Devorando o Passado: a reimaginação do nazismo pela Graphic Novel Os Devoradores de Vidas de David Brin
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X90641Palavras-chave:
História Alternativa, Graphic Novel, Nazismo, MemóriaResumo
O presente artigo busca discutir a reimaginação do nazismo através da graphic novel Os Devoradores de Vidas (2017 [2003]) de David Brin, que tem como um dos temas centrais da história a vitória dos nacionaissocialistas por meio do envolvimento dos deuses da mitologia nórdica. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos do conceito de História Alternativa, um subgênero da Ficção Científica que nos auxilia a entender o papel da cultura pop na (re)constituição especulativa da memória social através da mudança do fluxo do tempo e seus acontecimentos, mexendo com a concepção usual de passado, presente e futuro. Através de uma trama que associa o nazismo ao ocultismo, a obra tensiona os limites entre realidade e ficção, sugerindo interpretações políticas e simbólicas para o significado do Holocausto, assim entendemos que a graphic à luz da História Alternativa, delimita noções ora problemáticas, ora críticas sobre o uso da memória histórica contemporânea.
Downloads
Referências
ABEL, Julia; KLEIN, Christian (org.). Comics und Graphic Novels: eine Einführung. Stuttgart: J.B. Metzler, 2016.
ANKERSMIT, Frank. A escrita da história: a natureza da representação histórica. Tradução de Jonathas Meneses et al. Londrina: Eduel, 2012.
ASSMANN, Jan. Memória comunicativa e memória cultural. Tradução de Méri Frotscher. História Oral, v. 19, n. 1, p. 115-127, jan./jun. 2016. Disponível em: https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/642/pdf Acessado em 16/06/2025.
BRIN, David. Os Devoradores de Vidas. David Brin roteiro; Scott Hampton arte; tradução Octavio Aragão; Helcio de Carvalho. São Paulo, Mythos Editora, 2017.
BRIN, David. Thor meets Captain America. In: _________. The river of time. Toronto: Batam Books, 1987, p. 207-239.
GINZBURG, Carlo. O extermínio dos judeus e o princípio da realidade. In: MALERBA, Jurandir (org.). A história escrita. Teoria e história da historiografia. 2ª edição. Curitiba: Editora Prismas, 2016, p. 271-299.
GOODRICK-CLARKE, Nicholas. The occult roots of Nazism: secret aryan cults and their influence on nazi ideology. Londres: Tauris Parke Paperbacks, 2004.
HELLEKSON, Karen. The Alternate History: refiguring historical time. Ohio: The Kent State University Press, 2001.
LACAPRA, Dominick. Historia y memoria después de Auschwitz.Traducción: Marcos Mayer. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2009.
LACOUE-LABARTHE, Philippe; NANCY, Jean-Luc. O mito nazista. Tradução de Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 2002.
MUCENIECKS, André Szczawlinska. Notas sobre o termo viking: usos, abusos, etnia e profissão. Revista Alethéia, v. 2, n. 2, 2010, p. 1-10. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/Aletheia/article/view/90 Acessado em 10/01/2025.
MURRAY, Alexander Stuart. Manual of mythology: Greek and Roman, Norse, and Old German, Hindoo and Egyptian mythology. London: Asher & Co., 1874.
PETTITT, Joanne. Memory and genocide in graphic novels: the Holocaust as paradigm. Journal of Graphic Novels and Comics. v. 9, n.2, 2017, p. 173-186.
PETTITT, Joanne. Perpetrators in Holocaust Narratives: Encountering the Nazi Beast. Cham: Palgrave Macmillan, 2017.
RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”. Uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. Tradução de Thaïs F. N. Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. In: DINIZ, Thaïs F. N. (Org.). Intermidialidade e Estudos Interartes. Desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 15-45.
ROSENFELD, Gavriel. Hi Hitler!: How the Nazi Past is being normalized in Contemporary Culture. UK: Cambridge University Press, 2015.
ROSENFELD, Gavriel. The World Hitler Never Made: Alternate History and the Memory of Nazism. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
ROSENFELD, Gavriel. Why do we ask “What if?”: reflections on the function of Alternate History. History & Theory. Connecticut: Wesleyan University, v. 41, n.4, 2002.
SOARES, Thiago. Cultura pop: Interfaces Teóricas, Abordagens Possíveis. Anais Intercom 2013. Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/r8-0108-1.pdf Acessado em: 09/01/2025.
WHITE, Hayden. Enredo e verdade na escrita da História. In: MALERBA, Jurandir (org.). A história escrita. Teoria e história da historiografia. 2ª edição. Curitiba: Editora Prismas, 2016, p. 245-269.
ZERNACK, Julia. Old Norse Mythology and Heroic Legend in Politics, Ideology and Propaganda. In: Ross, Margaret Clunies (org.). The Pre-Christian Religions of the North: Research and Reception. vol. II, From c. 1830 to the Present. Turnhout: Brepols, 2018, p. 465-483.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniele Gallindo-Gonçalves, Pyetra de Lima Schmidt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).

