Os reflexos do patriarcado da sociedade espanhola em A Casa de Bernarda Alba
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X90899Palavras-chave:
Estudos feministas, García Lorca, Sexismo, Sociedade patriarcalResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a crítica do sistema patriarcal da sociedade espanhola na obra La Casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca. A fundamentação teórica tem como base os estudos feministas, por Sau (1993) e Hooks (2017), considerando os estudos do gênero, visto que o problema consistia em tratar de uma época em que os costumes patriarcais e os dogmas eclesiásticos eram predominantes nos povoados de Espanha. Em um primeiro momento pretendo apresentar o autor e discutir como descrever as mulheres e como essas personagens são predominantemente femininas apresentadas ao leitor. Por fim, foi discutido que García Lorca propôs uma crítica aos costumes e o grito de dar voz às mulheres das personagens Bernarda, que adotou uma postura autoritária e a vontade de mudanças de Adela foi importante para compensar as práticas dos discursos sexistas reproduzidos até o mesmo nos dias atuais na sociedade.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Introdução e revisão técnica Roberto Machado. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
GARCÍA LORCA, Federico. Bodas de sangre. Alianza Editorial, 2021 [1933].
GARCÍA LORCA, Federico. Impresiones y paisajes. Madrid. Publicaciones de la Residencia de Estudiantes. 1918.
GARCÍA LORCA, Federico. La casa de Bernarda Alba. Comentado por Amalia Drago. Buenos Aires: Producciones Mawis, 2008. p. 5-108.
GARCÍA LORCA, Federico. La casa de Bernarda Alba: drama de las mujeres en los pueblos de España. Edición de Mario Hernández. Madrid: Alianza, 1981 [1936].
GARCÍA LORCA, Federico. Poeta en Nueva York. Ed A. A, Anderson. Cátedra, 2013 [1929].
GARCÍA LORCA, Federico. Yerma. Edición de Mario Hernández. Madrid: Alianza, 1981 [1934].
GARCÍA LORCA, Francisco. Federico y su mundo: edición y prólogo de Mario Hernández. 3. ed. Madrid: Alianza Editorial, 1981. 517 p. 407-418.
GIBSON, Ian. El asesinato de García Lorca. 2. ed. Barcelona: Plaza & Janés Editores, S. A. 1997. 395, p. 15-11.
GIBSON, Ian. Federico García Lorca: uma biografia. São Paulo: Globo, 1992. p. 11-15.
GOLUBOV, Nattie. La crítica literaria feminista: una introducción práctica. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2017. Disponível em:http://librosoa.unam.mx/handle/123456789/693. Acesso em: 26 dez. 2022. p. 24.
HOOKS, bell. El feminismo es para todo el mundo. Tradução de Beatriz Esteban Agustí, Lina Tatiana Lozano Ruiz, Mayra Sofía Moreno, Maira Puertas Romo, Sara Vega González. Madrid. Traficantes de Sueños, 2017. Disponível em: https://traficantes.net/sites/default/files/pdfs/TDS_map47_hooks_web.pdf. Acesso em: 14 fev. 2025. p. 23.
MONTEMEZZO, Luciana Ferrari. O poder e as instituições em A casa de Bernarda Alba. Literatura e Autoritarismo: memórias da repressão, Santa Maria, v. 9, n. 1679-849, p. 7-10, jun. 2006. Semestral. Disponível em: http://coralx.ufsm.br/grpesqla/revista/num09/art_05.php. Acesso em: 14 fev. 2025.
MONTEMEZZO, Luciana Ferrari. Trilogia da terra espanhola. Tradução de Luciana Ferrari Montemezzo. Porto Alegre: Bestiário, 2022. p. 10-32-348.
PÉREZ, Laborde, Elga et.al. Lorca Total. Campinas, SP. Pontes Editores. 2017. p. 151
PÉREZ, Herminia Fornieles et al. Lorca un poeta para un tiempo convulso: marco vital y legado grupo de investigación por una senda clara. Granada: Diputación Provincial de Granada, 2020. p. 151-282-305.
RAMOS, Catherine Peres. Un análisis de las relaciones de poder en la casa de Bernarda Alba. 2020. 44 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Psicoanálisis, Universidad Complutense, Madrid, 2020. Cap. 13. Disponível em: https://eprints.ucm.es/id/eprint/63116/1/TFM%20-%20UCM%20pdf.pdf. Acesso em: 14 fev. 2025. p. 10.
SAU, Victoria. Ser mujer: el fin de una imagen tradicional. 2. ed. Barcelona: Icaria Editorial, S.A., 1993. 80 p. 5.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Yasmin Garcia Marques, Luciana Ferrari Montemezzo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).

