Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Voluntas: Revista Internacional de Filosofia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. Artigos, resenhas, traduções e entrevistas serão apresentados à Voluntas: Revista Internacional de Filosofia por meio do sistema eletrônico do Portal de Periódicos da UFSM. A avaliação dos trabalhos será feita pelo sistema double blind peer review, por dois avaliadores externos que darão seus pareceres (favoráveis ou não) à publicação a partir da pertinência do material proposto em relação ao perfil da revista e/ou ao Dossiê visado, assim como em relação à qualidade do material. Contribuições enviadas em vista de publicação na Seção Estudos Schopenhauerianos, de fluxo contínuo, serão avaliadas por pesquisadores de renomado conhecimento na filosofia schopenhaueriana. Os pareceristas recebem os textos sem a identificação dos autores. Nos casos em que um trabalho recebe pareceres contraditórios, é solicitada a avaliação de um terceiro parecerista.

2. A identificação de autoria do trabalho deverá ser removida do arquivo e da opção “Propriedades” do Word, garantindo assim o critério de sigilo da revista. Os dados do(a) autor(a) deverão estar no campo do sistema da revista dedicado a este fim.

3. Cada autor(a) só poderá ter um artigo publicado por edição e não poderá publicar em edições seguidas (do mesmo volume ou não). Isto é, após publicar na Voluntas, o autor deverá aguardar um ano para submeter novo texto. Esta regra não se aplica, porém, para a publicação de traduções e resenhas.

4. Teses, ideias, opiniões e conceitos presentes nos trabalhos são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).

5. Ao publicarem neste periódico, os(as) autores(as) aceitam que:

5.1 Seus direitos autorais serão mantidos, concedendo à revista o direito de primeira publicação;

5.2 Podem publicar o mesmo texto em outros veículos (como capítulo de livro, por exemplo), desde que com referência à primeira publicação na revista Voluntas;

5.3 Os trabalhos podem ser impressos desde que a fonte (dados da edição) deste periódico seja informada e os autores sejam devidamente creditados.

6. Os trabalhos enviados para avaliação que não estiverem de acordo com as normas e diretrizes de submissões serão devolvidos aos autores.

6.1 Só serão aceitos arquivos no formato Word .doc ou .docx;

6.2 Cada artigo deverá apresentar um título em negrito e centralizado, um resumo de no máximo 200 palavras e 3 a 6 palavras-chave em espaçamento simples. As palavras-chave deverão estar separadas por ponto-e-vírgula e com as iniciais maiúsculas. Para os artigos escritos em português, o título, o resumo e as palavras-chave deverão ser traduzidos para o inglês. Para os artigos escritos nas outras línguas admitidas pela revista (cf. item 6.3), o título, o resumo e as palavras-chave deverão ser traduzidos para o inglês e, opcionalmente, para o português;

6.3 Os trabalhos poderão ser publicados em língua portuguesa, inglesa, alemã, espanhola, italiana ou francesa;

6.4 As seguintes orientações técnicas devem ser obedecidas:

- Aplicar o texto neste Template (obrigatório).

- Fonte: Open Sans, 12.

- Espaçamento: 1,5.

- Margens esquerda e superior: 2 cm; margens direita e inferior: 2 cm.

- Extensão de artigos, traduções e entrevistas: máximo de 10.000 palavras.

- Extensão de resenhas: máximo de 5.000 palavras.

- Citações superiores a 3 linhas serão destacadas no corpo do texto com recuo de 4 cm, fonte 11, espaçamento simples, sem utilização de aspas no início e no final.

- Usar itálico e não negrito para destaques de palavras ou frases ao longo texto.

7. As referências das citações ao longo do texto (diretas ou indiretas) deverão aparecer em notas de rodapé, com os seguintes componentes: SOBRENOME do autor em caixa alta, vírgula, Título da obra em negrito, vírgula e página. Exemplo: HÜBSCHER, Denker gegen den Strom, p. 71.

8. As referências das citações das obras de Schopenhauer deverão aparecer entre parênteses no corpo do texto, com os seguintes componentes: abreviatura da obra citada (conforme lista do item 10 destas Diretrizes), vírgula, eventuais parágrafos, capítulos ou seções, vírgula, página da edição que está sendo utilizada. Não mencionar “Schopenhauer”. Exemplo: (W I, § 55, p. 350). 

