A construção de conceitos de gênero, cultura e processo avaliativo no ensino de língua estrangeira

Autores

  • Marcos Gustavo Richter Universidade Federal de Santa Maria
  • Márcia Juliana Dias de Aguiar Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul
  • Ângela L. F. Ferreira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849230359

Palavras-chave:

Gênero, Cultura, Avaliação, Língua Estrangeira

Resumo

Este artigo focaliza experiências teórico-práticas que estão sendo desenvolvidas com uma acadêmica professora de um Curso de Língua Estrangeira. O trabalho tem como suporte metodológico as concepções da pesquisa-ação, as quais enfatizam um processo reflexivo e crítico das práticas pedagógicas do professor. Mais precisamente, buscar-se-á operacionalizar a teoria de gêneros e cultura no contexto da docente acadêmica, bem como analisar em que medida a aluna professora articula seus conceitos de avaliação com a prática de sala de aula.

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Biografia do Autor

Marcos Gustavo Richter, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e Pós-Doutorado em Linguística de Corpus pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Aposentou-se em 2016 como professor titular- pós-doutor do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria-RS.

Márcia Juliana Dias de Aguiar, Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul

Possui graduação em LETRAS- Habilitação Português e Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); Mestrado em Letras- Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (2005); Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2010); Especialista em Língua Portuguesa com ênfase em Multiletramentos pela Universidade Gama Filho-RJ(2013). Atualmente, atua nas disciplinas de Português, Inglês e Literatura no Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul. 

Ângela L. F. Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras - Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), graduação em Pedagogia Administração Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (1988), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Santa Maria e professor assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul. 

Referências

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Publicado

2017-12-10

Como Citar

Richter, M. G., Aguiar, M. J. D. de, & Ferreira, Ângela L. F. (2017). A construção de conceitos de gênero, cultura e processo avaliativo no ensino de língua estrangeira. Linguagens & Cidadania, 5(2). https://doi.org/10.5902/1516849230359

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