As poéticas da transgressão e a sociologia do medo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X91729Palavras-chave:
Moda, Simulacro, Fotografia, Medo, NeobarrocoResumo
O presente artigo busca refletir sobre a importância dessa emoção na representação neobarroca e neosurrealista da segunda metade do século XX. O medo da mentira e o medo da violência em suas diferentes formas correspondem à elaboração das poéticas que enfatizam as questões do simulacro, da moda e da fotografia. As obras de Severo Sarduy, de Natasha Trethewey, de Anne Sexton, de Herberto Helder e de Toni Morrison, dentre outros, empreendem a tarefa de uma inscrição contestadora nas estruturas sociais dominadas pelo medo. O imaginário material ctônico corresponde ao intuito de se representar o medo e também a resistência.
Downloads
Referências
ÁVILA. A. “Barroco: arte de consumo”. In. Barroco 4, 1972, p. 133-134.
ÁVILA. A. O lúdico e as projeções do mundo barroco I. Uma linguagem a dos cortes, uma consciência a dos luces. São Paulo: Perspectiva: 2012.
BALZAC, H. de. Contes drolatiques précédés de La Comédie humaine XI. Paris: Gallimard, 1959.
BARTHES, R. A câmara clara. Nota sobre a fotografia. Trad. J. C. Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulação. Trad. M. J. da Costa Pereira. Lisboa: Relógio d’Água, 1991.
BAUDRILLARD, J. Senhas. Trad. M. H. Kuhner. Rio de Janeiro: DIFEL, 2001.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas I. Trad. S. P. Rouanet. Rio de Janeiro: Ed. Brasiliense, 1985.
BLOOM, H. Toni Morrison’s The Bluest Eye. Nova Iorque: Bloom’s Literary Criticism, 2010.
DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia 2. Vol. 1. Trad. A. L. de Oliveira et al. São Paulo: Editora 34, 2011.
GILBERT, S. M. “‘My Name is Darkness’: The Poetry of Self-Definition”. In. Contemporary Literature 18, 1977, p. 443-457.
GILL, J. “Textual Confessions: Narcissism in Anne Sexton’s Early Poetry”. In. Twentieth Century Literature 50, 2004, p. 59-87.
HARRÉ, R. Social Being. Oxford: Blackwell, 1993.
HASSAN, I. The Dismemberment of Orpheus: Toward the Postmodern Literature. Madison: The University of Wisconsin Press, 1982.
HELDER, H. Os passos em volta. Rio de Janeiro, Azougue Editorial, 2005.
HELLE, A. “Anne Sexton’s Photographic Self-Fashioning”. In. GOLDEN, Amanda (org.). This Business of Words. Gainesville: University Press of Florida, 2018, p. 38-72.
HENNINGER, K. R. “Faulkner, Photography and a Regional Ethics of Form”. In. URGO, J. R. e ABADIE, A. J. (org.). Faulkner and Material Culture. Jackson: University Press of Mississippi, 2007, p. 121-138.
KING, S. O bazar dos sonhos ruins. Trad. R. Winarski. Rio de Janeiro: Suma, 2017.
KUMIN, M. “How It Was”. In. SEXTON, A. The Complete Poems. Boston: Houghton Mifflin, 1981, p. XIX–XXXIV.
LIMA LINS, R. “O conceito da morte na era da atrocidade”. In. Tempo Brasileiro 58, 1979, p. 7-19.
LIPOVETSKY, G. O império do efêmero. A moda e seu destino nas sociedades modernas. Trad. M. L. Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MARTINEAU, H. “Préface”. In. MÉRIMÉE, P. Romans et nouvelles. Pléiade. Paris: Gallimard, 1951, p. XI-XXXIV.
MOHOLY-NAGY, L. Painting Photography Film. Londres: Lund Humphries, 1969.
MOLESWORTH, C. “’With Your Own Face On’: The Origins and Consequences of Confessional Poetry”. In. Twentieth Century Literature 22, 1976, p. 163-178.
MORRISON, T. O olho mais azul. Trad. M. P. Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
NERY, M. L. A evolução da indumentária. Subsídios para criação de figurino. Rio de Janeiro: Senac, 2007.
ONFRAY, M. Le désir d’être un volcan. Journal hédoniste. Paris: Grasset, 1996.
QUENEAU, R. (org.). Histoire des Littératures III. Littératures françaises, connexes et marginales. Pléiade. Paris: Gallimard, 1958.
SARDUY, S. Cobra. Trad. S. Sarduy e Ph. Sollers. Paris, Seuil, 1972.
SARDUY, S. Big Bang. Obra Completa. Vol. 1. Coords. Gustavo Guerrero and François Wahl. Madrid: ALLCA XX, 1999.165- 197.
SARDUY, S. Escrito sobre um corpo. Trad. L. Chiappini M. Leite e L. Teixeira Wisnik. São Paulo: Perspectiva, 1979.
SARDUY, S. Colibri. Trad. S. de M. Campos. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
SARDUY, S. Beach Birds. Trad. S. J. Levine e C. Maier. Los Angeles: Otis Books, 2007.
SARDUY, S. Footwork. Trad. D. Francis. Bilíngue. Nova Iorque: Circumference Books, 2021.
SARTRE, J.-P. L’imaginaire. Psychologie phénoménologique de l’imagination. Paris: Gallimard, 1986.
SEXTON, A. Live or die. Boston: Houghton Mifflin, 1966.
SONTAG, S. Regarding the Pain of Others. Nova Iorque: Picador, 2004.
STENDHAL, Œuvres intimes. Pléiade. Paris: Gallimard, 1955.
TIMPONE, Anthony. Mestres do terror: Stephen King, Clive Barker. Trad. S. Pereira Couto. São Paulo: Unicórnio Azul, 1998.
TRETHEWEY, Natasha. Domestic Work. Minneapolis: Graywolf Press, 2000.
WEISS, Jason. The Lights of Home. A Century od Latin American Writers in Paris. Nova Iorque: Routledge, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Olga Kempinska

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).

