Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, ISSN 2179-3786, Qualis/CAPES A3, é um periódico da Seção Brasileira da Schopenhauer-Gesellschaft (Sociedade Schopenhauer) vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem como objetivo central publicar trabalhos em formato de artigos originais, resenhas, traduções e entrevistas da área de Filosofia, especialmente sobre a filosofia schopenhaueriana, em vista de promover interlocuções entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A revista é publicada em duas seções: (i) os Estudos Schopenhauerianos, expediente original do periódico que publica trabalhos sobre a filosofia de Arthur Schopenhauer; (ii) os Dossiês temáticos e eventuais, que publicam trabalhos sobre os mais variados temas na área da Filosofia relacionados de alguma forma à filosofia de Schopenhauer. Além disso, a revista publica, eventualmente, números especiais. O periódico adota a modalidade de Publicação Contínua, com periodicidade anual. Nesse formato, os manuscritos são publicados assim que finalizados os processos de avaliação e revisão.

Processo de Avaliação pelos Pares

Esta revista pratica avaliação por pares duplo-cega como processo de avaliação padrão para artigos. Artigos são enviados para dois avaliadores externos (e para um terceiro, em caso de dúvidas) a fim de garantir que o material atenda às políticas editoriais da revista. Todas as submissões são revisadas através do Sistema Eletrônico para Editoração de Revistas (SEER/OJS). Os avaliadores recebem um e-mail com o resumo e o login para acessar o sistema eletrônico da revista (onde é possível acessar as diretrizes para avaliadores e informações sobre como enviar as revisões ao editor). A revisão é "cega". O arquivo enviado está em formato .docx e não possui os dados do autor. O corpo editorial da revista decide pela publicação ou não do artigo, levando em conta sua originalidade, significância e mérito científico. Resenhas e artigos de autores convidados são avaliados pelo corpo editorial.

Periodicidade

Publicação Contínua desde 2020, com periodicidade anual.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.

Qualis/CAPES

Periódico A3 na Área de Filosofia da CAPES.

Missão

Nossa missão é a publicação de pesquisas da área de Filosofia e de áreas interdisciplinares que contribuam para a reflexão contemporânea, bem como para o aperfeiçoamento do processo de pesquisa e de divulgação científica, tendo em vista a criação de redes de conhecimento entre Instituições de pesquisa nacionais e internacionais e comunidade acadêmica, a serviço da sociedade.

Nosso público-alvo é de pesquisadores(as), professores(as) e estudantes (brasileiros/as e estrangeiros) da área de Filosofia e de áreas afins.

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Esta revista não cobra taxas dos autores pelo processamento de seus artigos (APCs - article processing charges).

Administração Superior da UFSM

Reitor: Paulo Afonso Burmann

Vice-reitor: Luciano Schuch

Chefe de gabinete: Getulio Rocha Retamoso

Coordenador de Educação Básica, Técnica e Tecnológica: Marcelo Freitas da Silva

Pró-reitor de Administração: José Carlos Segalla

Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa: Paulo Renato Schneider

Pró-reitor de Assuntos Estudantis: Clayton Hillig

Pró-reitor de Extensão: Flavi Ferreira Lisboa Filho

Pró-reitora de Gestão de Pessoas: Marcia Helena do Nascimento Lorentz

Pró-reitora de Graduação: Martha Bohrer Adaime

Pró-reitor de Infraestrutura: José Mario Doleys Soares

Pró-reitor de Planejamento: Frank Leonardo Casado

ISSN

ISSN: 2179-3786

Ética Editorial e Boas Práticas de Publicação

Editores

As atividades editoriais da revista Voluntas e a relação de seus editores com autores e avaliadores estão amparadas no Código de conduta para editores, do Committee on Publication Ethics (COPE).

Toda decisão do âmbito editorial se baseia nos critérios da relevância, da originalidade, da clareza e da validade do estudo para efetivação dos escopos da revista.

Avaliadores

As avaliações e pareceres se fundam exclusivamente no mérito do trabalho, não influenciados, positiva ou negativamente, por motivos de ordem pessoal ou por preconceitos de ordem intelectual e acadêmica, garantindo-se desse modo a confidencialidade durante o processo editorial.

