A deficiência e as concepções que conformam o campo da educação especial: permanências e rupturas em sua identidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X66151

Palavras-chave:

Deficiência, Educação Especial, Produção de conhecimento, Identidade.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar, por meio de artigos publicados no periódico Revista Brasileira de Educação Especial, no período compreendido entre os anos de 1992 e 2015, as concepções subjacentes ao conceito de deficiência, empregadas pelos pesquisadores do campo, por meio da caraterização do alunado que o compõe, marcadas por determinados espaços e tempos históricos. Os textos foram selecionados a partir de critérios definidos a priori e analisados tendo por base o referencial teórico bourdieusiano. Como resultados, pode-se averiguar diferentes concepções subjacentes ao conceito de deficiência compondo o campo da educação especial, conformando permanências e rupturas em sua identidade, demonstrando que, nem sua constituição, nem a constituição do saber que aí se produz e que institui a identidade de seu público são estáveis e inflexíveis, mas decorrem de movimentos distintos enredados pelos movimentos dos outros campos, especialmente o campo político, na medida em que este é o espaço em que as práticas educacionais se concretizam.

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Biografia do Autor

Sirleine Brandão de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professora doutora da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

Souza, S. B. de. (2021). A deficiência e as concepções que conformam o campo da educação especial: permanências e rupturas em sua identidade. Revista Educação Especial, 34, e57/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X66151

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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