Sobre o "desvio sexual" nos romances de Milan Kundera
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X89518Palavras-chave:
Desvio sexual, Milão Kundera, TraumatismosResumo
Nos romances de Milan Kundera, o desvio sexual ocorre repetidamente. Tomando alguns dos romances representativos de Kundera como perspetiva de pesquisa, este artigo procura analisar as causas do desvio sexual para diferentes gêneros. Através da análise de textos, não é difícil descobrir que as principais razões para o desvio sexual dos homens são procurar estimulação sexual, provar a masculinidade ou compensar o arrependimento. Para as mulheres, o desvio sexual ocorre principalmente para se vingar de maridos irresponsáveis, para perseguir o feminismo ou para satisfazer necessidades fisiológicas básicas. O incesto e as festas nuas são duas formas extremas de desvio sexual nos romances de Kundera. Para Kundera, o incesto pode causar danos irreparáveis aos familiares. Portanto, pertence a uma espécie de problema ecológico espiritual social. A festa nua é um meio para Kundera expressar seus pensamentos éticos, que expressam o respeito e o reconhecimento do autor ao status social das mulheres. Posteriormente, o artigo enfoca o trauma trazido pelo comportamento desviante sexual aos familiares e as reações dessas vítimas. Através de uma análise aprofundada, o artigo pretende resumir a atitude de Kundera em relação ao desvio sexual. Diferente do conceito tradicional, a atitude de Kundera em relação ao terceiro no desvio sexual é bastante tolerante, o que reflete sua atitude crítica em relação à ética tradicional. Através da análise do desvio sexual nos romances de Kundera, este artigo pretende fornecer alguma iluminação para a resolução de problemas semelhantes relacionados com o desvio sexual na vida real.
Downloads
Referências
Gao, Xing.1994. The Dialogue between Roth and Kundera on The Book of Laughter and Forgetting. Foreign Literature Trends (6). 42-44.
Kundera, Milan. 2011. Immortality. Wang Zhensun, Zheng Kelu (trans.). Shanghai: Shanghai Translation Publishing House.
Kundera, Milan. 2013. Farewell Waltz. Yu Zhongxian (trans.). Shanghai: Shanghai Translation Publishing House.
Kundera, Milan. 2014. The Unbearable Lightness of Being. Xu Jun (trans.). Shanghai: Shanghai Translation Publishing House.
Simone de Beauvoir. 1998. The Second Sex. Translated by Tao Tiezhu, Beijing: China Books Publishing House.
Sturdivant, Mark. 1985. Milan Kundera’s Use of Sexuality. Critique: studies in contemporary fiction, 26(3), 131-140.
Zhao Qian. 2016. Ethical Thoughts in Milan Kundera’s Novels. Journal of Guangdong Polytechnic Normal University, 37 (6), 76-82.
Zhao, Qian. 2023. Analysis of the metaphorical meanings of symbols in Milan
Kundera’s novels. Semiotica 251(2). 135-159.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Qian Zhao

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).

