O programa Rio Rural no estado do Rio de Janeiro: a experiência na microbacia canal Jurumirim, município de Macaé

Autores

  • Ana Rita Moreira Rangel Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ
  • Marcos Antonio Cruz Moreira Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130819948

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Ambiental, Metodologia participativa

Resumo

Do ponto de vista físico, microbacia hidrográfica é uma unidade geográfica delimitada por uma rede de drenagem (córregos) que deságua em um rio principal. O Rio Rural é um programa de financiamento que usa a metodologia participativa para sua implementação. No início do processo os membros da microbacia se reúnem em grupos de interesse elegendo seus representantes para comporem o chamado Comitê Gestor da Microbacia, o COGEM, que acompanhará o técnico executor em todas as fases do programa, até o controle. Várias práticas são incentivadas, entre elas a Proteção de nascentes (isolamento com cerca); A comunidade trabalhada nesse estudo é o Assentamento Prefeito Celso Daniel, que possui 204 famílias. Já foram elaborados 35 PIDs (Planos Individuais de Desenvolvimento) e liberados aproximadamente R$ 89.098,00 em recursos, com incentivo de 38 subprojetos. Se observou que de modo geral a comunidade encontra-se satisfeita com o incentivo financeiro proporcionado pelo programa. A percepção do ganho ambiental é bastante alta, bem como ansiedade dos envolvidos em que todos sejam contemplados pois o número de famílias é alto. O maior problema atualmente são os beneficiários que se encontram com as prestações de contas e implantação dos projetos fora dos prazos estipulados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rita Moreira Rangel, Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ

Mestranda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense desde 2014. Mestre em Fitotecnia e Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa, Técnica em Agropecuária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Vicente de Paulo Santos de Oliveira, Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (1988), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1996) (onde trabalhou em sua dissertação com manejo de irrigação) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2003) (onde trabalhou na Área de Concentração em Recursos Hídricos e Ambientais). É professor Titular do Instituto Federal Fluminense, antigo Cefet Campos, onde foi Diretor da Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental de 2007 a 2008. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Conservação de Solo e Água, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, conservação de água e solo, meio ambiente e educação ambiental. Atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense. É Coordenador adjunto do Núcleo de Pesquisa Aplicada Sudeste 01 na Politica de Formação Humana na Pesca Marinha, Continental e Aquicultura Familiar / Portos e Navegação (Sudeste I) e coordenador do Núcleo de Pesquisas em Gestão Ambiental (NPGA). É conselheiro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul CBHBPS e da Estação Ecológica Estadual Guaxindiba. Foi Diretor do Departamento de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Campos Centro e atualmente é Diretor do campus Rio Paraíba do Sul - Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA). É Diretor Geral do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes do IFFluminense - Portaria MEC Nº 819 de 13/8/2015.

Marcos Antonio Cruz Moreira, Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ

Graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Professor Titular do Instituto Federal Fluminense (IFF). Atua nos curso de Engenharia de Controle e Automação e no Mestrado em Engenharia Ambiental do IFF. Desenvolve projetos nas linhas de pesquisa de Energias Renováveis, protótipos inovadores para Engenharia Ambiental, Elementos Finitos e Estatística Aplicada.

Referências

ALVES, S. C. A água como elemento fundamental da paisagem em microbacias. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 21, n. 207, p. 9-14, nov./dez. 2000.

BRASIL. Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965. Institui o novo Código Florestal. Diário Oficial da União, Brasília, 16 set. 1965.

BRASIL. Portaria n. 36 do Ministério da Saúde, de 19 de janeiro de 1990. Diário Oficial da União 1990; 23 jan.

BRASIL. Resolução CONAMA n. 357/2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial da União 2005; 18 mar.

CEDRO. Plano de Desenvolvimento Sustentável do Assentamento Prefeito Celso Daniel –PDA. Macaé, mimeo. 2006.

FRANCO, R. A. M. & HERNANDEZ, F. Qualidade da água para irrigação na microbacia do Coqueiro, 2009.

GOMES, M. A.; LANI, J. L.; COSTA, L. M.; PONTES, L. M.; FIGUEREDO, N. A. E BARDALES, N. G. Solos, manejo e aspectos hidrológicos na bacia hidrográfica do Araújos, Viçosa – MG. Revista Árvore. v.36, n.1, p.93-102, 2012.

KUMMER, L. Metodologia participativa no meio rural: uma visão interdisciplinar: Conceitos, ferramentas e vivências. Salvador, 2007.

PINTO, L. V. A., de ROMA, T. N., BALIEIRO, K. R. de C. Avaliação qualitativa da água de nascentes com diferentes usos do solo em seu entorno. Cerne, Lavras, v. 18, n. 3, p. 495-505, jul./set. 2012.

RAMOS, P. R.; RAMOS, L. A.; LOCH, C. Sensoriamento remoto como ferramenta para a gestão ambiental e o desenvolvimento local. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO, 2004, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2004. p. 1-7.

RIO RURAL. Rio Rural alcança meta de 2016 nascentes protegidas um ano antes do previsto. Rio de Janeiro, 05 de agosto de 2015. Disponível em http://www.microbacias.rj.gov.br/pt/noticia/810/rio-rural-alcanca-meta-de-2016-nascentes-protegidas-um-ano-antes-do-previsto#sthash.56WPTprd.dpuf. Acesso em 07 de agosto de 2015.

Da ROCHA, C. M. ; RODRIGUES, L. D. S. ; COSTA, C. C. ; De OLIVEIRA, P. R. ; Da SILVA, I. J. ; De JESUS, É. F. M. ; ROLIM, R. G. Cadernos de Saúde Publica, 2006, Vol.22(9), pp.1967-1978

De SOUZA, L. M. ; FARIA, R. A. V. B. ; BOTELHO, S. A. ; FONTES, M. A. L. ; FARIA, J. M. R. Potencial da regeneração natural como método de restauração do entorno de nascente perturbada. Cerne, October 2012, Vol.18(4), pp.565-576 ScienceDirect (Elsevier B.V.)

VERDEJO, M. E. Diagnóstico Rural Participativo: guia prático DRP. Brasília: MDA/Secretaria da Agricultura familiar. 2007.

Downloads

Publicado

2015-12-07

Como Citar

Rangel, A. R. M., Oliveira, V. de P. S. de, & Moreira, M. A. C. (2015). O programa Rio Rural no estado do Rio de Janeiro: a experiência na microbacia canal Jurumirim, município de Macaé. Revista Monografias Ambientais, 15(1), 302–322. https://doi.org/10.5902/2236130819948

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.