ABP no contexto aromas: uma proposta de material paradidático para o ensino de funções orgânicas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X64635Keywords:
Aprendizagem baseada em Problemas, Aromas, Ensino de Química.Abstract
A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma metodologia de ensino centrada no aluno, pois promove de forma ativa a autoaprendizagem, o trabalho em equipe, o pensamento crítico, por meio da resolução de problemas. O estudante de hoje apesar de ter acesso facilitado aos meios de pesquisa e informação, não se sente estimulado a fazer uma investigação acerca dos conteúdos vistos em sala de aula. Assim, sugere-se que novas estratégias de ensino sejam adotadas pelos docentes, na tentativa de estimular o interesse pela disciplina. Nessa perspectiva, esse estudo apresenta um guia paradidático, elaborado com o objetivo de contextualizar as aulas de Química Orgânica no Ensino Médio, por meio da temática “Aromas”, utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como metodologia. A história usada como problemas, nesse material, foi aplicada com quatro turmas do 3ª ano do Ensino Médio, em uma escola estadual, na cidade de São Sepé/RS. Os resultados demonstraram que é possível aprimorar os resultados e o interesse dos escolares, quando se utilizam metodologias inovadoras ao ensino tradicional.
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