Poesia como arma para sobreviver: ditadura, resistência e testemunho no “Poema-Prólogo”, de Pedro Tierra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X89103

Palavras-chave:

Poesia, Ditadura Militar, Resistência, Testemunho

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fundamental analisar a representação poética da ditadura, da resistência e do testemunho no poema “Poema-Prólogo”, da obra Poemas do povo da noite (1979), de Pedro Tierra. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e analítica, propondo contribuir para o conhecimento social e acadêmico, sobretudo, na conjuntura recente do país, que evidenciou o crescimento de atos antidemocráticos. Para isso, utilizou-se os estudos dos teóricos que abordam a temática em questão: Fico, Arns e Wright, Bosi, Salgueiro e Silva. A partir da análise, verificou-se que o poeta usa da resistência para testemunhar a repressão no contexto da Ditadura Militar do Brasil (1964-1985), por meio dos versos escritos durante os anos em que esteve nos “porões” do Estado, de 1972 a 1977. O poema, pela afinidade entre a identidade do poeta e do eu lírico, fornece informações do passado que a história, sozinha, é incapaz de completar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Marques Duarte, Universidade Estadual do Piauí

Docente e Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras Português da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Piripiri

Flávia Maria Gomes Alves, Universidade Estadual do Piauí

Formada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Referências

ARNS, Paulo Evaristo (Org.) Projeto Brasil: Nunca Mais. Arquidiocese de São Paulo. Tomo I. São Paulo, 1985.

BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

FICO, Carlos. Como eles agiam. Os subterrâneos da Ditadura Militar: espionagem e polícia política. Editora Record, 2001.

GOLDESTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. São Paulo: África, 2006.

TIERRA, Pedro. Poemas do povo da noite. São Paulo: Editorial Livramento, 1979.

SALGUEIRO, Wilberth. O que caracteriza a literatura de testemunho (e reflexões sobre Graciliano Ramos, Alex Polari e André Du Rap). Matraga, Programa De Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 31, jul./dez. 2012, p. 284-303. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/ 22610. Acesso em: jun. 2023.

SILVA, Camila Maria Moreno da. Pedro Tierra, o poeta da resistência: os Poemas do povo da noite e a poesia de testemunho. Trabalho de Conclusão de Curso; Graduação em Letras – Português, Universidade de Brasília. Brasília, 2017.

SILVA, Cristiano. Poesia de resistência, poesia engajada, poesia de testemunho. In.: ALVES, Ida; SIQUEIRA, Joelma Santana; FIUZA, Solange. (Orgs.) Poesia &…: teoria e prática do texto poético. [Ebook]. Goiânia: Cegraf, UFG, 2022, p. 159-178. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/26/o/E-book_Poesia__..._Teoria_ e_pr%C3%A1tica_do_texto_po%C3%A9tico.pdf. Acesso em: jun. 2023.

Downloads

Publicado

2025-09-17

Como Citar

Duarte, B. M., & Alves, F. M. G. (2025). Poesia como arma para sobreviver: ditadura, resistência e testemunho no “Poema-Prólogo”, de Pedro Tierra. Literatura E Autoritarismo, (44), e89103. https://doi.org/10.5902/1679849X89103