R. M.; OLIVEIRA, V. P. S.; MOREIRA, M. A. C. O programa rio rural no estado do Rio de Janeiro: a experiência na microbacia canal Jurumirim, município de Macaé. Revista Monografias Ambientais-REMOA/UFSM, Santa Maria, v. 15, n.1, p. 302-322, 2006. DOI: https://doi.org/10.5902/2236130819948. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/19948. Acesso em 29. Mar. 2023.

REIS, A. L. M.; COSTA, T. T. da; PINTO, M. G. F.; FARIA, A. L. L. de; COSTA, L. M. da; BERNARDES, R. C. Parâmetros macroscópicos para avaliação do estado de conservação de nascentes em área de proteção ambiental. Humboldt - Revista de Geografia Física e Meio Ambiente, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, e55667, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/humboldt/article/download/55667/39448. Acesso em: 30 mar. 2023.

RESENDE, K. M. G. de; ALCANTRA, E.; FONSECA, L. R. da; MARQU, R. F. P. V. Análise macroscópica como subsídio para um plano de manejo de uma nascente urbana no Sul de Minas Gerais. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 24, n. 49, p. 260-277, 2020. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/481/261. Acesso em: 25 nov. 2021.

ROCHA, B. F.; FONSECA, A. R.; SOUSA, F. F. Análise Macroscópica e Parâmetros Microbiológicos de nascentes da área urbana de Cláudio, Minas Gerais, Brasil. Conexão Ciência, [S.l.] v. 12, n. 3, p. 17-33, 2017. DOI: 10.24862/cco.v12i3.567. Disponível em: https://periodicos.uniformg.edu.br:21011/ojs/index.php/conexaociencia/article/view/567. Acesso em: 12 fev. 2022.

SALEEM, M.; IQBAL, J.; SHAH, M. H. Seasonal variations, risk assessment and multivariate analysis of trace metals in the freshwater reservoirs of Pakistan. Chemosphere, [S.l.], v. 216, p. 715-724, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chemosphere.2018.10.173. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0045653518320447?via%3Dihub. Acesso em: 29 mar. 2023.

SANTOS, L. B. dos.; SANTOS, E. O.; SCHWANTZ, P. I.; BOHRER, R. E. G.; PRESTES, M. M. B.; LARA, D. M. DE. Análise ambiental de nascentes do bairro Fontes no município de Soledade (RS), Brasil. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, Maringá-PR, v. 14, Supl. 2, e8771, 2021. DOI: DOI: 10.17765/2176-9168.2021v14Supl.2.e8771. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/rama/article/view/8771/6852. Acesso em: 30 mar. 2023.

SCHLEDER, A. A.; VARGAS, L. M. P.; HANSEL, F. A.; FROEHNER, S.; PALAGANO, L. T.; FILHO, E. F. da R. Evaluation of occurrence of NO3- , Coliform and atrazine in a karst aquifer, Colombo, PR. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Porto Alegre, v. 22, e20, 2017. DOI: 10.1590/2318-0331.0117160452. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbrh/a/m8q43hMXGKTWty7fGcLgJsr/?lang=en. Acesso em: 26 jan. 2022.

SCHNEIDER, S. I.; GOLOMBIESKI, J. I.; SEBEN, D.; MENEGAZZO, K. C.; WASTOWSKI, A.D.; BORBA, W. F.; DECEZARO, S. T.; MEDEIROS, R. C. Water Quality In Individual Groundwater Supply Systems In Southern Brazil. Ciência e Natura, [S.l.], v. 43, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/65195. Acesso em: 10 jan. 2022.

SEBEN, D.; TOEBE, M.; WASTOWSKI, A. D.; HOFSTÄTTER K.; VOLPATTO, F.; ZANELLA, R.; PRESTES, O. D.; GOLOMBIESKI, J. I. Water quality variables and emerging environmental contaminant in water for human consumption in Rio Grande do Sul, Brazil. Environmental Challenges, [S.l.], v. 5, 100266, 2021. DOI: 10.1016/j.envc.2021.100266. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2667010021002456. Acesso em: 03 mar. 2022.

SILVA, T. S. S.; BRITO, P. L. C.; SANTOS, C. G.; MAGALHÃES, I. D.; SOUZA, R. B.; ALMEIDA, C. A. Diagnóstico ambiental de nascentes na bacia hidrográfica do Rio Piauí, Alagoas. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S.l], v. 13, n. 3, p. 399-403, 2018. DOI: 10.18378/rvads.v13i3.5844. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329037113_Diagnostico_ambiental_de_nascentes_na_bacia_hidrografica_do_Rio_Piaui_Alagoas#fullTextFileContent. Acesso em: 29 mar. 2023.

WU, J.; ZHANG, Y.; ZHOU, H. Groundwater chemistry and groundwater quality index incorporating health risk weighting in Dingbian County, Ordos basin of northwest China. Geochemistry, Jena, v. 80, ed. 4, p. 125607, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0009281919301229. Acesso em: 17 jan. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Schneider, S. I., Tarone, V. F., Hofstätter, K., Batista, I. D. P., Moura, M. B., Toebe, M., Borba, W. F. de, & Golombieski, J. I. (2023). Análise macroscópica ambiental de poços rasos com água de consumo humano em propriedades rurais no Brasil. Ciência E Natura, 45, e38. https://doi.org/10.5902/2179460X70125

Edição

Seção

Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.