A construção de conceitos de gênero, cultura e processo avaliativo no ensino de língua estrangeira

Autores/as

  • Marcos Gustavo Richter Universidade Federal de Santa Maria
  • Márcia Juliana Dias de Aguiar Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul
  • Ângela L. F. Ferreira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849230359

Palabras clave:

Gênero, Cultura, Avaliação, Língua Estrangeira

Resumen

Este artigo focaliza experiências teórico-práticas que estão sendo desenvolvidas com uma acadêmica professora de um Curso de Língua Estrangeira. O trabalho tem como suporte metodológico as concepções da pesquisa-ação, as quais enfatizam um processo reflexivo e crítico das práticas pedagógicas do professor. Mais precisamente, buscar-se-á operacionalizar a teoria de gêneros e cultura no contexto da docente acadêmica, bem como analisar em que medida a aluna professora articula seus conceitos de avaliação com a prática de sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Gustavo Richter, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e Pós-Doutorado em Linguística de Corpus pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Aposentou-se em 2016 como professor titular- pós-doutor do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria-RS.

Márcia Juliana Dias de Aguiar, Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul

Possui graduação em LETRAS- Habilitação Português e Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); Mestrado em Letras- Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (2005); Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2010); Especialista em Língua Portuguesa com ênfase em Multiletramentos pela Universidade Gama Filho-RJ(2013). Atualmente, atua nas disciplinas de Português, Inglês e Literatura no Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul. 

Ângela L. F. Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras - Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), graduação em Pedagogia Administração Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (1988), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Santa Maria e professor assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul. 

Citas

FREUDENBERGER, Francieli e ROTTAVA, Lúcia. Crenças de professores: natureza e origens.In: Formas e Linguagens. Ijuí: Editora Unijuí, Abril/Junho 2002.

HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à Universidade. Porto Alegre: Mediação, 2000.

HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre:Mediação,1991.

HOFFMANN, J. Pontos e Contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 1998.

HYON, Sunny. Genre in three traditions: Implications for ESL. In: TESOL Quaterly, Volume 30, Number 4, 1996.

KRAMSH, Claire. Language and culture. Oxford University Press, 1998.

LUCKESI, C. C. A Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez,1999.

MARCUSCHI, Luis Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: A P Dionísio; A. R. Machado;e M. A. Bezerra (orgs): Gêneros textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerma, 2002.

MELCHIOR, M.C. Avaliação Pedagógica: função e necessidade. Porto Alegre:Mercado Aberto, 1999.

MORAN, Patrick R. Teaching Culture. Heinle & Heinle, 2001.

VASCONCELLOS, M..M. Morita. Avaliação e Ética. Londrina:UEL, 2002.

Publicado

2017-12-10

Cómo citar

Richter, M. G., Aguiar, M. J. D. de, & Ferreira, Ângela L. F. (2017). A construção de conceitos de gênero, cultura e processo avaliativo no ensino de língua estrangeira. Linguagens & Cidadania, 5(2). https://doi.org/10.5902/1516849230359

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>