Poesia como arma para sobreviver: ditadura, resistência e testemunho no “Poema-Prólogo”, de Pedro Tierra
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X89103Palavras-chave:
Poesia, Ditadura Militar, Resistência, TestemunhoResumo
O presente artigo tem como objetivo fundamental analisar a representação poética da ditadura, da resistência e do testemunho no poema “Poema-Prólogo”, da obra Poemas do povo da noite (1979), de Pedro Tierra. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e analítica, propondo contribuir para o conhecimento social e acadêmico, sobretudo, na conjuntura recente do país, que evidenciou o crescimento de atos antidemocráticos. Para isso, utilizou-se os estudos dos teóricos que abordam a temática em questão: Fico, Arns e Wright, Bosi, Salgueiro e Silva. A partir da análise, verificou-se que o poeta usa da resistência para testemunhar a repressão no contexto da Ditadura Militar do Brasil (1964-1985), por meio dos versos escritos durante os anos em que esteve nos “porões” do Estado, de 1972 a 1977. O poema, pela afinidade entre a identidade do poeta e do eu lírico, fornece informações do passado que a história, sozinha, é incapaz de completar.
Downloads
Referências
ARNS, Paulo Evaristo (Org.) Projeto Brasil: Nunca Mais. Arquidiocese de São Paulo. Tomo I. São Paulo, 1985.
BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
FICO, Carlos. Como eles agiam. Os subterrâneos da Ditadura Militar: espionagem e polícia política. Editora Record, 2001.
GOLDESTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. São Paulo: África, 2006.
TIERRA, Pedro. Poemas do povo da noite. São Paulo: Editorial Livramento, 1979.
SALGUEIRO, Wilberth. O que caracteriza a literatura de testemunho (e reflexões sobre Graciliano Ramos, Alex Polari e André Du Rap). Matraga, Programa De Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 31, jul./dez. 2012, p. 284-303. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/ 22610. Acesso em: jun. 2023.
SILVA, Camila Maria Moreno da. Pedro Tierra, o poeta da resistência: os Poemas do povo da noite e a poesia de testemunho. Trabalho de Conclusão de Curso; Graduação em Letras – Português, Universidade de Brasília. Brasília, 2017.
SILVA, Cristiano. Poesia de resistência, poesia engajada, poesia de testemunho. In.: ALVES, Ida; SIQUEIRA, Joelma Santana; FIUZA, Solange. (Orgs.) Poesia &…: teoria e prática do texto poético. [Ebook]. Goiânia: Cegraf, UFG, 2022, p. 159-178. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/26/o/E-book_Poesia__..._Teoria_ e_pr%C3%A1tica_do_texto_po%C3%A9tico.pdf. Acesso em: jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruno Marques Duarte; Flávia Maria Gomes Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).

