Mitteilungen

Revista Literatura e Autoritarismo adota modelo de publicação em fluxo contínuo

2024-08-20

A partir do ano de 2024, o periódico Literatura e Autoritarismo passa a ser publicado em fluxo contínuo, adotando um modelo editorial em que os artigos são disponibilizados on-line assim que são finalizados, revisados e aprovados, sem a necessidade de aguardar pela conclusão de um número específico. Essa abordagem possibilita uma rápida disseminação do conhecimento científico, permitindo que os leitores tenham acesso imediato às pesquisas mais recentes.

Lesen Sie mehr über Revista Literatura e Autoritarismo adota modelo de publicação em fluxo contínuo

Aktuelle Ausgabe

Nr. 42 (2023): Literatura e Autoritarismo: Distopias e outras formas narrativas
Capa da edição n. 42 da revista Literatura e Autoritarismo, com o título Distopias e outras formas narrativas, organizada por Rosani Ketzer Umbach, João Luis Pereira Ourique e Lizandro Carlos Calegari

A edição 42 da Revista Literatura e Autoritarismo disponibiliza aos seus leitores artigos que têm como objetos de análise diferentes formas narrativas, dentre as quais as distopias, em que o autoritarismo e a violência sobressaem. Ficções distópicas geralmente expõem cenários futuros e retratam uma ordem social opressora e ditatorial. O primeiro artigo desta edição traz justamente a temática das distopias, também já contemplada em outras edições desta Revista, como no Dossiê intitulado “Resistência e Distopia”, publicado em 2019, com cinco contribuições sobre o assunto.

Veröffentlicht: 2024-04-08

Entrevista

Alle Ausgaben anzeigen

A Revista possui um fluxo contínuo de recebimento de textos, sendo que o trâmite para cada submissão ocorrerá dentro do período de seis meses, incluídas todas as etapas (recebimento, avaliação, aceite – com ou sem ajustes – ou recusa) do processo de editoração. Eventualmente, para atender a demandas específicas, a revista poderá elaborar chamadas para alguns de seus números, sempre divulgadas no Portal de Periódicos que hospeda a publicação. Tal procedimento não alterará a política de fluxo contínuo para os demais números. Desde 2008 a revista também edita o Dossiê Literatura e Autoritarismo. Essas edições se constituem em números especiais com o intuito de publicar trabalhos decorrentes de eventos e discussões acadêmicas que estimulam a troca de experiências entre pesquisadores de Iniciação Científica e Pós-Graduação, bem como entre pesquisadores de outros grupos de pesquisa e Instituições de Ensino Superior. O Dossiê não possui uma periodicidade, podendo ocorrer várias edições em um mesmo ano e a sua publicação não substitui os números regulares. Apesar das duas publicações serem disponibilizadas no mesmo espaço, as numerações e as capas caracterizam os seus formatos: a capa da Revista Literatura e Autoritarismo é identificada com a imagem de um livro em chamas enquanto que a do Dossiê apresenta uma fechadura antiga. Ambas as publicações também possibilitam a pesquisadores interessados que submetam propostas para organização de um de seus números. Cada proposta submetida – que deverá ser apresentada de maneira clara e objetiva na forma de uma chamada – será avaliada pela Equipe e Conselho Editorial visando a sua aprovação.

ISSN 1679-849X