A Bioquímica do Glúten Através de Oficinas Temáticas

Authors

  • Mara Elisa Fortes Braibante Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Cristina Sulzbach UFSM- Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFSM Santa Maria, Brasil
  • Greyce Arrua Storgatto Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFSM Santa Maria, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X17117

Keywords:

Temática, ensino de química, glúten, polímeros.

Abstract

O uso de temáticas no ensino de Química é uma estratégia facilitadora da aprendizagem, pois visa promover a contextualização de conteúdos químicos com o cotidiano do aluno, com o intuito de possibilitar significação ao seu aprendizado, fazendo com que este se torne útil à sua vida. Este trabalho, desenvolvido na disciplina de Instrumentação para Laboratório de Química do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria, apresenta o desenvolvimento de duas Oficinas Temáticas aplicadas a uma turma de 1ª série do Ensino Médio de um colégio público de Santa Maria, RS. A temática em questão é o “glúten”, que possibilitou a abordagem de conceitos da Química Descritiva – Bioquímica, como: aminoácidos, proteínas, carboidratos, monômeros e polímeros. Os resultados analisados nos permitem concluir que, além do caráter motivador, do uso de atividades experimentais e de proporcionar o trabalho e as discussões em grupo, as intervenções elaboradas e aplicadas com base nesta estratégia facilitadora proporcionaram um avanço na aprendizagem com relação aos tópicos abordados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mara Elisa Fortes Braibante, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFSM Santa Maria, BrasiDepartamento de Química-UFSM  Ensino de Química e Quimica Organica

 

Ana Cristina Sulzbach, UFSM- Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFSM Santa Maria, Brasil

 

 

Greyce Arrua Storgatto, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFSM Santa Maria, Brasil

mestranda

References

ARAÚJO, H. M. C. et al. Doença celíaca, hábitos e práticas alimentares e qualidade de vida. Revista Nutrição. v. 23 n. 3 Campinas, 2010.

BOBBIO, F. O.; BOBBIO, P. A. Manual de Laboratório de Química de Alimentos. 1 ed. São Paulo: Livraria Varela, 2003.

BRAIBANTE, M. E. F.; PAZINATO, M. S. O Ensino de Química através de temáticas: contribuições do LAEQUI para a área. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 36 Ed. Especial II, 2014.

BRASIL. PCN+. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Orientações Educacionais Complementares aos parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRITO, G. F. et al. Biopolímeros, Polímeros Biodegradáveis e Polímeros Verdes. Revista Eletrônica de Materiais e Processos, v.6.2, p. 127-139, 2011.

CASTRO, M. H. M. M. S.; MARCELINO, M. S. Dossiê Técnico: Fermentos químicos, biológicos e naturais. Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas. Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR. Paraná, 2012.

CHANG, R. Química. 5 ed. Amadora: McGraw-Hill, 1994.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil. Guia Orientador para Celíacos. São Paulo: Escola Nacional de Defesa do Consumidor, Ministério da Justiça, 2010.

FERREIRA, P. J. de O. Matrizes fibrosas de biopolímeros produzidas por electrospinning. Dissertação de Mestrado. Universidade de Aveiro, 2008.

GUERREIRO, L. Dossiê Técnico: Panificação. Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas. Rio de Janeiro, 2006.

GUIMARÃES , C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. v. 31, n. 3, 2009.

LEAL, R. C.; NETO, J. M. M. Amido: Entre a Ciência e a Cultura. Química Nova na Escola. v. 35, n. 2, p. 75-78, 2013.

LINARDI, F. Como funcionam as colas?. Revista Mundo Estranho, Ed. Abril, 2009.

MARCONDES, M. E. R. Proposições metodológicas para o ensino de Química: Oficinas temáticas para a aprendizagem das ciências e o desenvolvimento da cidadania. Revista semestral da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia. v. 7, 2008.

MORAES, C. S. et. al. Série em biologia celular e molecular: Métodos experimentais no estudo de proteínas. Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Rio de Janeiro, 2013.

NELSON, D. L.; COX, M. M. Lehninger Princípios de Bioquímica. 4 ed. São Paulo: Sarvier, 2006.

OLIVEIRA, J. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae. Canoas. v. 12, n.1, p. 139-153, 2010.

PAZINATO, M. S.; BRAIBANTE, M. E. F. Oficina temática Composição Química dos Alimentos: Uma possibilidade para o Ensino de Química. Química Nova na Escola. v. 36, n. 4, p. 289-296, 2014.

REGER, D. L.; GOODE, S. R.; MERCER, E. E. Química: Princípios e Aplicações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.

SILVA, J. T. A química da cola. Ciência Hoje das Crianças, 2011. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-quimica-da-cola/>. Acesso em: 7 out. 2014.

WAN, E.; GALEMBECK, E.; GALEMBECK, F. Polímeros Sintéticos. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. Ed. Especial, 2001.

Published

2015-05-18

How to Cite

Braibante, M. E. F., Sulzbach, A. C., & Storgatto, G. A. (2015). A Bioquímica do Glúten Através de Oficinas Temáticas. Ciência E Natura, 37(3), 767–776. https://doi.org/10.5902/2179460X17117

Issue

Section

Teaching