Formação de professores na educação infantil considerando a perspectiva metacognitiva: uma revisão da literatura em 5 edições do ENPEC
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X69280Palavras-chave:
Formação de professores, Saber docente, Educação Infantil, MetacogniçãoResumo
A proposta desta pesquisa bibliográfica foi trazer um panorama sobre o Ensino de Ciências na Educação Infantil, considerando-se a perspectiva na execução da prática pedagógica pelos professores. Foram analisados os trabalhos publicados no ENPEC, no período de 2011 a 2019 (5 edições), pesquisando-se pelos seguintes descritores, inicialmente separados: metacognição, metacognitiva, metacognitivo, saber docente, saberes docentes, formação de professores, formação docente, Educação Infantil e Ensino Infantil; depois na forma conjugada: formação de professores e saberes docentes; Educação Infantil e formação de professores; formação de professores e metacognição; formação de professores e metacognição e, em trios, formação de professores, saberes docentes e Educação Infantil. Por meio da revisão da literatura foi possível categorizar os descritores em três focos de discussão: formação docente, saberes e metacognição. Como resultado, sabemos que para ensinar Ciências os professores mobilizam saberes da experiência, mas a reflexão crítica da sua prática é uma grande lacuna evidenciada neste trabalho. Assim, sugere-se mais pesquisa nesta temática para a construção e desenvolvimento deste saber metacognitivo em que processos como, a reflexão, o monitoramento, o repensar, o autoavaliar possam se interligar nas práticas pedagógicas docentes.
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- 2022-09-23 (2)
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