Formação de professores na educação infantil considerando a perspectiva metacognitiva: uma revisão da literatura em 5 edições do ENPEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X69280

Palavras-chave:

Formação de professores, Saber docente, Educação Infantil, Metacognição

Resumo

A proposta desta pesquisa bibliográfica foi trazer um panorama sobre o Ensino de Ciências na Educação Infantil, considerando-se a perspectiva na execução da prática pedagógica pelos professores. Foram analisados os trabalhos publicados no ENPEC, no período de 2011 a 2019 (5 edições), pesquisando-se pelos seguintes descritores, inicialmente separados: metacognição, metacognitiva, metacognitivo, saber docente, saberes docentes, formação de professores, formação docente, Educação Infantil e Ensino Infantil; depois na forma conjugada: formação de professores e saberes docentes; Educação Infantil e formação de professores; formação de professores e metacognição; formação de professores e metacognição e, em trios, formação de professores, saberes docentes e Educação Infantil. Por meio da revisão da literatura foi possível categorizar os descritores em três focos de discussão: formação docente, saberes e metacognição. Como resultado, sabemos que para ensinar Ciências os professores mobilizam saberes da experiência, mas a reflexão crítica da sua prática é uma grande lacuna evidenciada neste trabalho. Assim, sugere-se mais pesquisa nesta temática para a construção e desenvolvimento deste saber metacognitivo em que processos como, a reflexão, o monitoramento, o repensar, o autoavaliar possam se interligar nas práticas pedagógicas docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Bigido Rocha, Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, Brasil

Formada em Magistério antigo CEFAM, Pedagoga, Neuropsicopedagoga, Psicomotricista, Especialista em Gestão Escolar / Alfabetização e Letramento. 

Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, Brasil

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências. Formada em Química e Pedagogia. 

Referências

ALMEIDA, H. A; DINIZ, R. E.S. A Tomada de Consciência sobre o uso de Analogias Espontâneas: Contribuições de uma Formação Continuada Desenvolvida com Professoras de Ciência. Revista Ciência Educação, Bauru, v.26, p. 116, 2020.

BURIOLLA, M. A. F. O estágio supervisionado. São Paulo: Cortez, 1995.

CARMO, E.M.; BOMFIM, C.G.L; BONFIM-SILVA, V. Autonomia e saber da experiência: aproximações para analisar a prática de professores iniciantes. Actio: Docência em Ciências, [s.l.], v. 6, n. 3, 2021.

CONTENTE.I. C. R. P.; BRABO, J.C.; GOMES, M. S. Habilidades metacognitivas na composição de infográficos. In: Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, 12, 2019, Rio Grande do Norte. Anais [...]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019

DOMINGUEZ, C. R. C.; FREITAS, C. K.; SOUZA, J. P. M. O que sabem as professoras que ensinam ciências para as crianças pequenas? In: Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, 12, 2019, Rio Grande do Norte. Anais [...]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.

DOMINGUEZ, C. R. C.; FREITAS, C.K. Saberes docentes no Ensino de Ciências na Educação Infantil: a voz das professoras nos relatos de prática. In: Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, 11, 2017, Santa Catarina. Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

FADIGAS, M. D.; SEPÚLVEDA, C. Demandas Formativas do Professor de Ciências na Perspectiva dos Pesquisadores Brasileiros. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7, 2011. Anais [...], Universidade Estadual de Campinas, 2011.

GOMES, M. S; BRABO, J.C. Estimulando a metacognição em classe: estratégias para o ensino e aprendizagem nos anos iniciais. Mestrado profissional - Programa de Pós-Graduação em docência em educação em ciências e matemática, instituição, Pará, 2020.

GONÇALVES, L. C.; MIRANDA, E. M.; MUNIZ, S. R. Estudo das possibilidades e dos desafios da inserção de discussões sobre o conhecimento científico na Educação Infantil. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10, 2015, Águas de Lindóia. Anais [...]. São Paulo: [s.n.], 2015.

JANNUZZI, C. M. L.; REIS, A.C. Experiências com Ciências na Educação Infantil: uma proposta para formação de professores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11, Santa Catarina, 2017. Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

OLIVEIRA, A.R. de.; AIRES, J. A. Experimentando Ciência: análise de um curso de formação continuada para professores do Ensino Fundamental. Actio: Docência em Ciências, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 1-22, 2020.

PEREIRA, E. N. G.; GONÇALVES, T. V. O. Ensino de Ciências nos anos escolares iniciais: diálogos pedagógicos que mobilizam reflexões sobre os saberes docentes. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12, 2019, Rio Grande do Norte. Anais [...]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.

PEREIRA, E. N G.; GONÇALVES, T. V. O. Saberes de Professores que Ensinam Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões em teses e dissertações no Brasil, período de 2005 a 2013. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10, 2015, Águas de Lindóia. Anais [...], São Paulo: [s.n.], 2015.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.

PORTILHO, E. M. L. As estratégias metacognitivas de quem aprende e de quem ensina. In: SCOZ, B. et al. Aprendizagem: tramas do conhecimento, do saber e da subjetividade. São Paulo: Vozes, 2006. p. 47-59.

RAMOS, E. S. B; FORSBERG, M, C, S. Contribuições da metacognição para a formação de professores que ensinam Ciências nos anos iniciais. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12, 2019, Rio Grande do Norte. Anais [...]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.

RAMOS, L. B. C; ROSA, P. R. S. O Ensino de Ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre. v. 13, n. 3, p. 299-331, 2008. Disponível em: Acesso em: 15 jan. 2022.

REIS, A. C; JANNUZZI, C. M. L. Ensino de Ciências para professores da educação infantil. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10, 2015, Águas de Lindóia. Anais [...]. São Paulo: [s.n.], 2015.

SANTOS, V; A abordagem metodológica estudo do meio no currículo de formação de professores e discursos formativos sobre identidade profissional do professor. Revista Metáfora Educacional, [s.l.], n. 11, p. 19-34, 2011.

SFORNI, M. S. F. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da Teoria da Atividade. Araraquara: JM Editora, 2004.

SOUZA, C. R. A ciência na Educação Infantil - uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidos por educadores infantis. Tese Doutorado em Metodologia de Ensino - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.

SILVA, A. S. S.; PEREIRA, E. N. G.; GONÇALVES, T. V. O. Narrativas de professoras que ensinam Ciências nos anos escolares iniciais: saberes docentes singulares e plurais. In: XI encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, 11., 2017, Santa Catarina. Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

SILVA, R. R. O. O Ensino de Ciências na Educação Infantil. Dissertação Mestrado em Educação para a Ciência) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual Paulista em Franca, Bauru, 2002.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Vozes, 2014. 325p.

UJIIE, N. T.; PINHEIRO, N. A. M. Formação de Professores da Educação Infantil e o Ensino de Ciências: resultados evidenciados a partir dos Anais do ENPEC. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12, 2019, Rio Grande do Norte. Anais [...]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.

VEER, R. V.; VALSINER, J. Vygotsky: uma síntese. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

ZUQUIERI, R. C. B. O Ensino de Ciências na Educação Infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica. Dissertação (Mestrado em [indicar a área]) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual Paulista em Franca, Bauru, 2007.

Downloads

Publicado

2022-07-25 — Atualizado em 2022-09-23

Versões

Como Citar

Rocha, A. B., & Locatelli, S. W. (2022). Formação de professores na educação infantil considerando a perspectiva metacognitiva: uma revisão da literatura em 5 edições do ENPEC. Ciência E Natura, 44, e37. https://doi.org/10.5902/2179460X69280 (Original work published 25º de julho de 2022)