Quando a ficção se põe a serviço do inesquecível: Uma leitura do conto Troca de Olhares, de Christa Wolf

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X89092

Palavras-chave:

Ficção, Memória, Perspectiva, Nazismo

Resumo

Christa Wolf relata, de forma ficcional, os acontecimentos históricos ocorridos no final da Segunda Guerra Mundial, na Alemanha, momento esse que também faz parte de um dos períodos mais tenebrosos da história recente da humanidade. A escritora não só conta sua própria história, por um processo autorreflexivo, como explica que os acontecimentos, os fatos históricos, as personagens envolvidas, as falas, as cenas, o tempo e, até os próprios sentimentos, foram resgatados da memória de forma imperfeita, após decorridos 25 anos e que, exatamente nesse processo de recordar, de ressignificar, os fatos são colocados sob um outro ponto de vista, não mais na perspectiva de quando aconteceram. Ao construir essa narrativa, por meio do imaginário, da ficção, a escritora permite a nós leitores, entrever uma escrita responsável, nessa construção da memória do horrível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conceição de Maria Correa Feitosa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS; Professora da Rede Pública do Estado do Maranhão.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios Sobre Literatura e História da Cultura - Volume 1. São Paulo: Editora brasilense, 2012.

BERGSON, Henri. Matéria e Memória – ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. Tradução de Fabiana Komesu e Dílson Ferreira da Cruz. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Tradução de Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Minas Gerais: Editora UFMG, 2011.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo, Perspectiva, 1994.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Edições Vértice, 1990.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Allan François [et all]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Volume 3 – o Tempo Narrado. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 4ª tiragem, 2019.

SOUZA, Ricardo Timm. Ética do escrever. Porto Alegre: Editora Zouk, 2018.

SOUZA, Ricardo Timm. Crítica da razão idolátrica. Porto Alegre: Editora Zouk, 2020.

UMBACH, Rosani Ketzer. Violência e Memória na Produção Cultural – o autoritarismo na Alemanha e no Brasil. Rio Grande do Sul: PPGL UFSM, 2011.

WOLF, Christa. Troca de Olhares. In BACKES, Marcelo e RENNER, Rolf (org). Escombros e Caprichos. O melhor do conto alemão no século 20. Tradução de Marcelo Backes. Porto Alegre: 2004.

Downloads

Publicado

2025-10-20

Como Citar

Feitosa, C. de M. C. (2025). Quando a ficção se põe a serviço do inesquecível: Uma leitura do conto Troca de Olhares, de Christa Wolf. Literatura E Autoritarismo, (44), e89092. https://doi.org/10.5902/1679849X89092