Escala de identificação de talentos pelo professor, ITP: evidências de validade e precisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X30814

Palavras-chave:

Avaliação Psicológica, Talento, Altas habilidades/Superdotação

Resumo

Diante da escassez de instrumentos de identificação de estudantes com características de altas habilidades/superdotação, a percepção de professores tem se mostrado um importante recurso. Assim sendo, este estudo investigou evidencias de validade e precisão da escala Identificação de Talentos pelo Professor (ITP). Os participantes foram 4 psicólogos (F3, M=1) 10 professores (F=10)  e 120 estudantes (F=62, M=58),  com idade entre 9 a 11 anos. A escala ITP possui 30 itens e avalia as áreas de compreensão verbal, raciocínio viso-espacial, pensamento lógico, rapidez de raciocínio, memoria e pensamento criativo. A validade pela estrutura interna foi auferida pela concordância entre juízes, pelo coeficiente Kappa de Cohen (K=0,82) A precisão foi auferida pelo Coeficiente Alpha de Cronbach. A validade por critério externo foi avaliada comparando as áreas da escala ITP com o Teste Não Verbal de Raciocínio Infantil (TNVRI). Relações significativas (p≤0,05)  foram encontradas entre os subtestes de Memória visual (r=0,37) e de Criatividade (0,33) e com o Índice Cognitivo Total (0,31)  com o TNVRI. Conclui-se que a Escala ITP possui evidências de validade e precisão para a avaliação de talentos criativos e intelectuais por professores.

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Biografia do Autor

Janete Tonete Suárez, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda em Psicologia pela PUC-Campinas e bolsista CAPES. Mestre em Psicologia como profissão e ciências pela PUC Campinas. Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista, Graduada em Letras pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo; Habilitação em Língua Inglesa pela Faculdade Maria Imaculada; Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior e Psicopedagogia pelo UNASP-EC. Participa do grupo de pesquisa (LAMP) e foi bolsista do CNPQ. Atuou como professora de Português e Inglês no Ensino Fundamental e Médio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Dificuldades de Aprendizagem, Altas Habilidades, Psicopedagogia e tradução Inglês e Espanhol.

Solange Muglia Wechsler, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Possui graduação em Psicologia (PUC-RJ) , mestrado e doutorado pela University of Georgia (EUA) e pós-doutorado pelo Torrance Center of Creative Studies. Foi a fundadora da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS) como também colabou na fundação e presidiu o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Recebeu títulos honoríficos de Creative Scholar (Estados Unidos), Personalidad Destacada en las Artes y Ciencias (Venezuela), Distinguished International Psychologist (Estados Unidos), Honra ao Mérito em Psicologia Escolar e Menção de Honra em Avaliação Psicológica ( Brasil) e Professora Honorária da Universidad Nacional Federico Villareal (Peru). Participa na diretoria da International Testing Commission como representante do países Ibero-Latinos. Exerceu o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva.Presidiu o I e o II Congresso de Criatividade e Inovação. É editora chefe da revista Estudos de Psicologia (Campinas). Dirige o Laboratório de Avaliação e Medidas Psicologicas na Pontificia Universidade Católica de Campinas, Suas linhas de pesquisa envolvem a construção de testes psicológicos e desenvolvimento de programas para as seguintes áreas: criatividade, inteligência, talentos, estilos cognitivos, liderança, altas habilidades, superdotação, temperamento e psicologia positiva.

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Publicado

2019-04-03

Como Citar

Tonete Suárez, J., & Muglia Wechsler, S. (2019). Escala de identificação de talentos pelo professor, ITP: evidências de validade e precisão. Revista Educação Especial, 32, e40/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X30814

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua