Socapas eróticas em Asfalto Selvagem, de Nelson Rodrigues
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X88554Palavras-chave:
Nelson Rodrigues, Feminino, PsicanáliseResumo
A investigação do jogo sedutor, muitas vezes soterrado em socapas de dissimulações, que nos envolvem em contextos familiares, religiosos, políticos dentre tantos outros e o eclodir de desejos e de fantasias reprimidas expostos por Nelson Rodrigues em Asfalto Selvagem: Engraçadinha, seus amores e seus pecados foram os nossos propósitos de averiguação acadêmica. Princípios teóricos relacionados à verossimilhança literária desenvolvidos por Terry Eagleton, assim como princípios psicanalíticos de Freud em relação ao feminino, ao bissexual e ao passivo foram cá nossa fundamentação teórica e nos forneceram argumentos para aprofundarmos as interpretações dos escritos rodrigueanos. Para tanto, nossos objetivos específicos foram: a) relacionar as investidas de Freud sobre o feminino, nas personagens Engraçadinha, Silene e Letícia e; b) analisar o movimento de bissexualidade na personagem Letícia. Nossa pesquisa foi bibliográfica, descritiva com abordagem qualitativa. Em meio às leituras e às investigações empreendidas, percebemos que o romance de Nelson Rodrigues apresenta não só padrões de comportamento que descrevem personagens fundamentadas à luz da psicanálise, mas o próprio autor, em diversos momentos, utiliza termos psicanalíticos para explicar o comportamento de algumas e revelar padrões de outras, o que comprova o olhar psicanalítico de Nelson Rodrigues.
Downloads
Referências
EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FERREIRA, Carlos Alberto de Mattos. Freud e a fantasia: os filtros do desejo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Freud: Ensaios sobre a teoria da Sexualidade. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
FREUD, Sigmund. Amor, Sexualidade, Feminilidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
HAMANN, Fernanda. Nelson Rodrigues e a Psicanálise: o paradoxo do sujeito na vida como ela é. Rio de Janeiro: 7Letras, 2022.
LAPLANCHE e PONTALIS. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
RODRIGUES, Nelson. Asfalto Selvagem: Engraçadinha seus amores e seus pecados. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elizandra Nazario Silva, Maurício Eugênio Maliska, Nazaré Nunes Barbosa Cesa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).