Os avaliadores deverão se certificar de qualquer potencial conflito de interesse quando do aceite da avaliação do trabalho submetido. Os editores serão comunicados em caso de suspeita ou de verificação de plágio, falsificação de resultados, publicação redundante.

Autores

A indicação de autoria nos trabalhos científicos se deve apenas aos casos em que os citados:

a) contribuem intelectual, direta e substancialmente na concepção da pesquisa cujo resultado está sendo submetido ao periódico (aquisição, análise ou interpretação dos dados do estudo);

b) participam na construção de versões preliminares ou revisão crítica do conteúdo;

c) aprovam a versão final do artigo a ser publicado;

d) responsabilizam-se pela autoria a fim de garantir exatidão e integridade do artigo.

O(s) autor(es) deve(m) apresentar a declaração de existência do conflito de interesse quando for o caso.

Retratação e manifestação de preocupação

Os editores devem agir em casos de suspeita, alegação ou verificação de má conduta. Esta investigação vale tanto para submissões quanto para trabalhos publicados.

A Voluntas: Revista Internacional de Filosofia possui como instrumento os fluxogramas COPE (disponível em: https://publicationethics.org/files/Full%20set%20of%20English%20flowcharts_9Nov2016.pdf) para investigar e apurar fatos e decidir as ações necessárias em vista da resolução dos casos.

Publicação do artigo em Bases de Dados Indexadoras

Os trabalhos publicados na revista são de acesso aberto e serão divulgados em bases de dados indexadoras nacionais e internacionais.

Política de Taxas de Submissão ou Publicação

Esta revista não cobra taxas dos autores para submissão ou publicação de seus artigos.

Histórico do periódico

A revista foi criada em 2010 com o título Revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer, por Diana Chao Decock, Renato Nunes Bittencourt e Vilmar Debona, um grupo de então Pós-Graduandos em Filosofia. Posteriormente, em 2013, o periódico começou a publicar como revista da Sociedade Schopenhauer do Brasil (Seção Brasileira da Schopenhauer-Gesellschaft). Entre os anos de 2010 e 2018, a revista publicou exclusivamente trabalhos sobre a filosofia de Arthur Schopenhauer ou a ela relacionados. Em 2018 o periódico passou por uma série de mudanças e melhorias, teve suas políticas editoriais reformuladas e seu título alterado para Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, mantendo o mesmo ISSN. Com isso, rompeu seu vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para ser vinculada como atividade do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Também no ano de 2018, enquanto revista da Universidade Federal de Santa Maria, a Voluntas passou a ser hospedada no Portal de Periódicos da UFSM (sistema OJS/SEER), portal institucional que, desde então, publica e oferece suporte à revista. Em 2019, a revista mudou a sua periodicidade de semestral para quadrimestral, e cada um de seus números passou a ser dividido em duas partes: uma Seção intitulada Estudos Schopenhauerianos, que publica em fluxo contínuo e dá continuidade ao perfil original da revista; e outra Seção de Dossiês temáticos sobre quaisquer autores, abordagens, correntes de pensamento ou áreas da filosofia, editada por editoras e editores convidados. Ainda no ano de 2019, o periódico passou a publicar os arquivos de suas edições no formato HTML (HiperText Markup Language), além do tradicional formato em PDF. Em 2020, como forma de agilizar os processos de editoração e publicação dos trabalhos, a revista foi pioneira na área de Filosofia no Brasil ao adotar a política editorial denominada Publicação Contínua (Continuous Publication), que consiste na veiculação das edições tão logo a editoração do(s) primeiro(s) artigo(s) seja concluída, sem a necessidade de aguardar o fechamento de todos os itens do número. A partir de 2022, além de reforçar ainda mais a Seção Estudos Schopenhauerianos enquanto seu perfil de origem, sempre publicada em Fluxo Contínuo, restringiu as propostas de eventuais dossiês a temas de alguma forma relacionados à filosofia schopenhaueriana.