Sobre Schopenhauer e as imperfeições do intelecto humano
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378634117Palavras-chave:
Vontade, intelecto, inconscienteResumo
O organismo (Organismus) humano é, na visão de Schopenhauer, manifestação da Vontade e o corpo (Leib) Vontade objetivada. Segundo o filósofo, em Sobre a Vontade na Natureza, capítulo Anatomia Comparada, “A Vontade é o agente em todas as funções internas e inconscientes, mas também este corpo orgânico nada mais é do que a Vontade objetivada.” Desse modo, existe uma relação dependente do intelecto em relação à Vontade. Esta aparece frente ao psiquismo como a manifestação de um querer inconsciente, e, a partir disso, define-se o intelecto como coisa física e consciente, em contraste com a Vontade, que é metafísica e inconsciente. Disso resultam as imperfeições do intelecto que são mencionadas no presente artigo.Downloads
Referências
BRANDÃO, Eduardo. A concepção de matéria na obra de Schopenhauer. São Paulo: Humanitas, 2008.
CACCIOLA, Maria Lúcia Oliveira e Mello. Schopenhauer e a questão do dogmatismo. São Paulo: Editora da USP, 1994.
FREUD, S. Die S Freud-Studienausgabe. S. Fischer Verlag, 1980. Org. , 11 vols., Munique, DTV/ de Gruyter, 2ª ed., 1999.
FREUD, S. Obras Completas de Sigmund Freud (Edição Ballesteros), 3 vol. Madrid: Biblioteca Nueva, 1996.
NIETZSCHE, Friederich. Kritische Studienausgabe. Org. Giorgio Colli e Mazzino Montinari, 15 vols., Munique, DTV/ de Gruyter, 2ª ed., 1999.
SCHOPENHAUER, Arthur. Sämtliche Werke, ed.Wolfgang Frhr. von Löhneysen, Frankfurt, 1986, 5 vols.
SCHOPENHAUER, Arthur. Die Welt als Wille und Vorstellung, Ergänzungen, [O Mundo Como Vontade e Representação: Complementos] – 1844 (2 a. ed.); 1859 (3a. ed).
SCHOPENHAUER, Arthur. Über den Willen in der Natur, Sobre a Vontade na Natureza – 1836.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).