9. As referências bibliográficas completas, ou seja, com todos os dados da publicação utilizada, devem aparecer somente ao final do artigo, no item Referências e devem estar de acordo com os padrões da ABNT / NBR 6023. Não empregar o termo "Bibliografia", mas "Referências".

Exemplos para menções nas Referências:

- Livro: CACCIOLA, M. L. Schopenhauer e a questão do dogmatismo. São Paulo: Edusp, 1994. Se for o caso, indicar "Trad." seguido do nome completo do tradutor da obra.

- Capítulo de livro: SOBRENOME, Prenomes abreviados. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME, Prenomes abreviados. (org. OU ed.) Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação.

- Artigo: BABICH, B. What makes Human Beings into Moral Beings? The Significance of Ethics in the Process of Evolution. Revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, 2º sem./2011, p. 03-30.

10. Para as citações de obras de Schopenhauer serão adotadas as abreviaturas listadas abaixo. Tratam-se das abreviaturas adotadas pela Schopenhauer-Gesellschaft (Alemanha) em seu periódico Schopenhauer-Jahrbuch. Para citações de outras edições que não constem na lista, deverá ser citado o título completo da obra (sem abreviaturas).

Lista de abreviaturas:

SW =            Sämtliche Werke

                    Obras completas

G =              Ueber die vierfache Wurzel des Satzes vom zureichenden Grunde

                    Sobre a quádrupla raiz do princípio de razão suficiente

F =               Ueber das Sehn und die Farben

                    Sobre a visão e as cores

W I =            Die Welt als Wille und Vorstellung I

                    O mundo como vontade e representação - Tomo I

W II =           Die Welt als Wille und Vorstellung II

                    O mundo como vontade e representação - Tomo II

Ν =               Ueber den Willen in der Natur

                    Sobre a vontade na natureza

Ε =               Die beiden Grundprobleme der Ethik

                    Os dois problemas fundamentais da ética

E I =             Ueber die Freiheit des menschlichen Willens

                    Sobre a liberdade da vontade

E II =            Ueber das Fundament der Moral

                     Sobre o fundamento da moral

P I =              Parerga und Paralipomena I

                     Parerga e Paralipomena - Tomo I

Ρ II =            Parerga und Paralipomena II

                     Parerga e Paralipomena - Tomo II

A =               Aphorismen zur Lebensweisheit

                    Aforismos para a sabedoria de vida

HN =            Der Handschnftliche Nachlaß

                    Manuscritos póstumos

HN I =          Die frühen Manuskripte 1804-1818

                    Manuscritos juvenis

HN II =         Kritische Auseinandersetzungen 1809-1818

                    Confrontos críticos

HN III =        Berliner Manuskripte 1818-1830

                    Manuscritos berlinenses

HN IV (1) =   Die Manuskripte der Jahre 1830-1852

                    Manuscritos dos anos 1830-1852

HN IV (2) =   Letzte Manuskripte / Graciáns Handorakel

                    Últimos manuscritos /Oráculo manual de Gracián

HN V =         Arthur Schopenhauers Randschriften zu Büchern

GBr =           Gesammelte Briefe

                    Cartas completas

Gespr =        Gespräche

                    Conversações

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor";

  2. Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.ubc.ca) estão ativos;
  3. O artigo contém título, resumo e de 3 a 6 palavras-chave em português e inglês ou, no caso de texto redigido em uma das outras línguas admitidas pela revista, na língua original e em inglês (política adotada a partir de 2019);
  4. Nos casos de artigos e traduções, o documento possui no máximo 20 laudas. Caso o documento seja uma resenha, esta tem entre 3 e 5 laudas;
  5. O texto foi aplicado ao Template da Voluntas;

  6. Em caso de submissão a uma Seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas;

  7. A Voluntas está autorizada a disponibilizar o artigo em todas as bases nacionais e internacionais as quais a revista está indexada.

  8. É necessário que os(as) autores(as) tenham um registro ORCID cadastrado no seu perfil da revista. Caso não possuam um ORCID-Id, ele pode ser criado em https://orcid.org/
 

Declaração de Direito Autoral

A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. 

A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons  Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.