Uma Introdução do Cálculo Variacional no Ensino da Física

Autores

  • Magno Márcio Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas.
  • Edson Luiz Kraemer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas.
  • Tiago Bandeira Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14624

Palavras-chave:

Matemática e Física, Ensino, Metodologias

Resumo

O ensino das disciplinas da área das Ciências Exatas sempre foi um problema na Educação Básica. Os conteúdos de Matemática e Física sempre refletiram, individualmente, baixos índices de aprendizagem, muitas vezes com resultados abaixo da média, principalmente no Ensino Médio. Isso interfere na escolha dos alunos egressos do Ensino Médio pelos cursos voltados para as Ciências Exatas no Ensino Superior. Embora façam parte da mesma área, a aplicação dos conhecimentos advindos da Matemática no ensino de Física, ainda representa um problema para estudantes e docentes. Assim, pesquisar e desenvolver novas ferramentas que visem melhorar o aprendizado dos alunos e que tornem as aulas dessas disciplinas mais atrativas é um desafio. Este estudo propõe a utilização do programa computacional Maxima por possuir uma demonstração visual das teorias envolvendo os conteúdos de Matemática e Física na 1a série do Ensino Médio, propiciando desta forma, melhorar os índices de aproveitamento através de uma modalidade interdisciplinar. O emprego do programa neste estudo tende a tornar as aulas de Matemática e Física mais atrativas, e, as salas de aulas tornam-se verdadeiros laboratórios onde, de maneira interdisciplinar, professores e alunos possam visualizar a materialização da teoria envolvendo as duas disciplinas como uma ferramenta eficaz na melhoria do ensino-aprendizado de Matemática e Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magno Márcio Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Coordenador do Estagio Curricular Obrigatório do curso de Licenciatura em Matemática.

Edson Luiz Kraemer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática.

Tiago Bandeira Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Coordenador de atividades complementares do curso de Licenciatura em Matemática.

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

Azevedo, M. M., Kraemer, E. L., & Castro, T. B. (2015). Uma Introdução do Cálculo Variacional no Ensino da Física. Ciência E Natura, 37, 214–233. https://doi.org/10.5902/2179460X14624

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.