Desenvolvendo a criatividade em alunos com e sem Altas Habilidades/Superdotação através de suplementação em língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X39344

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação, Criatividade, Língua inglesa.

Resumo

Atualmente no Brasil, são poucos os alunos identificados com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e ainda mais problemática é a oferta de atividades de enriquecimento a tal público a partir de áreas de seu interesse. Por isto, optou-se por realizar um programa de suplementação para crianças com AH/SD que demonstraram interesse em aprender língua inglesa. Tal programa foi elaborado com o objetivo de desenvolver não apenas o idioma, mas também a criatividade dos participantes. Alunos sem AH/SD e com as mesmas características do primeiro grupo ingressaram no projeto, totalizando 12 participantes, seis meninos e seis meninas. O trabalho foi realizado durante o segundo semestre de 2015, tendo como objetivos verificar o desenvolvimento da criatividade antes e após o programa de suplementação e comparar o desempenho dos grupos a fim de analisar a intervenção realizada. Para a obtenção dos dados, foram realizados dez encontros destinados à intervenção e outros dois para aplicação do Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI). Os resultados evidenciaram que o programa de intervenção desenvolveu três fatores, dos cinco avaliados pelo teste, com significância estatística na comparação geral dos alunos: Enriquecimento de ideias, Aspectos cognitivos e Fator geral – havendo diferença entre os fatores ao se analisar os resultados por grupos com e sem AH/SD. Observou-se, deste modo, que oportunizar um ambiente enriquecedor beneficiou, de formas diferentes, o desenvolvimento da criatividade de todos os envolvidos no processo.

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Biografia do Autor

Taís Crema Remoli Ferreira, UNESP - Marília (doutorado em Educação)

Doutoranda em Educação pela UNESP de Marília. Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
pela UNESP, Bauru (2017) - com bolsa FAPESP. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade
Cidade de São Paulo (2014), Especialista em Linguagem, Cultura e Mídia pela UNEPS de Bauru (2012). Graduada
em Letras Português e Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (2008) e graduada em Pedagogia para
Licenciados pela Universidade Nove de Julho (2010). Atualmente, é coordenadora da escola bilíngue canadense
Maple Bear, na cidade de Bauru. Ministrou a disciplina "Motivação na Aprendizagem de Língua Estrangiera" para
o Curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras - Inglês na USC. Participou do Programa de
Intercâmbio como "Au pair" nos Estados Unidos por um ano, onde cursou duas disciplinas do curso de verão na
Stanford University. É membro do grupo de estudos ?A inclusão da pessoa com deficiência, TGD ou
superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento? desde jan./2015. Link de acesso ao Google
acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=7iFqx3cAAAAJ&view_op=list_works (Texto
informado pelo autor)

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Publicado

2019-09-12

Como Citar

Ferreira, T. C. R., & Capellini, V. L. M. F. (2019). Desenvolvendo a criatividade em alunos com e sem Altas Habilidades/Superdotação através de suplementação em língua inglesa. Revista Educação Especial, 32, e79/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X39344

Edição

Seção

Prêmio Melhores Teses e Dissertações