A Bioquímica do Glúten Através de Oficinas Temáticas

Mara Elisa Fortes Braibante, Ana Cristina Sulzbach, Greyce Arrua Storgatto

Abstract


O uso de temáticas no ensino de Química é uma estratégia facilitadora da aprendizagem, pois visa promover a contextualização de conteúdos químicos com o cotidiano do aluno, com o intuito de possibilitar significação ao seu aprendizado, fazendo com que este se torne útil à sua vida. Este trabalho, desenvolvido na disciplina de Instrumentação para Laboratório de Química do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria, apresenta o desenvolvimento de duas Oficinas Temáticas aplicadas a uma turma de 1ª série do Ensino Médio de um colégio público de Santa Maria, RS. A temática em questão é o “glúten”, que possibilitou a abordagem de conceitos da Química Descritiva – Bioquímica, como: aminoácidos, proteínas, carboidratos, monômeros e polímeros. Os resultados analisados nos permitem concluir que, além do caráter motivador, do uso de atividades experimentais e de proporcionar o trabalho e as discussões em grupo, as intervenções elaboradas e aplicadas com base nesta estratégia facilitadora proporcionaram um avanço na aprendizagem com relação aos tópicos abordados.


Keywords


Temática, ensino de química, glúten, polímeros.

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DOI: https://doi.org/10.5902/2179460X17117

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