Socapas eróticas em Asfalto Selvagem, de Nelson Rodrigues

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X88554

Palavras-chave:

Nelson Rodrigues, Feminino, Psicanálise

Resumo

A investigação do jogo sedutor, muitas vezes soterrado em socapas de dissimulações, que nos envolvem em contextos familiares, religiosos, políticos dentre tantos outros e o eclodir de desejos e de fantasias reprimidas expostos por Nelson Rodrigues em Asfalto Selvagem: Engraçadinha, seus amores e seus pecados foram os nossos propósitos de averiguação acadêmica. Princípios teóricos relacionados à verossimilhança literária desenvolvidos por Terry Eagleton, assim como princípios psicanalíticos de Freud em relação ao feminino, ao bissexual e ao passivo foram cá nossa fundamentação teórica e nos forneceram argumentos para aprofundarmos as interpretações dos escritos rodrigueanos. Para tanto, nossos objetivos específicos foram: a) relacionar as investidas de Freud sobre o feminino, nas personagens Engraçadinha, Silene e Letícia e; b) analisar o movimento de bissexualidade na personagem Letícia. Nossa pesquisa foi bibliográfica, descritiva com abordagem qualitativa. Em meio às leituras e às investigações empreendidas, percebemos que o romance de Nelson Rodrigues apresenta não só padrões de comportamento que descrevem personagens fundamentadas à luz da psicanálise, mas o próprio autor, em diversos momentos, utiliza termos psicanalíticos para explicar o comportamento de algumas e revelar padrões de outras, o que comprova o olhar psicanalítico de Nelson Rodrigues.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizandra Nazario Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutoranda em Ciências da Linguagem (em curso) – UNISUL; Formação em Psicanálise (em curso) – Instituto SOMATA; Mestrado em Ciências da Linguagem – UNISUL; Letras: Português/Inglês – UNESC; Pedagogia (em curso) – UNISUL; Magistério – CENEC; Membro do Grupo de Pesquisa MARC (Memória, Afeto e Redes Convergentes); Professora de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira – SED-SC. Forquilhinha, SC, Brasil.

Maurício Eugênio Maliska, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutorado em Linguística – UFSC; Doutorado em Psicologia – UFSC; Mestrado em Linguística – UFSC; Graduado em Psicologia – UFSC; Psicanalista, membro da Maiêutica Florianópolis – Instituição Psicanalítica. Psicólogo, mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio doutoral na École Doctorale Recherches em Psychanalyse ET Psychopathologie de l’Université de Paris VII. Professor de Psicanálise no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); Membro Fundador do grupo de pesquisa: Linguagem e Psicanálise. Florianópolis, SC, Brasil.

Nazaré Nunes Barbosa Cesa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutorado em Ciências da Linguagem (em curso) – UNISUL; Mestrado em Linguística – UFSC; Graduação em Letras: Português/Inglês – UNISUL; Graduação em Pedagogia – UNINTER; Professora de Inglês e Coordenadora de Pesquisa – IFC. Sombrio, SC, Brasil.

Referências

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FERREIRA, Carlos Alberto de Mattos. Freud e a fantasia: os filtros do desejo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.

FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Freud: Ensaios sobre a teoria da Sexualidade. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund. Amor, Sexualidade, Feminilidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

HAMANN, Fernanda. Nelson Rodrigues e a Psicanálise: o paradoxo do sujeito na vida como ela é. Rio de Janeiro: 7Letras, 2022.

LAPLANCHE e PONTALIS. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

RODRIGUES, Nelson. Asfalto Selvagem: Engraçadinha seus amores e seus pecados. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2021.

Downloads

Publicado

2025-06-13

Como Citar

Nazario Silva, E., Maliska, M. E. ., & Cesa, N. N. B. . (2025). Socapas eróticas em Asfalto Selvagem, de Nelson Rodrigues. Literatura E Autoritarismo, (44), e88554. https://doi.org/10.5902/1679849X88554