Devorando o Passado: a reimaginação do nazismo pela Graphic Novel Os Devoradores de Vidas de David Brin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X90641

Palavras-chave:

História Alternativa, Graphic Novel, Nazismo, Memória

Resumo

O presente artigo busca discutir a reimaginação do nazismo através da graphic novel Os Devoradores de Vidas (2017 [2003]) de David Brin, que tem como um dos temas centrais da história a vitória dos nacionaissocialistas por meio do envolvimento dos deuses da mitologia nórdica. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos do conceito de História Alternativa, um subgênero da Ficção Científica que nos auxilia a entender o papel da cultura pop na (re)constituição especulativa da memória social através da mudança do fluxo do tempo e seus acontecimentos, mexendo com a concepção usual de passado, presente e futuro. Através de uma trama que associa o nazismo ao ocultismo, a obra tensiona os limites entre realidade e ficção, sugerindo interpretações políticas e simbólicas para o significado do Holocausto, assim entendemos que a graphic à luz da História Alternativa, delimita noções ora problemáticas, ora críticas sobre o uso da memória histórica contemporânea.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Gallindo-Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas

Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Germanistik, Ältere deutsche Literatur pela Otto-Friedrich Universität Bamberg, Alemanha.

Pyetra de Lima Schmidt, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em História, Bacharelado, pela Universidade Federal de Pelotas.

Referências

ABEL, Julia; KLEIN, Christian (org.). Comics und Graphic Novels: eine Einführung. Stuttgart: J.B. Metzler, 2016.

ANKERSMIT, Frank. A escrita da história: a natureza da representação histórica. Tradução de Jonathas Meneses et al. Londrina: Eduel, 2012.

ASSMANN, Jan. Memória comunicativa e memória cultural. Tradução de Méri Frotscher. História Oral, v. 19, n. 1, p. 115-127, jan./jun. 2016. Disponível em: https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/642/pdf Acessado em 16/06/2025.

BRIN, David. Os Devoradores de Vidas. David Brin roteiro; Scott Hampton arte; tradução Octavio Aragão; Helcio de Carvalho. São Paulo, Mythos Editora, 2017.

BRIN, David. Thor meets Captain America. In: _________. The river of time. Toronto: Batam Books, 1987, p. 207-239.

GINZBURG, Carlo. O extermínio dos judeus e o princípio da realidade. In: MALERBA, Jurandir (org.). A história escrita. Teoria e história da historiografia. 2ª edição. Curitiba: Editora Prismas, 2016, p. 271-299.

GOODRICK-CLARKE, Nicholas. The occult roots of Nazism: secret aryan cults and their influence on nazi ideology. Londres: Tauris Parke Paperbacks, 2004.

HELLEKSON, Karen. The Alternate History: refiguring historical time. Ohio: The Kent State University Press, 2001.

LACAPRA, Dominick. Historia y memoria después de Auschwitz.Traducción: Marcos Mayer. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2009.

LACOUE-LABARTHE, Philippe; NANCY, Jean-Luc. O mito nazista. Tradução de Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 2002.

MUCENIECKS, André Szczawlinska. Notas sobre o termo viking: usos, abusos, etnia e profissão. Revista Alethéia, v. 2, n. 2, 2010, p. 1-10. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/Aletheia/article/view/90 Acessado em 10/01/2025.

MURRAY, Alexander Stuart. Manual of mythology: Greek and Roman, Norse, and Old German, Hindoo and Egyptian mythology. London: Asher & Co., 1874.

PETTITT, Joanne. Memory and genocide in graphic novels: the Holocaust as paradigm. Journal of Graphic Novels and Comics. v. 9, n.2, 2017, p. 173-186.

PETTITT, Joanne. Perpetrators in Holocaust Narratives: Encountering the Nazi Beast. Cham: Palgrave Macmillan, 2017.

RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”. Uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. Tradução de Thaïs F. N. Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. In: DINIZ, Thaïs F. N. (Org.). Intermidialidade e Estudos Interartes. Desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 15-45.

ROSENFELD, Gavriel. Hi Hitler!: How the Nazi Past is being normalized in Contemporary Culture. UK: Cambridge University Press, 2015.

ROSENFELD, Gavriel. The World Hitler Never Made: Alternate History and the Memory of Nazism. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

ROSENFELD, Gavriel. Why do we ask “What if?”: reflections on the function of Alternate History. History & Theory. Connecticut: Wesleyan University, v. 41, n.4, 2002.

SOARES, Thiago. Cultura pop: Interfaces Teóricas, Abordagens Possíveis. Anais Intercom 2013. Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/r8-0108-1.pdf Acessado em: 09/01/2025.

WHITE, Hayden. Enredo e verdade na escrita da História. In: MALERBA, Jurandir (org.). A história escrita. Teoria e história da historiografia. 2ª edição. Curitiba: Editora Prismas, 2016, p. 245-269.

ZERNACK, Julia. Old Norse Mythology and Heroic Legend in Politics, Ideology and Propaganda. In: Ross, Margaret Clunies (org.). The Pre-Christian Religions of the North: Research and Reception. vol. II, From c. 1830 to the Present. Turnhout: Brepols, 2018, p. 465-483.

Downloads

Publicado

2025-09-08

Como Citar

Gallindo-Gonçalves, D., & Schmidt, P. de L. (2025). Devorando o Passado: a reimaginação do nazismo pela Graphic Novel Os Devoradores de Vidas de David Brin. Literatura E Autoritarismo, (44), e90641. https://doi.org/10.5902/1679849X90641