Potencial de Contaminação do Solo em Cemitério na Cidade de Seberi – RS

Authors

  • Pedro Daniel da Cunha Kemerich UFSM/CESNORS
  • Natana Schmachtenberg UFSM
  • Cristiane Graepin UFSM
  • Willian Fernando de Borba UFSM
  • Ademir Eloi Gerhardt UFSM
  • Carlos Eduardo Balestrin Flores UFSM
  • Guilherme Barros UFSM
  • Jacson Rodrigues França UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X12566

Abstract

A falta de medidas de proteção ambiental no sepultamento de corpos em áreas apropriadas, fez com que muitos cemitérios fossem instalados em áreas inadequadas acarretando na contaminação do solo e dos recursos hídricos. Os poluentes inorgânicos mais tóxicos que ocorrem em solos estão sob a designação de “metais pesados”. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo determinar alterações nas propriedades químicas em solo ocupado por cemitério na cidade de Seberi - RS. Para a realização do estudo foram realizadas tradagens no solo nas profundidades de 0 a 300 cm. Para a determinação dos metais foi utilizada a técnica de Espectrômetria de Fluorescência de Raios-X – EDXRF. Os valores de Al variaram de 78672 a 185479 mg kg-1, as concentrações de Ca e Fe variaram de 256 a 38368 mg kg-1 e 54815 a 205796 mg kg-1, respectivamente. Observou-se que os valores dos elementos Al e Ca apresentaram os maiores valores nas menores cotas topográficas nas profundidades até 150 cm, diferentemente do elemento Fe que apresentou o maior valor no ponto P5. Com isso é possível concluir que a área apresenta alterações em função da presença do cemitério.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pedro Daniel da Cunha Kemerich, UFSM/CESNORS

Possui graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Franciscano -UNIFRA (2005). Possui mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2008), Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2009) e é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão ambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, água subterrânea, qualidade da água, saneamento ambiental, reúso de água e aproveitamento de água da chuva. Atuou como Professor do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA em cursos de Graduação e Pós-Graduação, onde também foi coordenador de estágios e membro do colegiado do curso de Engenharia Ambiental, atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS, também é Consultor Ambiental e Perito Ambiental atuando em diversos municípios.

Natana Schmachtenberg, UFSM

Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria

Cristiane Graepin, UFSM

Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria

Willian Fernando de Borba, UFSM

Técnico em Agropecuária (UFSM, 2007), Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria

Ademir Eloi Gerhardt, UFSM

Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria

Carlos Eduardo Balestrin Flores, UFSM

Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria

Guilherme Barros, UFSM

Técnico em Agropecuária (UFSM, 2008), Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria

Jacson Rodrigues França, UFSM

Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria

Published

2014-01-02

How to Cite

Kemerich, P. D. da C., Schmachtenberg, N., Graepin, C., Borba, W. F. de, Gerhardt, A. E., Flores, C. E. B., Barros, G., & França, J. R. (2014). Potencial de Contaminação do Solo em Cemitério na Cidade de Seberi – RS. Ciência E Natura, 35(2), 119–125. https://doi.org/10.5902/2179460X12566

Issue

Section

Geo-Sciences

Most read articles by the same author(s)